Lenda da troca de óleo a cada 1000km ? Quem inventou ?

07 Jul 2013 07:33 - 07 Jul 2013 07:44 #1 por bokomoko
Com frequência encontro a recomendação de troca de óleo a cada 1000km para motos de pequena cilindrada.

Isso é um absurdo !!! Façamos as contas.

Uma moto de 125/150cc faz em média 30 km/l. Tem algumas que fazem 35km/l na cidade. Ora, com um consumo desses a moto vai gastar entre 33,33 litros (no máximo) a 28,5 litros (no mínimo) para rodar os 1000 km.

O reservatório de óleo dessas motos comporta 1,1 litros portanto se trocamos o óleo a cada 1000km estamos consumindo 1,1 litro de óleo a cada 33,33 ou 28,5 litros, ou seja 3,03% ou 3,5%

Se lembram dos motores 2T que QUEIMAVAM o óleo junto com a gasolina ? Pois esses motores usavam 2,5% de óleo !

O ponto que estou querendo demonstrar é que se trocamos o óleo a cada 1000k o consumo da moto 4T é MAIOR do que o de moto 2T. Não faz sentido algum trocar óleo a cada 1000km. Isso é uma mentira, desinformação que prejudica a economia do proprietário da moto e ainda por cima tem um impacto terrível no meio ambiente. Esssa lenda significa nada mais nada menos do que um consumo de óleo 4 vezes maior do que o necessário !

No manual do proprietário da http://http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/conheca-melhor-sua-honda/ManuaisDoProprietarios/CG%20150%20Fan%202013.pdf Honda CG 150 Fan na página 6-2 é dito explicitamente que a troca deve ser feita a cada 4000 km. Inicialmente, e talvez aí esteja a confusão, é recomendado trocar o óelo após os primeiros 1000 km. Esse é óleo do amaciamento da moto e é bom mesmo trocá-lo precocemente. A segunda troca só precisa ser feita aos 4000km, ou seja, 3000km depois. A partir da terceira troca ela deve ser feita de 4000 em 4000 km.

Portanto, quem está trocando de 1000 em 1000 está pagando de otário a favor dos fabricantes de óleo, está detonando o meio ambiente.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, AlexandreAvelino, marjorie.inoue

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 07:49 #2 por Patriarca
Eu rodo em média 440km por semana!!!! :huh:
Imagina só!!! :S

Na minha (Intruder 125) o manual manda trocar a cada 3000km.

O mecânico manda trocar a cada 1000, mas sempre troquei de acordo com o manual e sem problemas, às vezes troco a marca do óleo.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 10:50 #3 por bokomoko

Patriarca escreveu: Eu rodo em média 440km por semana!!!! :huh:
Imagina só!!! :S


Que preju ! A cada duas semanas trocar óleo !! Sem condições. Melhor um tanquinho de óleo 2T para reabastecer, né verdade ?

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 11:58 #4 por Soueu
Quem inventou?... Quem lucra com isso ?

video antigo, mas muito elucidativo


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 12:35 #5 por vandeco
Valeu Soueu, excelente vídeo, vamos ver se depois de alguns CABEÇÕES assistirem a este vídeo, se eles irão compreender melhor a seriedade, profissionalismo e tecnologia que é empregada na confecções destes óleos. :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 13:05 #6 por bokomoko
Muito bom o vídeo ! E bem anos 70 né ? A menção ao distribuidor foi ótima :)

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 17:56 #7 por Lucio Adriano
Por isso que sou adepto do cada macaco no seu galho :cheer:
Confio mais nos engenheiros que desenvolveram a moto do que em mecânico.
Por esse motivo deixei de fazer as revisões na CC após os 9000km. Pois a mesma insistia na troca a cada 1000km e no MANUAL fala a cada 3000km. Fora a primeira que é com 1000km.
Estava rodando em media 2000km por mês.
Imagina fazer 24 trocas de oleo no ano.
Minha unica mudança foi na especificação do oleo pois passei a usar o Yamalube.
Minha moto é uma Riva atualmente com 25000km.
Sem apresentar problema.
Recomendo seguir o manual. Excetuando um uso mais intenso é claro.

CB 450
XTZ 125 ES 2005 Preta
CG 150 Titan KS 2008 Azul
Lander 2008 Azul
>>>Riva 150 2012 Vermelha
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, bokomoko

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 20:33 #8 por Berlim
Concordo com o tópico! Eu troco a cada 3.000 km com troca de filtro vez sim, vez não de acordo com a manual da minha scooter. Rodo cerca de 1.000 km por mês com ela, ou seja, um litro a cada 3 meses... ou 4 litros por ano.

Se seguisse esta regra absurda dos 1000 km com minha antiga CB 400 rodando o tanto que rodo hoje, gastaria 3 litros por mês ou 36 litros de óleo por ano. Realmente um absurdo!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2013 11:50 #9 por DuskTillDawn
Muito bom o vídeo. Aprendi bastante com a parte sobre os aditivos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2013 14:40 #10 por ezenecon
Essa lenda surgiu nos primórdios dos motores pequenos, e com alta rotação, pois os motores mais antigos eram de baixa rotação, assim como os dos carros.

Naquela época, um motor do ciclo OTTO (motor à gasolina comum) trabalhava em um regimo de 3.000 RPM e um motor do ciclo DIESEL trabalhava em um regime de 1.500 RPM. Os motores de moto daquela época também trabalhavam em um regime bem baixo de rotação.

Com a chegada dos motores pequenos, para aumentarem a potência, só aumentado o regime de rotações, e alguns motores chegavam a trabalhar acima das 8.000 RPM. Porém os óleos daquela época não foram desenvolvidos para aguentarem essa rotação, enquanto a recomendação para troca nos automóveis era a cada 3 mil km, nas motos era de mil km.

Só que os motores evoluiram assim como os óleos, e essa recomencação não!!!!!!!

Hoje, temos carros que trocam o óleo a cada 15 mil km e motos a cada 5 mil. Repararam que é a mesma proporção???????

Isso porque os motores de hoje trabalham na casa dos 10.000 RPM (chegando aos 13 mil para motos de rua, e até os 20 mil nas de competição, mas aí é outra historia) e dos carros é por volta dos 6.000 RPM.

Alem disso, naquela época não havia óleo desenvolvido especialmente para motos, que teem (em sua maioria) a embreagem banhada no óleo do motor. As motos mais antigas tinham reservatórios exclusivos para o óleo do motor.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: AlexandreAvelino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 09:45 #11 por Chicolau
troco de acordo com o manual :woohoo: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 17:56 #12 por AlexandreAvelino
Sem dúvida é lenda, muito bem explicada pelo ezenecon.

E é perpetuada por concessionárias de várias marcas, que tentam tirar nosso suado dinheirinho, sobretudo no período da garantia...

Olha o que tem feito nas concessionárias HD: olddogcycles.com/2013/07/harley-e-as-rev...pratica-abusiva.html

Por isso sou adepto da manutenção em casa, conforme orientações do manual.

Abraço,

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2013 21:17 #13 por Sergio
Aqui mesmo nestas paragens teve quem defendeu isto e foi "admirado" por longo tempo.Vira e mexe isto volta.
Tenho a oportunidade de conviver até hj com uma fazer 250 2006 que vendi ha muito tempo. Hj, ela com mais de 100.000 km continua com a embreagem original, motor lacrado, sem vazamentos e com otimo rendimento. Sempre trocando oleo com 5000 km ou mais, e sendo usada como laboratorio, certa feita, de oleo não recomendado para moto.

Hj ainda tenho fazer (uma 2011), e um carro. No carro troco oleo apenas a cada 10.000 km e na moto ainda a cada 5000 km. E não vejo a hora destes prazos aumentarem.Este mesmo carro, nos EUA, troca oleo apenas a cada 20.000 km, comprovado no manual. El lá a garantia de motor e cambio é de 10 anos....

abç

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2013 13:26 #14 por iGOR09
Agora que me atentei no manual da minha Comet, pois lá tem dizendo tbm que a troca tem que ser feita com 3 mil km. Eu sempre trocava com 1500 km. Mas mudando um pouco, a viscosidade do óleo influencia em dias frios? Minha moto tá com frescura pra ligar de manhã nesses dias frios, é preciso dar um "tranco" na moto pra sair de casa. No manual tem dizendo pra usar óleo 20w50, mas na tampa do reservatório no motor, tem escrito 10w40. Será por isso que algumas comets não ligam em dias frios?

Dei uma olhada no cometonline, e lá o povo reclama tbm nos dias frios.

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Set 2013 19:55 #15 por Harada
O frentista, pois recebem comisssão por venda de óleo..

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.189 segundos