Em pesquisas aqui no fórum não encontrei nada a respeito, então pergunto aos mais experientes. Tenho tido problema com a tampa de combustível da minha ER-6N, que aparentemente não veda totalmente o tanque. O miolo da chave se oxida muito rapidamente; hoje ao abastecer quase não consegui abrir o tanque, e noto um resíduo branco, presumivelmente restos de combustível evaporado, em toda a volta da tampa (mas não no tanque em si). Será que o problema é na aba que deveria proteger o buraco da fechadura? Ou no próprio mecanismo da fechadura, que permite a entrada de alcoolina no miolo e causando a oxidação e dureza?
Alguém mais tem esse problema? Existe alguma solução?
Vi no Mercado Livre anunciadas algumas tampas de tanque que não usam fechadura, são apenas uma rosca; com isso não haverá problemas de vedação e mecanismos para falhar, mas fico meio cabreiro com o alto nível de vagabundagem aqui no Brasil.
Abraço a todos.
... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Metaller, não consegui resolver a encrenca; o que tenho feito é limpar bem com um pano a fechadura toda vez que abasteço, e uma vez por semana borrifar um lubrificante em spray. Não ando tendo problema com o travamento da chave, mas o problema da oxidação persiste. Não tive coragem de comprar a tampa sem fechadura.
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Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Metaller
Será que um bom chaveiro não resolve a questão da tampa?
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Já tive problema com a tampa da minha, e realmente devido a "alta qualidade" de nossa gasolina e pela ER ser uma moto que não foi projetada pra aguentar essa gasolina a tampa e a fechadura sofrem oxidação. O jeito é qndo ficar dura borrifar lubrificante spray, já quase quebro a chave da minha por causa da tampa.
No forum
er6.com.br/
tem um topico inteirinho sobre isso!
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Sera que é devido a baixa qualidade da gasolina ou baixa qualidade da tampa? Porque se fosse problema da gasolina, todas as minhas motos teriam esse problema. Mas na minha Bandit eu nao tive esse problema, nem na Hornet, nem na XT, nem na Fazer...
Eu acho que encher muito o tanque de gasolina deve piorar a situação, já que a gasolina balança dentro do tanque e acaba batendo no bocal do tanque. Mas não da pra deixar de encher o tanque até o talo, pis a autonomia da moto é baixa, o tanque é pequeno, então a gente acaba enchendo muito mesmo. Eu tambem só uso gasolina aditivada, talvez isso piore a situação. Sei la...
Patriarca escreveu: Será que um bom chaveiro não resolve a questão da tampa?
Não. Chaveiro não tem nada a ver.. O problema é que em contato com a gasolina, o bocal enferruja de dentro pra fora e isso nenhum chaveiro vai resolver.
Heavy Metal Thunder!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
Falei de sempre andar com o tanque cheio porque o que causa a oxidação é o oxigenio contido dentro do tanque juntamente com o etanol da nossa gasolina.
Não acho que a qualidade da tampa seja ruim, só que ela não tem um tratamento pra aguentar o etanol da nossa gasolina e por isso acontece a oxidação!
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Estive hoje na concessionária Kawasaki para trocar um cabo de embreagem, e enquanto eu esperava o serviço, olhem o que eu vi em uma Versys novinha, novinha, esperando pra ser entregue ao novo dono:
Ou seja, eles sabem do problema, mas em vez de resolver de vez, fazem uma gambiarra e esperam que ninguém reclame.
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Talvez essa seja uma medida da concessionária para diminuir a reclamação de proprietários na concessionária, e não uma medida da própria kawasaki, não?! rs
Não entendi qual é a desse papel ai. É pra mostrar oa dono que o bocal oxida ou é pra preservar o bocal até vir da fabrica até o dono da moto? Voce não perguntou? Abs
O papel é absorvente, não dá pra ver direito na foto, mas se parece com aquelas toalhinhas de papel em que os sabonetes Francis vêm embrulhados. Sendo absorvente, não é só pra mostrar, tem uma utilidade, e na foto dá pra perceber que está embebido em líquido acompanhando a linha do bocal do tanque.
Eu não perguntei, mas estou presumindo que é para preservar o bocal, não da fábrica até o dono, mas da concessionária - quando fazem a "ativação" da moto e colocam algumas gotas de gasolina - até o dono final.
Esta moto em particular estava na oficina, ainda parcialmente desmontada. Esta é a primeira vez que vejo esse papel, as motos no salão, em exibição para venda, não têm o papel. O que mais me deixou cabreiro é que o papel está impresso, sinal de que o problema é conhecido e recorrente.
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