Esta semana fui à concessionária da Kawaka resolver um probleminha na minha moto, e enquanto eles trabalhavam nela dei uma volta pelo salão. Observei que todas as motos de 4 cilindros (desde a Ninja 6 até a Concours 14, passando pela Versys 1000 e Ninja 1000 Tourer) tinham um adesivo avisando da necessidade de se colocar gasolina com mais de 90 octanas, sob pena de danos ao motor.
A pergunta é, se essas motos exigem esse cuidado especial (no Brasil, apenas gasolina premium e podium têm essa octanagem), como é que viaja com elas? Nesse Brasilsão afora, tem lugares que é difícil encontrar até mesmo gasolina aditivada comum, que dirá gasolina premium. Como os donos dessas motos fazem? Ou não viajam com elas? Ou colocam a gasolina comum mesmo?
... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Acredito que coloquem comum mesmo! Esse aviso deve ser pra livrar a Kawasaki da garantia em alguns casos! Na minha ER logo que comprei comecei a usar Podium, mas devido o preço passei a usar aditivada e sinceramente não vi melhora no desempenho nem no consumo com a Podium! Ultimamente tenho usado a V-Power e a Grid!
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Nossa ER-6N não tem o tal adesivo, inclusive o manual recomenda gasolina "comum" mesmo; isso vale para as 4 cilindros mais "nervosas". Realmente fiquei encucado com isso...
Tenho usado na ER-6N só a aditivada da Petrobrás e não tenho tido problemas.
... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Olá Pessoal, tenho uma Ninja 1000 desde 2012, e realmente é impossível abastecer com gasolina de alta octanagem nas viagens. Tenho usado na maioria das vezes gasolina aditivada e as vezes comun e nunca tive problemas.