CONTROLAR - SÃO PAULO - DICAS E SUGESTÕES

24 Jan 2012 07:38 #1 por ZaaG
Galera,
Bom dia!

Levei a moto para fazer o CONTROLAR SP e ela foi reprovada... Tenho uma Kasinski Mirage 250 - 2006 e os quesitos que ela não atendeu foram:

COc(%Vol) - Aceitável -> 4,50 - Resultado -> 5,82
HCc(ppm) - Aceitável -> 2000 - Resultado -> 5101

Agora, o que diabos isso significa? Perguntei pro cara da inspeção e nem ele soube me explicar ou indicar uma oficina que pudesse ajustar esses itens.

Liguei na Kasinski e eles não fazem esse tipo de revisão.

Alguém pode me ajudar?

Moro em Osasco - SP, mas posso me locomover em alguma ofinica de SP que seja confiável e que faça os ajustes necessários para a moto passar no na INSPEÇÃO VEÍCULAR CONTROLAR SP.

Estou transferindo a moto para Osasco e onde resido e não tem essa m*r*a de CONTROLAR... Mas para fazer a transferência preciso fazer a inspeção primeiro, já que está pendente a de 2011.

Abs,
ZaaG

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24 Jan 2012 10:38 #2 por Led Zeppelin

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24 Jan 2012 12:23 #3 por Andreati
Um pouco de teoria:

CO e HC altos são sinal de queima incompleta e/ou catalisador deteriorado ou abaixo da temperatura ideal.

Possíveis problemas:

- mistura muito rica
- mistura correta, porém a moto precisa de mistura pobre pra passar
- catalisador deteriorado
- catalisador estava abaixo da temperatura ideal

O ideal para o motor (consumo/desempenho/durabilidade) é uma mistura próxima da estequiométrica (vela marrom claro, cor de café com leite ). Mas o ideal para minimizar as emissões é uma mistura levemente pobre, o que não é bom pro motor, mas pode ser necessário pra passar na inspeção.

Quando tem filas pra inspeção, é normal desligar a moto enquanto espera. Se a fila for pequena NÃO DESLIGUE, se for demorar muito desligue mas religue uns 3 minutos antes da sua vez. Isso porque ao ligar a moto, é normal nos primeiros giros o motor jogar no escapamento ar frio com gasolina não queimada. Isso faz com que a temperatura interna do catalisador diminua, diminuindo a eficiência do mesmo. Por fora vc nem percebe essa diminuição de temperatura, mas a colméia do catalisador - onde estão os metais nobres e onde acontecem as reações - foi esfriada por esse "jato" de ar frio e gasolina não queimada. Aí o catalisador não cumpre sua função e a moto é reprovada.
______

Agora a parte que interessa: O que fazer:

antes da inspeção:
- Verifique a cor da vela. - Se estiver marrom claro, empobreça um pouco a mistura SÓ PARA A INSPEÇÃO. Depois volte ao normal.

com a mistura pobre, na hora da inspeção:
- Não desligue a moto antes da inspeção , ou religue-a um pouco antes da sua vez, a fim de garantir a correta temperatura do catalisador.
Logo antes da sua moto ser inspecionada, dê umas aceleradas de leve (sem esgoelar o motor) até pouco mais da metade do limite de rotação, segurando essa rotação por alguns segundos. [Vão falar que isso não é bom pro motor, e não é mesmo, mas uma vez por ano não vai ferrar com nada, e a chance de passar aumenta bem].
_______

Fazendo isso, vc estará com a mistura levemente pobre e o catalisador bem aquecido na hora da medição. Se ainda assim não passar, é porque o catalisador já era. Troque-o.

Ah, óleo novo tb ajuda (um pouco). Gasolina Podium PELO MENOS UNS 3 TANQUES desde antes da inspeção tb ajuda (colocar Podium SÓ pra inspeção tende a piorar as emissões).

Depois fala se deu certo!!!

HyosungCruise125
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24 Jan 2012 12:47 #4 por ZaaG
Ótimas dicas, mas não manjo nada de mecânica de moto... Como eu consigo regular essas misturas? Eu reagendei a inspeção para o dia 31/01 às 18h48 já que é de grátis e essa é a data limite...Preciso fazer alguma coisa durante essa semana para regular a motoca.

E outra, no dia da inspeção estava chovendo muito e a moto chegou na inspeção toda molhada... Será que isso pode ter interferido negativamente na temperatura do catalisador? Eu era o único a realizar a vistoria, andei por volta de 5km na chuva e não desliguei a moto em nenhum momento, porém ela estava enxarcada...

E se eu fechar a tornerinha do combustível? Será que ajuda?

Estou pensando em ir até o meu mecânico e pedir para ele regular o carburador para a mistura mais pobre da agulha e também pedir para ele trocar o filtro de ar... Fora isso o que mais você acha que é essêncial?

Eu sempre utilizo a gasolina Supra do posto BR ou Maxxi do posto ESSO, as duas são aditivadas...


Abs,
ZaaG

ZaaG2012-01-24 15:05:07

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24 Jan 2012 13:15 #5 por Andreati
Não conheço o carburador da Mirage, mas a regulagem é simples pra quem tem noções de mecânica... se vc não manja NADA mesmo, fica difícil explicar... precisaria de um mecânico bom (a maioria nem sabe ver se a mistura está boa...) e pedir pra ele fazer o que falei (deixar a mistura levemente pobre), mas aí eu já não conheço nenhum pra te indicar...

É provável que a chuva tenha atrapalhado a ação do catalisador sim. Nunca vi informações concretas sobre essa possibilidade, mas, teoricamente, como os canos das motos são relativamente finos e bastante expostos, tende a esfriar rapidamente.

Nunca vi nguem fechar a torneirinha... mas tende a empobrecer um pouco a mistura sim. Tem que ver se o carinha vai deixar fechar, e mesmo assim teria que acertar a hora certinha pra dar tempo de baixar um pouco o nível do carburador, mas sem chegar a morrer a moto. Teria que dar muita sorte.

Caso realmente não conheça um mecânico minimamente bom, tente achar pra download o manual de serviço da sua moto, deve explicar os ajustes do carburador.

Boa sorte!!

HyosungCruise125
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24 Jan 2012 13:45 #6 por ZaaG
Vou tentar fazer isso... Fui atrás de ofinicinas "especializadas" em ajustes para o Controlar e que possuem todos os equipamentos de medição, mas os orçamentos ficaram caros R$ 250,00 e R$ 300,00 só a mão de obra...

Amanhã vou na oficina que sempre deixo a moto e vou pedir para regularem os carburadores para a mistura mais pobre e também para trocar o filtro de ar, já que as velas foram trocadas a menos de 3000km.

Outra coisa, ouvi falar que adicionar um pouco de alcool no tanque ajuda... Será mesmo?

Enfim, vou conversar com o cara e ver o que é possível fazer e assim que realizar o teste, posto o resultado para vocês, caso não passe de novo vou recorrer as oficinas especializadas, já que eles dão garantia de sucesso!

Além disso, vou tentar fechar um pouco a torneirinha, não totalmente, só um pouco para ver se ajuda.

É Pho_dA viu ZaaG2012-01-24 15:45:30

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