Óleo, você precisa saber..

31 Jan 2011 18:54 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Óleo, você precisa saber..
Muito boa e esclarecedora a matéria.


Todo motorista e motociclista deveria ter por bom senso estes conhecimentos.


Primeiro para bem preservar seus motores e segundo para não acreditarem mais em "conversa móle" de pseudos entendidos


Parabéns ao Luiz Sucupira pelo trabalho

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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01 Fev 2011 10:00 #3 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico Óleo, você precisa saber..
Obrigado!!!

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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01 Fev 2011 17:01 #4 por Karas
Respondido por Karas no tópico Óleo, você precisa saber..
Excelente!!!


Esclareceu várias dúvidas.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

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02 Fev 2011 13:39 #5 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Óleo, você precisa saber..
Show de bola essa matéria, detalhou muito bem as coisas e esclareceu muitas dúvidas .

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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02 Fev 2011 16:11 #6 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Óleo, você precisa saber..
Muito bom!!!

Só não entendi uma coisa:

"É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros
rodados, mas cada fabricante de moto especifica um consumo normal para
seu motor, de acordo com o projeto."

Normal???

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03 Fev 2011 06:59 #7 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico Óleo, você precisa saber..
Exatamente Matusa. Com o uso o nível do óleo baixa um pouco
devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de
combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o
óleo, devemos ir completando o nível se este baixar. Nada
com que se preocupar se não há vazamento aparente e se o
óleo não baixa muito rapidamente.

Acima disso já precisa se preocupar. Ou tem óleo demais ou
problemas à vista!

Obrigado pelo comentário!

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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04 Fev 2011 08:19 #8 por Mapelu12
Respondido por Mapelu12 no tópico Óleo, você precisa saber..
Gostaria de colocar algumas coisas,respeitosamente:

a-" Em longo prazo, a tendência da viscosidade no cárter é aumentar "

Não seria justamente o contrário?Sabemos que um óleo de moto é muito sacrificado na sua viscosidade devido as altas temperaturas e caixa de câmbio,que fazem o craqueamento do mesmo.Um óleo 20W/50 após 2000 km rodados numa moto sai bem menos viscoso.....

b-"As recomendações dos fabricantes em relação aos intervalos para mudar o óleo baseiam-se em condições extremas de condução.

Diz o manual da cb 300:"Os intervalos de manutenção são baseados em condições NORMAIS de uso.Motocicletas usadas em condições severas ou rigorosas NECESSITAM de serviços mais frequentes."
Portanto,cuidado!Leia o manual!

c-SINTÉTICO X MINERAL:
"o combustível provoca o aparecimento de substÂncias que fazem com que a estabilidade obtida pelo óleo sintético não seja tão efetiva, diminuindo a capacidade de lubrificação, o que é grave em motores de alto desempenho"

VERDADE,mas da forma como foi colocado,parece que isso só acontecesse com óleos sintéticos.......Evidentemente que este fenômeno é muuuuuito mais crítico em óleos minerais de classificação baixa.
Para que não haja confusão,óleos minerais e sintéticos DEVEM ser trocados nos mesmos prazos especificados pelo fabricante.Óleo sintético não é sinônimo de prazo de troca estendido....

d-"fluidos sintéticos têm determinadas características lubrificantes que podem ser prejudiciais a determinados motores de motos, reduzindo a vida útil do sistema de embreagem"

Isto somente acontece em embreagens "no fim",não sendo culpa do lubrificante sintético.

No mais,gostei muito dos esclarecimentos.
Abraço.

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

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04 Fev 2011 08:47 #9 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico Óleo, você precisa saber..
a-" Em longo prazo, a tendência da viscosidade no cárter é
aumentar "

Não seria justamente o contrário?Sabemos que um óleo de
moto é muito sacrificado na sua viscosidade devido as altas
temperaturas e caixa de câmbio,que fazem o craqueamento do
mesmo.Um óleo 20W/50 após 2000 km rodados numa moto sai bem
menos viscoso.....

Vc está certo. A palavra estava colocada errada. Já
troquei. Obrigado!

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

Membro Brazil Riders e MC Guerreiros do Sol

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07 Fev 2011 14:23 #10 por herculesbsouza
Respondido por herculesbsouza no tópico Óleo, você precisa saber..
Utilizo óleo 20w 50 sem aditivos, bem simples, e decobri no fórum que o ideal era trocar a cada 1500 km, a dica do filtro é nova a cada duas trocas. Agradeço as dicas, principalmente em não misturar os óleos, fui!

INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS

"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."

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07 Fev 2011 14:25 #11 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Óleo, você precisa saber..
Na verdade a troca deve ser de acordo com o manual, e o óleo usado também deve respeitar as exigências estabelecidades no mesmo.

Óleo bom e barato, Lubrax GP, classificação API SL, custa R$12,00 aqui, enquanto o Mobil com classificação SF custa R$15,00, vai entender o lisarB.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

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09 Fev 2011 22:34 #12 por Geraldo Lopes
Respondido por Geraldo Lopes no tópico Óleo, você precisa saber..
.


Belíssimo artigo do Sucupira. Simples, fácil e direto no assunto... parabéns!!!


.

"Moto é como uma doença... depois que se contrai, se passa a vida com ela ou se morre dela."

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13 Fev 2011 20:26 #13 por nilton791
Respondido por nilton791 no tópico Óleo, você precisa saber..
Artigo de primeira. Um dos, se não o melhor, que já tive a
oportunidade de ler.
Obrigado Sucupira!
abraço.

Sp int

Ninja 2010 atual

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14 Fev 2011 17:11 #14 por gildalfer
Respondido por gildalfer no tópico Óleo, você precisa saber..
Oportuno, esclarecedor e brilhante o artigo sobre óleos.
Parabéns, Sucupira.
Eu gostaria que me tirasse uma dúvida: Seria aconselhável,
aqui no Rio G.do Sul e também em Sta.Catarina que se usasse
uma especificação de óleo para o inverno e outra para o
verão? Por ex., no inverno onde as temperaturas oscilam de
0ºC a 20ºC poderíamos usar o 15W/40 e no verão quando as
temperaturas atingem 20ºC a 35ºC, poderíamos usar o 20W/50.
É correta essa informação ou o tipo de clima não influi na
escolha do óleo?

Tio Giba
Virago 535 - 2001
Intruder 125-2008

De carro você faz um passeio. De moto, uma aventura!

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14 Fev 2011 17:25 #15 por Luis Sucupira
Respondido por Luis Sucupira no tópico Óleo, você precisa saber..

gildalfer escreveu: Oportuno, esclarecedor e brilhante o
artigo sobre óleos.
Parabéns, Sucupira.
Eu gostaria que me tirasse uma dúvida: Seria
aconselhável,
aqui no Rio G.do Sul e também em Sta.Catarina que se
usasse
uma especificação de óleo para o inverno e outra para o
verão? Por ex., no inverno onde as temperaturas oscilam
de
0ºC a 20ºC poderíamos usar o 15W/40 e no verão quando as
temperaturas atingem 20ºC a 35ºC, poderíamos usar o
20W/50.
É correta essa informação ou o tipo de clima não influi
na
escolha do óleo?


Sim. É correta e pode ser feito dessa forma se você não
vai rodar em climas quentes. Tipo: usa óleo para
temperaturas mais frias e pega estrada para locais de
clima mais quente nessa época. É bom sempre ficar ligado
nisso. Eu conheço bem o inverno gaúcho e ele é bem
friooo!

Luis Sucupira

Jornalista, Colunista Fórum PCs e Motonline

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