Versys 650 / Amaciamento do Motor

13 Maio 2013 20:09 #1 por tenorio.oliveira
Pessoal,
Peguei minha Versys na semana passada e no final de semana fui para Jundiaí, a 60 KM de Sao Paulo. Como recomenda o manual, "andei" a 90 Km/h com giro a 4000 rpm. E' uma verdadeira tortura dirigir a esta velocidade na rodovia dos Bandeirantes. Como vocês amaciaram suas motonas? Vi muitos comentários que as vezes se pode puxar um pouco mais e variar a velocidade no periodo de amaciamento, mas realmente a vontade de entortar o cabo e grande. Mas vou cuidar dela neste período. Hoje cheguei aos 300 km rodados.
No mais, a moto e' realmente excelente. O motor pede para correr, anda bem no transito, e' alta e não bate nos retrovisores da maioria dos carros, e' esbelta, magrinha (skinny como dizem os gringos). Não senti a dureza no cambio que todos reclamam, se bem que não e' muito macio, mas se acostuma fácil. Ela sai forte nos faróis e se eu enrolasse o cabo, aposto que levantaria a roda dianteira.
Vou continuar amaciando a negona e neste final de semana irei a Sao Lourenco/MG. A medida que eu for usando vou colocar um post com mais detalhes da maquina. Espero que possa ajudar quem estiver considerando a Versys. Eu pesquisei NC/700, Transalp, VStrom, XT660, F800, F650, Tiger, mas acabei me decidindo pela versys devido a boa relação custo beneficio.

Bom passeio a todos, e pilotem forte e determinadamente, mas com cuidado e respeito a vida suas e alheias. :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2013 08:49 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Versys 650 / Amaciamento do Motor
Tenorio, seja bem vindo :)

Esse período do amaciamento, embora torturante, passa rápido, muito rápido; mas o bom procedimento é fundamental para a longevidade dos componentes moveis internos do motor.

Tem que "não está nem aí" e enrola o cabo dizendo : " Se tiver que dar problema vai dar agora que está na garantia"
"Amaciando no pau o motor fica melhor"
" Amaciando devagar o motor fica chocho"
E muitas outras "conversas" de pessoas que pensam saber mais que os construtores e elaboradores do motor.

Não há o que se ponderar; se o manual do proprietário do veículo pede "tal" procedimento, não há razão lógica para ignora-lo, ou despreza-lo.

Quando ao adquirir um veículo semi novo é importante procurar saber o como foi amaciado o motor ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: tenorio.oliveira

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2013 21:35 #3 por tenorio.oliveira
Obrigado Soueu,
Sim, isso mesmo que estou fazendo andando conforme o manual. No próximo final de semana eliminarei mais uns quilômetros e já na semana que vem estarei acima de 800 km e para esticar um pouco mais.
Abraços, e aproveite os passeios de motoca neste inverno seco, pelo menos em Sao Paulo.
:)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2013 10:14 #4 por dilmar josé.kozakiewicz
Tenorio,
Eu retirei minha moto também faz pouco tempo e o vendedor da concessionária me orientou a fazer o "amaciamento rápido", que é nas primeiras 3 marchas (1a, 2a, 3a) levar ao giro máximo de 5000 rpm. Da 4a em diante pode subir o giro acima disso. Fazer isso nos primeiros 500 km. Depois a aceleração fica livre. ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: tenorio.oliveira

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2013 09:33 #5 por tenorio.oliveira
Obrigado pelas informações Dilmar. Eu continuo amaciando conforme o manual (de 0 a 800 Km - 4000 rpm, de 800 a 1600 km - 6000 rpm). Neste final de semana irei numa viagem de 500 km e então passarei pelos 800 km iniciais quando poderei acelerar acima dos 6000 rpm.
Mas a moto e' excelente. No sábado instalei protetor de motor Givi.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2013 03:49 #6 por nehaali
Respondido por nehaali no tópico Versys 650 / Amaciamento do Motor
Oi a todos,
É realmente muito bom e informativo, graças fórum para a partilha .... B) :)

learnproperspanish learnproperspanish.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.168 segundos