tenho uma cg150, 2005, comprei ela faz uns 6 meses. Quando peguei ela tinha 60.000km rodados, sempre fiz as trocas de óleo e tal e agora esta com 88.000km.
Mas estou percebendo que a cada 700 ~ 800km rodados o óleo esta quase secando. É normal isso ou esta gastando óleo demais?
Será que seria o caso de fazer retifica, e caso sim sabem me informar o valor médio disso?
Retífica só abrindo pra ver, mas uma troca de anéis creio que vale a pena fazer, pelo jeito nunca foi feito isso né?
O que vc faz quando o óleo baixa, completa ou já troca de uma vez?
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"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
sempre troco o óleo todo, mas a moto nao está fumaceando nem nada. Ai ja ouvi falar por ai que teria que fazer a retifica devido ao grande consumo de óleo. Teria alguma diferença entre faze a retifica uma hora ou outra? o motor pode piorar e aumentar os custos?
Bñ dia companenos. Companero Alexcere,é certo q com esta kilometragem,já há possibilidades de desgastes das partes em atrito;Mas,antes de tudo,observe a qualidade do oleo q usara,a forma de pilotagem,a temperatura ambiental,entre outros ... . saibamos nós,que todo o motor d combustão,perde oleo,quer seja,por vazão ou operação.É porai . Espero ter ajudado!.
Um motor mais rodado tem folgas em todas as suas partes
móveis e por estas onde o atrito gera imenso calor o óleo
corre e vira fumaça que sai pelo respiro do motor. Isso é
normal, por isso deve sempre verificar o nível do óleo e
sempre mantê-lo entre as marcas mínima e máxima.
A retífica se faz necessária quando o motor fica fraco (sem
compressão)e é fácilmente percebido pelo condutor.
O óleo queimando pelo escapamento, nem sempre é sinal de
motor desgastado, pode ser os retentores das válvulas.
Mas motor fumaciando agride o meio ambiente e a fumaça que
chega aos pulmões pode ser cancerígena. Não devemos querer
um mal desses para ninguém, né ?
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
acabei fazendo uns testes, a moto em aceleração normal nao solta fumaça alguma, agora acelerando muito forte e colocando um pano atras do escapamento deu pra ver que tava saindo óleo, a moto ja esta com 88.000 rodados e creio que ainda nao foi feito retifica.
Vou tentar andar mais uns 3 meses cuidando bem o óleo e mandar fazer retifica. Acham que terei que fazer isso mesmo? E por acaso tem idéia o valor?
Alex,
Os motores da Honda consomem muito óleo quando comparado a outros fabricantes pois no projeto da honda uma parte do óleo acaba sendo queimada e isso interfere na potência. Um consumo de 30 % de óleo a cada troca (e dentro da margem indicada pelo fabricante) é normal na maioria dos casos.
Minha ybr teve um pequeno problema (a haste sincornizadora quebrou e pedaços de metal chegaram ao pistão) e em vez de apenas trocar os aneis optei por fazer uma retifica completa ao 78.000, trocando o bloco , pistão, biela etc. Com peças originais ficou em 1.200 com mão de obra na CC.
Antes da retífica o consumo de óleo da minha ruiva era de 11ml/100km, agora caiu para 6ml/100km. Eu sentia uma discreta perda de potencia e um consumo um pouco maior do que 40km/l e nem fumaça branca saia.
Se a sua companheira té "secando o óleo" o problema é grave.
causas de aumento do consumo de óleo sem gotejamento no chão.
Dirigir em alta rotação, dirigir por muitas horas (esquentando muito o óleo e aumentando a sua evaporação), óleo vagabundo, problemas na câmara de combustão...
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."