A tirania do petróleo

12 Abr 2012 16:17 #1 por wfberte
Pessoal, sei que aqui é um fórum de motos... mas temos que aprender a entender um pouco sobre o Brasil e o mundo e como as coisas são arquitetadas e o povão nem sabe.

Eu me deparei com este livro "A tirania do petróleo: a mais poderosa indústria do mundo e o que pode ser feito para detê-la" de Antonia Juhasz. Na minha santa ingenuidade eu via a lista da Forbes das maiores empresas e nem pensava o que esta por trás disto.

Vocês sabiam que a industria do petróleo é a maior do mundo e as maiores empresas listadas na Forbes tem receitas anuais maiores do que muitos paises. Isto quer dizer que o poder do lobby que elas podem fazer num pais é brutal... e isto é demonstrado no livro do lobby que eles fizeram nos EUA no passado, no presetnte e que pretendem do futuro.

A guerra do Iraque foi por causa dessas grandes empresas, não por causa do que o Saddam Russein fez.
Outras guerras no passado também envolveram essas grandes empresas. O que elas faziam?

Dominavam o cenário politico dos EUA injetando dinheiro na campanha de governadores de estado, senadores e presidentes. E num era somas pequentas... coisas de milhares de doláres.

Outro ponto é que o gasto em meio ambiente para essas industria representa o custo de manter uma refinaria de petróleo funcionando... ou seja é mínimo o que elas fazem pelo meio ambiente.

Agora uma coisa que eu descobri e essa vocês vão ficar de queixo caído: os carros elétricos já existiam a mais de 100 anos. Eles nasceram junto com o 1881 em Paris e nasceram antes dos de combustão. O problema é que empresas com GM, Mack Truck, Firestone, Standard Oil (Chevron, Exxon Mobil, BP, Texaco) conspiraram para não ir para frente o projeto.
Dêem uma olhada: 360graus.terra.com.br/ecologia/default.a...action=hist%C3%B3ria

Resumindo, hoje é dificil barrar uma indústria tão grandiosa como esta, são megaoligopólios inseridos na economia que não se tem o que fazer. Alguns podem dizer que elas barateram o preço do barril de petróleo, mas também ergueram quando foi necessário... sem escrupulos.

Leiam o livro e vejam como é a manipulação dos preços, do marketing, do meio ambiente para o interesse delas... e não pense que só por que temos a Petrobras estamos livres... provavelmente ela também é manipulada neste jogo.

Já pensaram, são 100 anos perdidos que poderiam o mundo não estar assim, poderiamos ter motos esportivas eletricas que com o sol já recarregariam as baterias sem precisar afetar a natureza desta forma.

Agora raciocinem o quanto vocês gastam de petróleo (combustível, plástico, borracha, etc.) e o como esse dinheiro fica na mãos de poucos que decidem a vida de todos nós. Cobrem dos seus politicos investimento em fontes renovaveis de energia, assim como o cuidado com o meio ambiente.

Não sou politico, mas o poder nas mãos de poucos é prejudicial para todos.

"Andando de a pé, por enquanto..."
Toledo - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2012 16:23 #2 por wfberte
Respondido por wfberte no tópico A tirania do petróleo
Faltou no texto que o investimento em meio ambiente é equivalente a manter uma refinaria funcionando um dia. Ou seja, eles gastam muito pouco com meio ambiente, é puro marketing para vender a ignorantes.

A gente acha que eles fizeram muito, fizeram nada...lorota!

"Andando de a pé, por enquanto..."
Toledo - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2012 12:35 #3 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico A tirania do petróleo
wfberte.


Além dos carros elétricos, que como se informou, já eram conhecidos há mais de 100 anos, aqui no Brasil, há 10 ou 15 anos atrás, surgiu um patrício que inventou um motor que só não funcionava com água.

Não se passou um ano e nunca mais ouviu-se falar do cara.


De duas, uma: Ou sumiram com o mesmo, ou compraram o invento dele por milhares de dólares e engavetaram a idéia.


Quem será que foi em Wfberte. Com certeza um loby dessas empresas que citou acima, para não perderem os trilhões de lucro que teem por ano no mundo.


Tudo por dinheiro né. Oh raça du caramba viu.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 09:03 #4 por kenber
Respondido por kenber no tópico A tirania do petróleo
Ou seja, eles gastam muito pouco com meio ambiente, é puro marketing para vender a ignorantes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.081 segundos