Pessoal, há muito tempo eu vi essa moto na rua, e desde então simpatizei-me com ela...
Mas as únicas informações que tenho é preço, especificações técnicas e que ela concorria com a GS500 e CB500.
Existe algum proprietário entre nós para compartilhar informações? Ou então quem já tenha andando ou conhece alguém que tenha.... Será que a manutenção fica na mesma média que da CB500 ou GS500?
Vi uma vez só uma dessas na rua. Mas acho que a manutenção deve ser mais xarope por não importarem mais o modelo há alguns anos (apesar que continua em fabricação em alguns países).
Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12
Blz BSM?
Cara, em 2000 eu tive muita dúvida sobre estas 500cc e sempre fiquei muito propenso para a ER5, mas dois anos depois acabei comprando uma Twister! Mas é pq eu não tinha grana p´ra bancar parcelas e nem manutenção. Hoje eu ainda penso na ER5 mas vou esperar a Kawasaki se definir se vem em definitivo para o Brasil ou não. Para a sua pergunta, é possível sim conseguir as peças através de importação ou por lojas especializadas, como a que temos ali na Alameda Barão de Limeira - Centro de SP, mas não me lembro o número. Já fui buscar lá as juntas grafitadas do cabeçote das Vulcan.
Mas vou te ser sincero que ultimamente tenho preferido a Ninja EX5, que se acha aqui das boas e bem cuidadas e é bem mais forte que as 500cc normais. Sem falar que lá na Europa ela ainda é vendida exatamente com a mesma mecânica e teve pouquíssimas alterações em carenagem e ciclística.
Um grande contra para a compra da ER5 é o freio traseiro a tambor. Mas não é pela eficiência de frenagem pq não deve nada para GS ou CB, mas por desgaste e consequentemente o preço de reposição de uma roda nova. E eu não faço a mínima idéia de uma adaptação com disco traseiro, pois a balança da Ninja500 é muito diferente por ser mono-amortecida.
Mas se vc está convicto em ter uma, eu posso transcrever alguns números e comentários de uma revista da época num comparativo entre as 3 500cc disponíveis no mercado.
[]´s!
BSM, só para complementar, falei da Ninja por que é muito mais fácil conseguir peças de reposição, mesmo sendo importada. É que pelo menos ainda está em produção. No caso da ER-5 a coisa complica, pq o máximo que vc consegue fácil são peças de motor e freio.
Mas vou te dizer que naverdade hoje eu estou olhando mesmo é GS500 acima de 2002. O custo de manutenção não é lá essas coisas mais barato que da ER5, mas algumas coisas pequenas são mais fáceis de achar. MEsmo para a CB500 é difícil achar peças paralelas como jogo de juntas do carburador!!! E custa mais de R$ 100 o jogo de O´ring para cada bura...
[]´s!
Na verdade não vou trocar de moto agora, mas sempre vi a ER-5 como uma opção futuramente. Ela é o preço das GS500 mais antigas, e acho ela mais bonita. Além dos comentários de que ela anda mais que a GS e a CB.
Li em um forum de portugal que o freio traseiro é muito forte e trava com facilidade. Aparentemente ela foi produzida até
2006
.
A Ninja 500 também é uma opção, mas aqui em BH é tudo complicado, só vi uma até hoje, e em questão de peças acho que pra qualquer uma seria difícil encontrar.
Bem, tenho uma Vulcan 500 que o motor é o mesmo...
O motor não dá problemas. É um tanque de guerra. É usado nas KLX, ER, Ninja e Vulcan, todas 500. Acho infinitamente melhor que as 750 em V, por causa dos problemas que essa dá.
Para encontrar peças não é mais difícil que uma CB 500 ou GS 500, na G.O. Encontra. Se não, manda importar.
Moto para andar no dia a dia? Não recomendo, aliás, não recomendo nenhuma 500cc para cima. Como a maioria das peças dessas moto.
Eu sou suspeito para falar porque sempre gostei das Kawas e está na lista de desejos a compra de uma ER no futuro.
[]'s
MCCR
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