Intervalo da troca de óleo ER-6N

11 Fev 2014 21:29 #1 por espinafre
Pessoal,

Fuçando na Internet encontrei um manual da ER-6N, modelo 2009 nos EUA, mas parece ser o equivalente ao nosso modelo 2011.

www.kawasaki-techinfo.net/showOM.php?vie...87-1499&lang_code=EN

(manual em inglês).

Nesse manual, eles recomendam a troca de óleo a cada 12.000 km. O manual da minha moto (ER-6N 2011) especifica trocas a cada 6.000 km. Alguém tem idéia do porquê disso? Até acho estranho troca de óleo em motos com um intervalo tão longo, mas o que eles têm que nós não temos? Ou será que é por causa da cachaça em nossa gasolina?

Abraços.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 21:37 #2 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Intervalo da troca de óleo ER-6N
Também achei o manual de um site espanhol:

www.kawasakirevisiones.es/manuales_propietario.php

Mesma coisa: intervalos de troca de óleo a cada 12.000 km. Que mistério é esse?

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 22:14 #3 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Intervalo da troca de óleo ER-6N
O problema, na minha humilde opinião, a culpa não é do etanol misturado a nossa gasolina. Ao contrário do que muitos pensam, o etanol é um aditivo de performance a gasolina ( antidetonante) e ainda contamina menos o óleo que o combustível fóssil. O problema é que no Brasil, uma grande quantidade de postos de gasolina "batizam" a gasolina com querosene e outros solventes. Estes sim, atacam a integridade física da moto. Com isso, a contaminação do óleo aumenta e este perde suas propriedades mais rapidamente, fazendo com que o intervalo de troca seja mais frequente.
Eu acho até estranho o intervalo ser com tão pouca quilometragem ( 6 mil km). O intervalo da XJ6 e da Street Triple é a cada 10 mil quilômetros.
Na minha opinião, eles acabam reduzindo o intervalo das revisões para garantir que a moto não dará problemas devido as situações adversas do país. Acredito que eles também o façam para lucrar mais, até porque, quantas pessoas você conhece que trocam o óleo de 2 em 2 mil quilômetros e a fábrica manda trocar de 5 em 5 mil? " É pra garantir, não custa nada" é geralmente o que se diz. Então já que proprietários de moto deste porte tem esse costume, então porque não ganhar um troco né?
Bom, na minha Fazer a Yamaha manda trocar de 5 em 5 mil, e o filtro de 10 em 10. E assim será.


Um abraço!

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 22:29 #4 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Intervalo da troca de óleo ER-6N
Obrigado, Mackenzie, minha primeira hipótese é que realmente não existe razão técnica para um intervalo tão curto entre trocas de óleo (a única diferença, até onde consigo perceber, é o combustível, sempre E25 no Brasil, e E0 - E10 no máximo em outros países), mas uma razão comercial, mais uma esperteza em cima de nós brasileiros. O etanol é corrosivo, e podemos ver esse efeito facilmente nas fechaduras do tanque de combustível das motos Kawasaki: ficam todas oxidadas. Talvez por causa de falha na "tropicalização". Essa foi a razão por que escolhi como primeira moto a Fazer 250 flex, mesmo sem ter a menor intenção de usar etanol: maior resistência a esse aditivo presente em nossa gasolina.

O que me leva a outro ponto: por que cargas d'água os fabricantes brasileiros não disponibilizam online os manuais do proprietário dos veículos vendidos aqui? Esses manuais são muito fáceis de serem encontrados nos próprios sites dos fabricantes, em países sérios, mas aqui, simplesmente não existem.

Ô paisinho, viu...


Grande abraço!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2014 15:53 #5 por Catelan
Respondido por Catelan no tópico Intervalo da troca de óleo ER-6N
Para mim nada mais de outra forma de lesar o consumidor brasileiro é que nem a lenda do 1000 em 1000 dos Cgzeiros e das motos 125 em geral tem gente que nem olha simplesmente troca sem pensar, nunca vi manual pedir para trocar oléo em tão pouco tempo, já motos grandes que usam os óleos sintéticos sabemos que tem durabilidade muito superior ao mineral até em carros as trocas são em intervalos longos então logo porque nas motos e mais curto???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.082 segundos