Lubrificador de corrente

15 Mar 2011 11:02 #1 por Paulo Motard
Aos colegas do forúm, eu, depois de pesquisar em váris sites inclusive clube XT, fiz pra minha moto um lubrificador de corrente de transmissão. Já estava cansado de ficar lubrificando todo fim de semana. O sistema tem um reservatorio de fluído de freio de Fusca (R$ 9,00), uma válvula de combustível de CG125( R$18,00), 1,2 mt de mangueira de limpador de pára brisas (R$4,00) aguns lacres plásticos.
Envolví a válvula de combustível com fita isolante preta pra não arranhar a moto e ficar mais discreto, coloquei borracha de silicone na saída da reserva pra não jogar óleo fora, coloquei as mangueiras pretas escondidas, no reservatório coloco óleo 140 e molykote na proporção de 1l/30ml.
A corrente fica sempre húmida e não junta sujeira.
Infelismente tem que colocar um papelão no chão pra não sujar

OBS: A mangueira entra pelo furo da balança do tencionador da corrente e cai no centro da coroa, passa pra corrente por força centrífuga. Não coloquei a vávula de aquário pois li depoimentos que ela estraga com o óleo, não coloquei válvula de fogão pois tem que girar, tem que fazer adaptação com tubo de freio e fica mais caro. O proprio óleo limpa a corrente com a força centrífuga.

não consegui postar as fotos, mas estão disponíveis no 4 shared


LubrificadorCorrenteMoto.4shared.com/

Paulo Motard40617.9319444444

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15 Mar 2011 11:20 #2 por TrilhasReais
Respondido por TrilhasReais no tópico Lubrificador de corrente
Não consegui abrir pra ver as fotos, mas interessante a sua iniciativa...
Pra mim é novidade!
Se der, verifica o link pra conferirmos!

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15 Mar 2011 15:18 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lubrificador de corrente
Se tá brincando. Eu fiz isso por mim mesmo sem nunca ter
visto nada semelhante lá pelos meados dos anos 80 e toda
a turma da trilha fez igual, e um que era mecânico montou
direitinho para todos nós com reservatório do fusca,
gicleur de controle e torneirinha.
O meu (1º) era um tubo de plastico de desodorante com um
furinho em cima, e uma mangueira direcionada para a
corrente abaixo da balança. (moto dt180) Ai fizeram
melhor e logo surgiu o produto em lojas.
Como eu pela necessidade criei naquele momento inicial
dos enduros, outros tantos trilheiros também devem ter
feito igual e melhor
Funcionava e a durabilidade da relação aumentava.

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15 Mar 2011 15:27 #4 por TrilhasReais
Respondido por TrilhasReais no tópico Lubrificador de corrente
To falando sério!
Aqui na região ninguém conhece porque tem cara que para no meio da trilha pra lubrificar a corrente! E fica pra traz por causa disso!
Pesquisei um pouco aqui e já achei algumas referências mesmo!
Já vou verificar se vale a pena testar na moto...

No site da CRF230 tem umas dicas de como montar, mas achei meio tosco, vou procurar soluções comerciais pra ver, gostei da idéia!
www.crf230.com.br/tutoView.asp?id=49

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15 Mar 2011 15:46 #5 por TrilhasReais
Respondido por TrilhasReais no tópico Lubrificador de corrente
Não achei nenhum solução comercial...
Uma empresa chamada LUBJET parace que fabricava um lubrificador elétrico mais parou...
Pelo que percebi nas pesquisas o pessoal parece gostar deste sistema para motos onde a lubrificação é mais complicada como algumas esportivas!
Depois vou pensar melhor na solução do site CRF230.

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15 Mar 2011 16:08 #6 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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15 Mar 2011 17:37 #7 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Lubrificador de corrente
editado pelo autor, informação errada.

O correto é LubrificadorCorrenteMoto.4shared.com/

Paulo Motard40617.9238310185

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15 Mar 2011 17:45 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lubrificador de corrente
Mas é fácil de se fazer.
Pegue um reservatório de fluido de freio de fusca, uma
mangueira compatível com o orificio inferior do
reservatório. na extremidade oposta da mangueira(com
malha) aparafuse um gecleur de carburador ( o diâmetro de
passagem determinara a velocidade da saída do óleo).
Conforme o quadro da moto fixe as peças com cintas
plásticas, ou abraçadeiras; direcione a extremidade de
saída para a parte interna de baixo da corrente (perto da
saboneteira).Aí tem de improvisar uma gambiarra com arame
ou manufaturar uma peça que mantenha a saida presa à
balança e direcionada à corrente de modo que o
gotejamento do óleo caia sobre ela mesmo sobre o efeito
do vento e movimento.
Coloque óleo 90 no reservatório ( eu adicionava pó de
grafite ao óleo) e verifique a fluidez, se for pouca,
coloque óleo mais fino.
Para parar de pingar, use um palito de fósforo, ou
"dente" no gicleur.
è por aí, bem gambiarra, mas funciona

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15 Mar 2011 17:52 #9 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Lubrificador de corrente
.


Paulo Motard40617.9216087963

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15 Mar 2011 18:01 #10 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Lubrificador de corrente
Uhuuuuuu

Agora consegui

Cola aí na navegação LubrificadorCorrenteMoto.4shared.com/

Desculpem as tosqueiras, mas sou burro e meio com a net kkkkk

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15 Mar 2011 19:35 #11 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Lubrificador de corrente
Conforme depoimento do soueu, a idéia é antiga, eu conforme postei lá em cima não criei nada, apenas copiei o que ví em outros fóruns e deu certo. A durabilidade da corrente deve realmente aumentar pois com 5000 ainda não pegou ajuste. Lí depoimentos de 20000 sem ajuste e 45000 de durabilidade (só não lembro mais onde foi)
Tem um sistma europeu pra motos bigtrail que é elétrico só que é meio caro o nome é Scottoiler, nesse site mostra o esquema de funcionamento.

www.pashnit.com/product/scottoiler.html

Contudo o óleo é meio caro. Depois de vários testes o ideal pra mim ficou óleo 140 1litro misturado com 30ml de Molikote (bissufeto de molibdênio)R$16,00. Peguei a estrada por 800km e quando cheguei estava bem úmida ainda.

OBS: Minha corrente é com retentor, não sei se isso ajuda a reter o produto ou atrapalha. Quando limpo uso detergente e um pouco de querosene ou então wd40 que é o ideal pois não estraga os retentores.

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