Com frequência encontro a recomendação de troca de óleo a cada 1000km para motos de pequena cilindrada.
Isso é um absurdo !!! Façamos as contas.
Uma moto de 125/150cc faz em média 30 km/l. Tem algumas que fazem 35km/l na cidade. Ora, com um consumo desses a moto vai gastar entre 33,33 litros (no máximo) a 28,5 litros (no mínimo) para rodar os 1000 km.
O reservatório de óleo dessas motos comporta 1,1 litros portanto se trocamos o óleo a cada 1000km estamos consumindo 1,1 litro de óleo a cada 33,33 ou 28,5 litros, ou seja 3,03% ou 3,5%
Se lembram dos motores 2T que QUEIMAVAM o óleo junto com a gasolina ? Pois esses motores usavam 2,5% de óleo !
O ponto que estou querendo demonstrar é que se trocamos o óleo a cada 1000k o consumo da moto 4T é MAIOR do que o de moto 2T. Não faz sentido algum trocar óleo a cada 1000km. Isso é uma mentira, desinformação que prejudica a economia do proprietário da moto e ainda por cima tem um impacto terrível no meio ambiente. Esssa lenda significa nada mais nada menos do que um consumo de óleo 4 vezes maior do que o necessário !
No manual do proprietário da http://http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/conheca-melhor-sua-honda/ManuaisDoProprietarios/CG%20150%20Fan%202013.pdf Honda CG 150 Fan na página 6-2 é dito explicitamente que a troca deve ser feita a cada 4000 km. Inicialmente, e talvez aí esteja a confusão, é recomendado trocar o óelo após os primeiros 1000 km. Esse é óleo do amaciamento da moto e é bom mesmo trocá-lo precocemente. A segunda troca só precisa ser feita aos 4000km, ou seja, 3000km depois. A partir da terceira troca ela deve ser feita de 4000 em 4000 km.
Portanto, quem está trocando de 1000 em 1000 está pagando de otário a favor dos fabricantes de óleo, está detonando o meio ambiente.
Eu rodo em média 440km por semana!!!!
Imagina só!!!
Na minha (Intruder 125) o manual manda trocar a cada 3000km.
O mecânico manda trocar a cada 1000, mas sempre troquei de acordo com o manual e sem problemas, às vezes troco a marca do óleo.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Valeu Soueu, excelente vídeo, vamos ver se depois de alguns CABEÇÕES assistirem a este vídeo, se eles irão compreender melhor a seriedade, profissionalismo e tecnologia que é empregada na confecções destes óleos.
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Por isso que sou adepto do cada macaco no seu galho
Confio mais nos engenheiros que desenvolveram a moto do que em mecânico.
Por esse motivo deixei de fazer as revisões na CC após os 9000km. Pois a mesma insistia na troca a cada 1000km e no MANUAL fala a cada 3000km. Fora a primeira que é com 1000km.
Estava rodando em media 2000km por mês.
Imagina fazer 24 trocas de oleo no ano.
Minha unica mudança foi na especificação do oleo pois passei a usar o Yamalube.
Minha moto é uma Riva atualmente com 25000km.
Sem apresentar problema.
Recomendo seguir o manual. Excetuando um uso mais intenso é claro.
Concordo com o tópico! Eu troco a cada 3.000 km com troca de filtro vez sim, vez não de acordo com a manual da minha scooter. Rodo cerca de 1.000 km por mês com ela, ou seja, um litro a cada 3 meses... ou 4 litros por ano.
Se seguisse esta regra absurda dos 1000 km com minha antiga CB 400 rodando o tanto que rodo hoje, gastaria 3 litros por mês ou 36 litros de óleo por ano. Realmente um absurdo!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko
Essa lenda surgiu nos primórdios dos motores pequenos, e com alta rotação, pois os motores mais antigos eram de baixa rotação, assim como os dos carros.
Naquela época, um motor do ciclo OTTO (motor à gasolina comum) trabalhava em um regimo de 3.000 RPM e um motor do ciclo DIESEL trabalhava em um regime de 1.500 RPM. Os motores de moto daquela época também trabalhavam em um regime bem baixo de rotação.
Com a chegada dos motores pequenos, para aumentarem a potência, só aumentado o regime de rotações, e alguns motores chegavam a trabalhar acima das 8.000 RPM. Porém os óleos daquela época não foram desenvolvidos para aguentarem essa rotação, enquanto a recomendação para troca nos automóveis era a cada 3 mil km, nas motos era de mil km.
Só que os motores evoluiram assim como os óleos, e essa recomencação não!!!!!!!
Hoje, temos carros que trocam o óleo a cada 15 mil km e motos a cada 5 mil. Repararam que é a mesma proporção???????
Isso porque os motores de hoje trabalham na casa dos 10.000 RPM (chegando aos 13 mil para motos de rua, e até os 20 mil nas de competição, mas aí é outra historia) e dos carros é por volta dos 6.000 RPM.
Alem disso, naquela época não havia óleo desenvolvido especialmente para motos, que teem (em sua maioria) a embreagem banhada no óleo do motor. As motos mais antigas tinham reservatórios exclusivos para o óleo do motor.
Aqui mesmo nestas paragens teve quem defendeu isto e foi "admirado" por longo tempo.Vira e mexe isto volta.
Tenho a oportunidade de conviver até hj com uma fazer 250 2006 que vendi ha muito tempo. Hj, ela com mais de 100.000 km continua com a embreagem original, motor lacrado, sem vazamentos e com otimo rendimento. Sempre trocando oleo com 5000 km ou mais, e sendo usada como laboratorio, certa feita, de oleo não recomendado para moto.
Hj ainda tenho fazer (uma 2011), e um carro. No carro troco oleo apenas a cada 10.000 km e na moto ainda a cada 5000 km. E não vejo a hora destes prazos aumentarem.Este mesmo carro, nos EUA, troca oleo apenas a cada 20.000 km, comprovado no manual. El lá a garantia de motor e cambio é de 10 anos....
abç
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Agora que me atentei no manual da minha Comet, pois lá tem dizendo tbm que a troca tem que ser feita com 3 mil km. Eu sempre trocava com 1500 km. Mas mudando um pouco, a viscosidade do óleo influencia em dias frios? Minha moto tá com frescura pra ligar de manhã nesses dias frios, é preciso dar um "tranco" na moto pra sair de casa. No manual tem dizendo pra usar óleo 20w50, mas na tampa do reservatório no motor, tem escrito 10w40. Será por isso que algumas comets não ligam em dias frios?
Dei uma olhada no cometonline, e lá o povo reclama tbm nos dias frios.