Mirage 250 - Engasgos em alta rotação!

19 Dez 2011 08:23 #1 por ZaaG
Olá,
Bom dia!

Pessoal, adquiri uma mirage 250 2006 a pouco tempo e levei na oficina para trocar óleo, relação e acabei instalando duas buzinas para substituir as que estavam na moto.

Depois dessas manutenções, rodei uns 500 km na cidade, inclusive com alta rotação sem problemas aparentes chegando a 140km/h com boa resposta... Já a buzina instalada nunca funcionou muito bem, falhava quando o farol estava ligado e quando eu estava acelerando a moto... Sabia que alguma coisa estava errada, mas até aí não estava me importando muito com isso, apesar de saber que precisava arrumá-la.

Então vamos ao problema:

Como pretendo viajar com essa moto no dia 30/12 num percurso de 350 km(ida e volta), resolvi enfrentar um percurso de estrada de 150km (ida e volta) para testá-la e ver como ela responderia na estrada e foi aí que surgiram alguns problemas!

Estava andando normalmente entre 100 e 120km/h acompanhado de dois carros e ao pressionar a buzina me deu um arrepio, pois a moto simplesmenta FALHOU a aceleração e deu uma engasgadinha! Eu achei isso esquisito e resolvi pressionar de novo para ver se realmente foi este o motivo da falha e eu estava certo, a moto ENGASGOU novamente!


A partir destas falhas, decidi não usar mais as buzinas e continuei andando com ela da mesma maneira (entre 100 e 120km/h) e rotação cima de 7000, porém cerca de 5km depois, quando aumentei a rotação da moto em 5º marcha para embalar e subir a estrada, a moto engasgou e deixou de responder aos comandos do acelerador e precisei pará-la... Desliguei/liguei ela voltou a funcionar e fui embora...

Quando comecei a trabalhar em alta rotação novamente, senti ela falhar, mas sem pressionar a buzina desta vez, reduzi a rotação e ela voltou a responder normalmente até 100km/h e 7000 rpm... Até então, antes de eu ter pressionado a buzina, ela não havia dado esses problemas e foi o que eu mais achei estranho...

Outra coisa esquisita foi ao engatar a moto na hora de ir embora, assim que a liguei depois de um longo período e engatei a primeira marcha a moto apagou, tentei de novo e a mesma coisa aconteceu... Verifiquei o botão de segurança do pezinho e aparentemente estava normal, ai liguei a moto, desci um pouco uma rampa e engatei, daí ela segurou a marcha e trabalhou normalmente!

Antes de cair na estrada, fiz um teste na rua e quando reduzi da 3º para a 2º, subi a rotação da moto e ela engasgou novamente... Desliguei/liguei (o procedimento de antes) e fui embora pra casa em velocidade entre 80 e 100 km/h e até 7000rpm, acima disso a rotação subia e ela engasgava.

Hoje, aconteceu a mesma coisa quando fui ligá-la e engatar a 1º marcha, e precisei pegar certa velocidade com o pé para proder engatar... Então fui tranquilo levando-a até a oficina e quando estava por perto subi a rotação da marcha para testar e adivinhem???? Ela engasgou de novo, mas reduzi antes de ela parar.

Detalhe:
Antes de sair para enfrentar essa estrada, acabei derrubando a moto em casa, pois a manopla da embreagem se soltou já que ela é adaptada ao guidom... Ao levantá-la não precebi nada demais, só uma entortadinha no descanço de pé que foi instalado na moto... Fora isso tudo estava funcionando perfeitamente. Será que isso pode ter alguma relação? Eu acho que não, pois andei boa parte do percurso normalmente até pressionar a buzina.

Resumo:

1. Não posso mais subir a rotação da moto senão ela engasga.
2. Ao ligá-la depois de um longo período e ao engatar a 1º marcha, ela morre do nada, nem da tranco nem nada, só apaga.

Peço desculpas pelo tamanho do texto, espero que possam ler tudo e me dar uma luz!

Grande abraço,
ZaaG
ZaaG2011-12-19 10:57:41

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 08:49 #2 por cros
No caso das buzinas, parece um erro de instalação o que pode inclusive estar criando problemas pro resto, pode estar interferindo no CDI que em vários casos provoca as falhas. Muito comum após 7000 giros.

Tive uma 2006 e considero o melhor ano da Mirage, nunca tive problemas e como ando em velocidade admissivel para uma custom, 80/100 quando passava dos 7000 ela dava um aviso.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Dez 2011 09:18 #3 por ZaaG

cros escreveu: No caso das buzinas, parece um erro de instalação o que pode inclusive estar criando problemas pro resto, pode estar interferindo no CDI que em vários casos provoca as falhas. Muito comum após 7000 giros.

Tive uma 2006 e considero o melhor ano da Mirage, nunca tive problemas e como ando em velocidade admissivel para uma custom, 80/100 quando passava dos 7000 ela dava um aviso.


Mas é para ela aguentar até os 9000 rpm numa boa não é? Já ouvi proprietário dizendo que colocou 11000 rpm nela.. E qual é o aviso que ela te dava? Era corte de combustível?

Eu alcancei 140 km/h mas não reparei no conta-giros, devia estar em 9000 + ou - e ela não chorou em nenhum momento... Você acha que o CDI deve ter zuado? Sabe quanto custa em média um desses?

Eu deixei em uma oficina e expliquei mais ou menos o que aconteceu aos mecânicos, vamos ver o que eles irão me dizer... Pediram uns 2 dias devido a demanda de trabalho mas não quero ser enrolado, por isso estou aqui!

Abs,
ZaaG ZaaG2011-12-19 11:19:40

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2011 12:35 #4 por ZaaG
Galera,
Boa tarde!

Limpei o carburador e troquei as duas velas e aparentemente os problemas foram resolvidos.

Qualquer novidade compartilharei com vocês.

Abraços,
ZaaG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Dez 2011 22:37 #5 por MANDRUVADOIDAO
ZaaG, desculpe pela demora em responder, mas eu ia justamente falar das velas e do carburador.
Eu tinha um gol quadrado ano 91 com motor de santana e algumas "cositas mas".
Ia tudo bem com ele, mas em determinado dia, do nada, ele começou com os mesmo sintomas da sua moto.
Levei até meu mecânico que trocou as velas, o carburador eu mesmo limpei, e o carro voltou a funcionar feito um relóginho.
Se a buzina e o farol tivessem interferindo em algo, ela teria dificuldades de pegar. Mas se a buzina não funciona direito, volte até o local que instalaram e peça pra corrigir.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2012 16:49 #6 por juniorcf
Rapá a minha é injetada 2010/2011 e nunca deu isso não, e olha que eu jah botei quase 150Km/h na estrada... aliás comprei a minha com o pé atrás, mas até agora soh voltei na concessionária pra apertar os borns da bateria e pra buscar um chaveiro que o vendedor me prometeu...

aquila

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2012 09:05 #7 por MANDRUVADOIDAO
E voltou com o chaveiro?rsrsrs

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.068 segundos