Qual óleo usar?

28 Ago 2011 11:42 #1 por marcelomaq
Qual óleo usar? foi criado por marcelomaq
Boa tarde, gostaria de saber qual óleo usa em uma fan 125, que roda 200km por dia sendo 100km direto de ida e 100km direto de volta, estava usando um que nem sei a marca, trocava na oficina, hoje coloquei o castrol 4t 20w50, não sei se pra longas distancias é o melho, se alguem puder me responder aggradeço.

marcelomaq

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Ago 2011 18:23 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Qual óleo usar?
Bem vindo Marcelo.Não existe um óleo pra isso, e outro para aquilo. Existe uso adequado e uso severo.Cada motor tem caracteristicas próprias e um circuito específico onde circula o óleo. Este passeia pelo motor indo onde há movimento e atrito entre metais. Circulando, ele é bombeado e filtrado para evitar que resíduos metálicos, ou carvões obstruam dutos, ou entrem entre as peças riscando-as. Ele tem de ter qualidade e aditivos para lubrificar, limpar e refrigerar.Existe o óleo que o fabricante do motor recomenda. No seu caso 20w50 p/moto 4t.Lubrax, castrol, yamalube, ipiranga... Todos são bons. O importante é seguir as recomendações do fabricante quanto à troca e os cuidados com o manuseio do motor. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
http://www.motonline.com.br/minha-vida-numa-moto-–-o-que-você-precisa-saber-sobre-oleos-lubrificant
http://www.endurohp.eng.br/mecanica/usad_diag_tab/tabelaoleo.html










soueu2011-08-30 14:34:05

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Ago 2011 19:45 #3 por marcelomaq
Respondido por marcelomaq no tópico Qual óleo usar?
obrigado

marcelomaq

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2011 11:31 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Qual óleo usar?
O link do motonline não está abrindo.
Marcelo, da maneira que vc. utiliza a moto é considerado o melhor para o óleo e o motor, pois ele atinge a temperatura ideal de funcionamento e se mantém até o momento que a moto fica inerte em definitivo.O uso severo, que requer cuidados quanto à troca, é quando se anda pouco e pára, desliga, volta, liga e anda mais um pouco... Também o uso em estradas empoeiradas, carregando excesso de peso, andando em altos giros, etc. Assim o óleo oscila muito a temperatura, é agredido por agentes externos, ou atinge temperaturas muito elevadas devido aos altos giros.
Fique tranquilo, quanto ao óleo que está usando e a forma que usa a moto, pois é a ideal.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Ago 2011 12:43 #5 por marcelomaq
Respondido por marcelomaq no tópico Qual óleo usar?
valeu

marcelomaq

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2011 07:18 #6 por Wynderson
Respondido por Wynderson no tópico Qual óleo usar?
Eu peguei minha moto a pouco tempo mas ja troquei o Oleo, coloquei um Mobil 20w50 4t.
Nao sei se eh bom mas me falaram que é um dos melhores

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2011 12:01 #7 por doutor estranho
Respondido por doutor estranho no tópico Qual óleo usar?
recomendo o topturbo da petrobras, óleo de uso misto, pode ser usado em motores alcool/gasolina/diesel.uso na minha fazer a 30000km, excelente óleo.dá uma olhada no post em busca do óleo ideal aqui mesmo no motoline

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2011 09:51 #8 por screamer
Respondido por screamer no tópico Qual óleo usar?
tenho usado o sae 10w 30 por recomendação do vendedor da honda mas não tenho gostado dos resultados ele é menos viscoso! não quero usar mais ele que custa 18 pilas! as vezes os vendedores nos empurra cada produto ruim! não da pra confiar!

Eu vivo na minha motoca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2011 11:16 #9 por Eduardo Toda
Respondido por Eduardo Toda no tópico Qual óleo usar?
Já que o assunto é oleo, alguém já usou o Selenia para motos 4T 20W50, comprei e coloquei na moto, num domingo a tarde troquei eu mesmo o oleo da moto como sempre faço, na segunda feira quando fui dar a partida saiu uma fumaceira branca, e só parou depois de um tempo com o motor ligado, e o cambio notei que ficou mais áspero, o som do motor ficou ligeiramente mais grave, não sei que alguém já passou por isso ou eu fui contemplado....acho que vou voltar ao Castrol Actevo, não gostei sinceramente desse oleo..

From Santo André - Brasil.

Honda CG150 Titan ESD 2007.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2011 12:24 #10 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Qual óleo usar?

screamer escreveu: tenho usado o sae 10w 30 por recomendação do vendedor da honda mas não tenho gostado dos resultados ele é menos viscoso! não quero usar mais ele que custa 18 pilas! as vezes os vendedores nos empurra cada produto ruim! não da pra confiar!


Não é porque o óleo é menos viscoso que é pior que o outro.
Depende da estrutura do motor. Em motos não sei dizer, mas existem carros [fiat marea fivetec e ford zetec rocam são bons exemplos] que um óleo muito viscoso acaba por fundir o motor.

Veja no manual da moto qual é o óleo recomendado, vá até algumas oficinas não autorizadas e converse com os mecanicos, pergunte o que eles recomendam. No BraZil acontece bastante do manual estar ERRADO nesse tipo de informação. Experiencia prática é sempre mais correta que a teoria.

Eduardo Toda escreveu: Já que o assunto é oleo, alguém já usou o Selenia
para motos 4T 20W50, comprei e coloquei na moto, num domingo a tarde
troquei eu mesmo o oleo da moto como sempre faço, na segunda feira
quando fui dar a partida saiu uma fumaceira branca, e só parou depois de
um tempo com o motor ligado, e o cambio notei que ficou mais áspero, o
som do motor ficou ligeiramente mais grave, não sei que alguém já passou
por isso ou eu fui contemplado....acho que vou voltar ao Castrol
Actevo, não gostei sinceramente desse oleo..



Utilizei uma vez óleo Selenia no carro da minha mãe, e aconteceu a mesma coisa que vc descreveu. O barulho do motor ficou mais aspero. acabei trocando 3.000km depois pelo Shell que costumava usar e sigo até agora sem problemas.
Estranho qeu sempre ouvi falar bem de Selenia, mas a minha esperiencia me provou o contrario.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.109 segundos