[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Oi pessoal, comprei uma XT 660 mas não consigo fazer a leitura do nível de óleo. Sigo as instruções do manual mas ainda assim o óleo marca sempre no mínimo ou nem aparece. Aconcessionária informa que realmente é difícil ler. Alguem aí tem o mesmo problema?
Meus amigos, obrigado pela atenção! Viajei este final de semana e fiz um teste. Ainda com o motor quente, verifiquei a vareta e estava e estava marcando nível alto. Acredito que seja em virtude de que o óleo da XT 660 fica dentro do chassi e o tubo de entrada do óleo deve ser bem estreito. Farei outros testes, mas dá um medo danado quando enrolo o cabo! Abraço aos amigos.
Cabufa, bem vindo ao clube dos que procuram seu oleo nas XTs...
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que tem muita informação sobre a moto.
Eu tenho uma XT600e e estranhei isso. Na primeira troca de óleo 9e eu sem saber o nivel) vi que sairam os 2,7lt indicados na troca, e até agora só consigo ver o nível na troca, nenhuma mandinga funcionou.
É o seguinte, se não está fumando, e nas trocas sai a quantidade certa de oleo, desencana e roda.
O problema do óleo 'sumir' simplesmente é que a princípio no manual consta a medida errada: lá diz 2,6 c/ troca de filtro ou 2,5 litros sem troca de filtro. O correto é 2,8/2,9 litros, a minha (ano 2009) está c/ 2,9 L e a medição feita 1 ou 2 minutos após andar 10 km (motor quente) fica bem próximo do máximo. Jamais recomendaria por mais de 2,9 litros porque vai passar a medida máxima e prejudica o motor.
No manual manda ficar c/ a moto ligada por uns 15 minutos em marcha lenta depois de por 2,5 l. do óleo trocado (sem filtro) mas fazendo isso, o óleo toca muito de leve a ponta do medidor ou seja, entre a ponta do medidor (abaixo do mínimo) e o máximo tem 400 ML de diferença. Se colocar 2,5 l conforme o manual, com certeza não vai fundir o motor, só que fica faltando óleo. Existe uma divergência c/ a realidade e c/ oque o manual diz. MASSSS eu descobri esse mau entendido: simplesmente não chacoalhe a moto ao tirar o óleo para não descer esse óleo que fica parado numa parte superior do motor. Deixe ela no pezinho, esgote o óleo do carter, e do reservatório. Assim vc coloca oque diz o manual e tudo fica no nível: sua consciência e o óleo da sua motoca. Se alguém da Yamaha estiver lendo isso, por favor, no manual 2010 informe 1 - a quantidade total de óleo ESGOTADO e 2 - a quantidade em ML entre o mínimo e o máximo para que o cidadão adicione a quantidade faltante correta e não tenha que ficar tirando óleo da moto caso ultrapasse.
Se segui o manual vai achar que tá sem oleo e tacar excesso lá, aí acaba expelindo pra caixa de ar, que puxa pra mistura e a moto "fuma" quando liga...
O truque é esse mesmo, sai pra afzer um rolê,quando voltar, com o motor bem quente mesmo (nada de 10minutinhos na marcha lenta), aí vc deixa ela reta e faz a medição.
POIS É MEUS AMIGOS, LEGAL ESTAS INFORMAÇÕES. VOU FAZER 30 DIAS DE BAHIA EM MARÇO E ESTAS DICAS SERÃO MUITO ÚTEIS, ALÉM DE DEIXAR AGENTE MAIS TRANQUILO. ESTA SEMANA FAREI A TROCA DE ÓLEO E APROVEITAREI AS DICAS. VALEEEEEEEEEU!