Lubrificador de corrente

06 Fev 2012 13:04 #1 por Soueu
Senhores, apresento-lhes o G S L S ( Gambitec Soueu Lubrification Sistem ) só para afrontar as Organizações Tabajara
Nos anos 80/90, havia desenvolvido para usa nas motos de trilha um dispositivo para lubrificar as correntes das motos.Recentemente refiz a gambiarra e a instalei na XT, visto que ela exige lubrificação quase que permanente da corrente.No mercado existem equipamentos bem desenvolvidos para esse fim, mas para mim são caros. Utilizei para a confecção, um tubo de sais de banho, mangueiras de ar e de combustível resistentes, abraçadeiras plasticas, válvula de passagem para gotejamento de jardim, tubo curvo metálico, suportes metálicos, bico de bomba de ar. bicos metálicos de câmara de ar sem a borracha e a válvula para conectar tubos, e conduite.
Ao virar um pouco a tampa laranja do depósito de óleo, libera a passagem de um mínimo fluxo de ar, mas suficiente para que a gravidade faça escoar o óleo. O controle do fluxo é feito pelo regulador plástico azul. O inconveniente é a sujeira que fica nas rodas e adjacências, Mas se pega uma chuva é só dae meia volta na tampa e a corrente é drvidamente lubrificada, ou em longos trajetos, onde se faz necessária uma boa lubrificação.










Essa transmissão é original da moto e está com quase 26 mil km's. A coroa e o pinhão estão bons, a corrente tá cantando como um guizo de cascavél. Como não durmo de touca, sob o banco da moto, além de muuuuuuuuuitas coisas, há uma corrente nova c/ emenda de step,





soueu2012-03-02 09:27:48

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2012 19:06 #2 por feliperj
Respondido por feliperj no tópico Lubrificador de corrente
Uso este aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2012 21:36 #3 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Lubrificador de corrente

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2012 22:23 #4 por kado
Respondido por kado no tópico Lubrificador de corrente


Hehehehh.... fiquei pensando em uma corrente cheia de abelhas... kado2012-02-19 00:25:06

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2012 22:48 #5 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Lubrificador de corrente
boa Kado. kkkkkkkkkkkkk

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2012 13:42 #6 por Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2012 19:57 #7 por kado
Respondido por kado no tópico Lubrificador de corrente
Com certeza, é a moto do felipe...sistema anti-roubo???






Brincadeira, felipe... kado2012-02-21 22:17:54

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2012 21:25 #8 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Lubrificador de corrente
Po filipe, desde quando zero cal chama abelha?? kkk

Sou eu, ficou legal. Deixa eu dar uns pitacos pra te perturbar...rs
Em vez do arame, porque você não usa uma haste de alumíno (desses de janela, que se parecem com uma régua, o serralheiro nem vai te cobrar pelos pedacinhos) e você cola na lateral da balança com fita dupla face para ambiente externo da 3m? acho que o acabamento ficaria mais "clean".

Parece que o ato de rodar a tampa do reservatório fica meio fora de mão. se você furasse a tampa, colocasse uma mangueira ligada num registro tipo "torneira do combustível" de motos pequenas. Você poderia deixá-lo perto da mão e mesmo rodando poderia ligar e desligar o sistema.

Em vez da gota cair direto na corrente, se houvesse um "pincel" que limpasse a corrente e dispersasse o óleo gotejado, não haveria uma melhor distribuição do lubrificante e menor sujeira na roda?

Tem alguma razão especial para que a lubrificação seja perto da coroa, e não sobre o pinhão?


Ví que você se inspirou nesse sistema:
www.scottoiler.com.br//index.php?codpagina=00037222

Abraços deslumbrados
Sidious

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2012 06:10 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lubrificador de corrente

Sidious escreveu: Po filipe, desde quando zero cal chama abelha??

kkk

Sou eu, ficou legal. Deixa eu dar uns pitacos pra te perturbar...rs
Em vez do arame, porque você não usa uma haste de alumíno (desses de janela, que se parecem com uma régua, o serralheiro nem vai te cobrar pelos pedacinhos) e você cola na lateral da balança com fita dupla face para ambiente externo da 3m? acho que o acabamento ficaria mais "clean".

Parece que o ato de rodar a tampa do reservatório fica meio fora de mão. se você furasse a tampa, colocasse uma mangueira ligada num registro tipo "torneira do combustível" de motos pequenas. Você poderia deixá-lo perto da mão e mesmo rodando poderia ligar e desligar o sistema.

Em vez da gota cair direto na corrente, se houvesse um "pincel" que limpasse a corrente e dispersasse o óleo gotejado, não haveria uma melhor distribuição do lubrificante e menor sujeira na roda?

Tem alguma razão especial para que a lubrificação seja perto da coroa, e não sobre o pinhão?


Ví que você se inspirou nesse sistema:
www.scottoiler.com.br//index.php?codpagina=00037222

Abraços deslumbrados
Sidious


A primeira vez que fiz isso acho que foi em 1987 em uma dt de trilha, logo os amigos fizeram igual e foram aperfeiçoando; aí apareceu quem já comercializasse a gambiarra. Na DT era com reservatório de fluido de freio de fusca e o óleo ia direto na parte de baixo corrente perto do pinhão. Usava gicleur de carburador para diminuir o fluxo. No começo do ano passado fiz esse às pressas para a xt...sabe esses dias que a gente não tem o que fazer... aí fui pegando o que tinha á frente e fui criando.Suas idéias são muito boas. Quanto girar a tampa, é muito fácil, faz-se com a moto em movimento, pois o recipienye está à altura da coxa esquerda e é fácil levar a mão até lá. Gotejar no pinhão seria o ideal pois não tem o movimento ca balança, mas ele gira bem mais que a coroa e parte essencial do óleo seria eliminada pela força centrifuga. Na corrente (pincel), o balanço da corrente dificulta. A solução de levar a mangueira até a coroa parece ser a mais acertada e copiei dos mecanismos mais elaborados para esse fim.A corrente fica lubrificada de fato. Uso o óleo que retiro dos motores quando das trocas. O problema é a sujeira que fica e para evitar que respingue óleo, tem um pedaço de borracha (câmara de ar de caminhão) recortada e fixada ao final do protetor de corrente. Quando em movimento, essa borracha vai para entre o protetor e a corrente fazendo um efeito vassoura, eliminando os excessos de óleo e grãos de areia entre outros.Quanto ao um acabamento mais elaborado. Concordo contigo, mas como está dando certo e tem a tal da preguiça ... sabe como é ...Abraços e tudo de bom aí.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2012 12:26 #10 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Lubrificador de corrente
Pra tudo tem uma ciência!
Vou fazer um negócio desses pra mim. Atravessar rio (ou enchente) e andar com a corrente seca acaba com qualquer transmissão.
Olha a ideia louca que eu tive:

Sabe o sistema rodoar dos caminhões, que ficam no centro da roda e mandam ar para a válvula do pneu? A ideia seria semelhante, um dispositivo rotativo com o cano fixo e o miolo móvel, que adere ao pinhão e distribui por canalículos o óleo através de centrifugação entre os dentes (nos vales) e uma válvula pequena que se abre com a força centrífuga.

Ficaria discreto e hi tech. kkk

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2012 06:26 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lubrificador de corrente
Agora no Facebook

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2012 06:49 #12 por KX250 Bala
Respondido por KX250 Bala no tópico Lubrificador de corrente
Onde consigo comprar esse Scottoiler? Mandei um e-mail para o endereço que aparece na página mas não responderam.

Flw

O canhão - KX 250 2t
Mão trancada, adrenalina concentrada

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2012 10:46 #13 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2012 10:49 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lubrificador de corrente
[TUBE]vuEznTr6u6k&feature=player_embedded[/TUBE]
Há também produções mais elaboradas e requintadas como a do Leonardo :veja no link http://xt660.com.br/showthread.php?1923-Tutorial-Lubrificador-de-corrente-el%E9trico-(Lubgambi).

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.158 segundos