Um pouco de teoria:
CO e HC altos são sinal de queima incompleta e/ou catalisador deteriorado ou abaixo da temperatura ideal.
Possíveis problemas:
- mistura muito rica
- mistura correta, porém a moto precisa de mistura pobre pra passar
- catalisador deteriorado
- catalisador estava abaixo da temperatura ideal
O ideal para o motor (consumo/desempenho/durabilidade) é uma mistura próxima da estequiométrica (vela marrom claro, cor de café com leite
). Mas o ideal para minimizar as emissões é uma mistura levemente pobre, o que não é bom pro motor, mas pode ser necessário pra passar na inspeção.
Quando tem filas pra inspeção, é normal desligar a moto enquanto espera. Se a fila for pequena NÃO DESLIGUE, se for demorar muito desligue mas religue uns 3 minutos antes da sua vez. Isso porque ao ligar a moto, é normal nos primeiros giros o motor jogar no escapamento ar frio com gasolina não queimada. Isso faz com que a temperatura interna do catalisador diminua, diminuindo a eficiência do mesmo. Por fora vc nem percebe essa diminuição de temperatura, mas a colméia do catalisador - onde estão os metais nobres e onde acontecem as reações - foi esfriada por esse "jato" de ar frio e gasolina não queimada. Aí o catalisador não cumpre sua função e a moto é reprovada.
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Agora a parte que interessa:
O que fazer:
antes da inspeção:
- Verifique a cor da vela.
- Se estiver marrom claro, empobreça um pouco a mistura SÓ PARA A INSPEÇÃO. Depois volte ao normal.
com a mistura pobre, na hora da inspeção:
- Não desligue a moto antes da inspeção
, ou religue-a um pouco antes da sua vez, a fim de garantir a correta temperatura do catalisador.
Logo antes da sua moto ser inspecionada, dê umas aceleradas de leve (sem esgoelar o motor) até pouco mais da metade do limite de rotação, segurando essa rotação por alguns segundos. [Vão falar que isso não é bom pro motor, e não é mesmo, mas uma vez por ano não vai ferrar com nada, e a chance de passar aumenta bem].
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Fazendo isso, vc estará com a mistura levemente pobre e o catalisador bem aquecido na hora da medição. Se ainda assim não passar, é porque o catalisador já era. Troque-o.
Ah, óleo novo tb ajuda (um pouco). Gasolina Podium PELO MENOS UNS 3 TANQUES desde antes da inspeção tb ajuda (colocar Podium SÓ pra inspeção tende a piorar as emissões).
Depois fala se deu certo!!!