Pessoal,
minha Intruder, a "Mulata", acabou de sair da revisão dos 1.000 kms.
Problemas: nenhum.
Venho usando o Valvoline Durablend 10W - 40, API - SM, semi-sintético, desde os 327 kms rodados e, até agora, nada de mal aconteceu ao motor. Só tenho elogios a fazer ao consumo (média de 38 Km/l) e ao bom torque, em cidade, desta valente máquina de apenas 125 cm³.
Na revisão, algo que me chamou especial atençã foi o completo desconhecimento acerca de lubrificantes dos mecânicos e do gerente do concessionário Suzuki.
Levei o óleo para a revisão e ouvi, de cara, que "Óleo SM não serve em moto, pois a embreagem patina!"
Mostrei aos mecânicos que o Valvline atende à JASO MA e o cara ficou muito bolado. Não sabia mais o que dizer. E, depois de muita cara feia, disse: "Pô, quer dizer que já tem óleo bom assim para moto?"
Outro problema foi convencer os mecânicos que a moto estava rodando numa boa com um óleo 10W - 40. Os caras simplesmente se recusaram a acreditar que o motor não estava "batendo tudo" só por usar um óleo de viscosidade menor. Aí, bastou eu dizer que a bomba de óleo deveria estar com uma vazão quase 2x maior do que se o motor estivesse usando um 20W - 50 ordinário, para os caras começaram a debochar e a dizerem que aquilo era loucura, que o motor não "ia aguentar o trampo" e etc.
Bom, resumo da estória: foram trocados o filtro, os anéis de borracha e o óleo colocado foi o Valvoline Durablend 10W - 40, de novo. Ao ligar o motor, o mecânico ficou ainda mais cismado e mandou um incrédulo "Ué, não é que está redondinho mesmo..."
Chamou até o gerente da loja para olhar.
Em suma, acho que o pessoal da área de mecânica de motos sedimentou a idéia de que óleo menos viscoso é sinal de problema em alta temperatura, quendo a questão é exatamente oposta a isto.
Parece só existir um tipo de óleo para moto: o 20W - 50, com API de vinte e poucos anos atrás.
Um óleo moderno, com API mais avançado, que atende à JASO MA e que flui com mais facilidade pelo motor, só traz benefícios à durabilidade do conjunto mecânico.
E, sinceramente, entre pagar R$ 10,00 por um óleo SG 20W - 50 e pagar R$ 20,00 por um SM 10W - 40, fico com esta última opção.