"É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros
rodados, mas cada fabricante de moto especifica um consumo normal para
seu motor, de acordo com o projeto."
Exatamente Matusa. Com o uso o nível do óleo baixa um pouco
devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de
combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o
óleo, devemos ir completando o nível se este baixar. Nada
com que se preocupar se não há vazamento aparente e se o
óleo não baixa muito rapidamente.
Acima disso já precisa se preocupar. Ou tem óleo demais ou
problemas à vista!
Gostaria de colocar algumas coisas,respeitosamente:
a-" Em longo prazo, a tendência da viscosidade no cárter é aumentar "
Não seria justamente o contrário?Sabemos que um óleo de moto é muito sacrificado na sua viscosidade devido as altas temperaturas e caixa de câmbio,que fazem o craqueamento do mesmo.Um óleo 20W/50 após 2000 km rodados numa moto sai bem menos viscoso.....
b-"As recomendações dos fabricantes em relação aos intervalos para mudar o óleo baseiam-se em condições extremas de condução.
Diz o manual da cb 300:"Os intervalos de manutenção são baseados em condições NORMAIS de uso.Motocicletas usadas em condições severas ou rigorosas NECESSITAM de serviços mais frequentes."
Portanto,cuidado!Leia o manual!
c-SINTÉTICO X MINERAL:
"o combustível provoca o aparecimento de substÂncias que fazem com que a estabilidade obtida pelo óleo sintético não seja tão efetiva, diminuindo a capacidade de lubrificação, o que é grave em motores de alto desempenho"
VERDADE,mas da forma como foi colocado,parece que isso só acontecesse com óleos sintéticos.......Evidentemente que este fenômeno é muuuuuito mais crítico em óleos minerais de classificação baixa.
Para que não haja confusão,óleos minerais e sintéticos DEVEM ser trocados nos mesmos prazos especificados pelo fabricante.Óleo sintético não é sinônimo de prazo de troca estendido....
d-"fluidos sintéticos têm determinadas características lubrificantes que podem ser prejudiciais a determinados motores de motos, reduzindo a vida útil do sistema de embreagem"
Isto somente acontece em embreagens "no fim",não sendo culpa do lubrificante sintético.
a-" Em longo prazo, a tendência da viscosidade no cárter é
aumentar "
Não seria justamente o contrário?Sabemos que um óleo de
moto é muito sacrificado na sua viscosidade devido as altas
temperaturas e caixa de câmbio,que fazem o craqueamento do
mesmo.Um óleo 20W/50 após 2000 km rodados numa moto sai bem
menos viscoso.....
Vc está certo. A palavra estava colocada errada. Já
troquei. Obrigado!
Utilizo óleo 20w 50 sem aditivos, bem simples, e decobri no fórum que o ideal era trocar a cada 1500 km, a dica do filtro é nova a cada duas trocas. Agradeço as dicas, principalmente em não misturar os óleos, fui!
INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS
"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."
Oportuno, esclarecedor e brilhante o artigo sobre óleos.
Parabéns, Sucupira.
Eu gostaria que me tirasse uma dúvida: Seria aconselhável,
aqui no Rio G.do Sul e também em Sta.Catarina que se usasse
uma especificação de óleo para o inverno e outra para o
verão? Por ex., no inverno onde as temperaturas oscilam de
0ºC a 20ºC poderíamos usar o 15W/40 e no verão quando as
temperaturas atingem 20ºC a 35ºC, poderíamos usar o 20W/50.
É correta essa informação ou o tipo de clima não influi na
escolha do óleo?
Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008
De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!
gildalfer escreveu: Oportuno, esclarecedor e brilhante o
artigo sobre óleos.
Parabéns, Sucupira.
Eu gostaria que me tirasse uma dúvida: Seria
aconselhável,
aqui no Rio G.do Sul e também em Sta.Catarina que se
usasse
uma especificação de óleo para o inverno e outra para o
verão? Por ex., no inverno onde as temperaturas oscilam
de
0ºC a 20ºC poderíamos usar o 15W/40 e no verão quando as
temperaturas atingem 20ºC a 35ºC, poderíamos usar o
20W/50.
É correta essa informação ou o tipo de clima não influi
na
escolha do óleo?
Sim. É correta e pode ser feito dessa forma se você não
vai rodar em climas quentes. Tipo: usa óleo para
temperaturas mais frias e pega estrada para locais de
clima mais quente nessa época. É bom sempre ficar ligado
nisso. Eu conheço bem o inverno gaúcho e ele é bem
friooo!