Estou planejando uma viajem com a minha nova Mirage 250, sou iniciante em motos custom e ainda estou me adaptando, porém pretendo no final deste mês enfrentar um percurso de mais ou menos 350 km somando ida e volta.
Osasco - SP -> Rod. Mário Covas -> Rod. Régis Bittencourt -> Rod. Padre Manoel da Nóbrega -> Pedro de Toledo - São Paulo
Entretando ao chegar em Pedro de Toledo - SP terei de enfrentar um percurso de 2 KM de estradinha de terra, daquelas típica de sítio em cidade do interior... Então eu gostaria de saber que tipo de cuidado devo tomar, quais as precauções com a moto depois de pegar esse percurso e como evitar que ela perca a tração nas subidas, principalmente em dias chuvosos?
A única experiência que tive, foi eu de carro e outra vez de Twister, e meu irmão com uma dragstar, o maior "perigo" que enfrentamos foi montes de areia, que vai fazer você patinar bonito, então tome cuidado quando ver muita areia, ou se tiver chuva, cuidado com a lama.
Quanto a kilometragem, já rodamos muito mais que isso sem parar, então creio que não terá nenhum problema com aquecimento nem nada.
Acho que o único problema é escorregar mesmo, nesses dois casos. Após o trajeto, é sempre dar uma lavada na moto, do mais acho que não há problema algum. (acho ^^)
ZaaGEm 16 de novembro do ano passado aconteceu comigo o seguinte:Tinha na época uma CRZ SM 150cc, peguei uma estrada cascalhada, e após rodar 5 km numa velocidade de uns 25km/h, caímos e o resultado foi que minha esposa teve que passar por uma cirurgia no pé.Havia evitado o centro da estrada para não dar solavanco na coluna da minha esposa e peguei aquele trilha ("caminho") formado pelas rodas dos veículos. Esse "caminho" forma uma lombada longitudinal em que se corre o risco de cair para a direita ou esquerda. É uma rasteira que você não tem tempo nem para piscar, então por experiência, evite andar nesse "caminho" feito pelos pneus e ande pelo meio da estrada, com os devidos cuidados.Nunca esqueça dos equipamentos de segurança, até mesmo em locais de pouco movimento.No dia, minha esposa estava de bermuda e chinelo. ISSO NUNCA MAIS!
Karas2011-12-12 17:11:54
Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.
ecob escreveu: A única experiência que tive, foi eu de carro e outra vez de Twister, e meu irmão com uma dragstar, o maior "perigo" que enfrentamos foi montes de areia, que vai fazer você patinar bonito, então tome cuidado quando ver muita areia, ou se tiver chuva, cuidado com a lama.
Quanto a kilometragem, já rodamos muito mais que isso sem parar, então creio que não terá nenhum problema com aquecimento nem nada.
Acho que o único problema é escorregar mesmo, nesses dois casos. Após o trajeto, é sempre dar uma lavada na moto, do mais acho que não há problema algum. (acho ^^)
É como o ecob falou,o perigo é escorregar a moto.
As motos custom escorregam muito fácil em locais de areia, terra fofa e barro, se estiver nestas situações é melhor andar devagar.
Pois se cair vai ser um tombo leve. As motos custom não foi feita para andar nestas condições no máximo terra batida sem arreia e terra fofa.
Já andei nesta situação e parecia que estava patinando, se começar a sentir isto, diminua a velocidade até parar de sentir.
Alguns sites recomendam diminuir a pressão dos pneus, mas eu nunca fiz isto, para aumentar a área de aderência.
O que mais me preocupa são as subidas... O percurso é de terra dura, porém quando chove é complicado pois as poças se formam e a pista fica escorregadia!
Fico com medo de patinar, mas vou seguir as orientações de vocês quando a velocidade baixa, nada de andar nos buracos dos pneus dos carros e as vestimentas dos equipamentos de segurança adequados!
Obrigado pela atenção de todos vocês e na volta reportarei as minhas experiências!
Zaag, até agora ´foi falado dos cuidados contra quedas.
E é isso mesmo que o pessoal falou.
Com relação a moto, após ela passar por esse percurso, que é até bem curto, dá uma lavada e então lubrifique a transmissão secundária dela.
Não judia mais da transmição do que areia molhada.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Companero Alan.O ponteiro de velocimetro estava quebrado,ou é pura ilusão de otica?.No retão q pegaras,dá para ver isso!. Por fim,fora feliz,na escolha do roteiro"litoral do NE ao SE". Parabens pelo conjunto.Belas paissagens.
Do dia 9 ao dia 25 de janeiro de 2012 eu e um amigo fizemos uma viagem de Porto Alegre até Ushuaia.Ushuaia fica na Argentina . É a cidade chamada de "FIN DEL MUNDO", pois é a última ao sul da América do Sul.Foram 8600 km rodados entre ida/volta e perdidas.Rodamos por estradas de asfalto, a maioria em ótimo estado, mas também andamos 280 km em estradas chamadas de rípio.Rípio é um piso formado por pedras redondas ( igual aquelas pedras de rio), muito difícil de andar, poisalém do piso há sempre ventos muito fortes e ainda o tráfego de carros e caminhões. Eu fui com uma XT660R e meu amigo com uma Mirage 250. Quais problemas tivemos? Nenhum.Apenas fizemos as trocas de óleo e uma regulagem na corrente, em ambas. Fiquei muito surpreso com o desempenho da Mirage. Teve um ótimo desempenho, além da economia. Fazia uma média de 28 km/litro. A xt 22 km/litro.
JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS