Amigos, como sei que muitos enfrentam o mesmo
problema que eu, o bendito do cambio duro, que é impossível passar o neutro com
o motor ligado, lhes digo que a solução pode ser mais simples e barata do que
você estava achando, e o principal, você pode tentar resolver com a solução que
vou apresentar, que não vai mexer em nada da moto, nem no bolso, e não é
TABAJARA....rs
Segue um pequeno relato, e na seqüência um explicação do ocorrido na prática.
Numa manhã fria, acionei o afogador, e por esquecimento sai rodando com a
motoca, ela esquentou tanto que até parou de funcionar, e o nível do óleo
baixou, fiquei parado uns 20 minutos e ela voltou ao normal. Após isso notei
que o cambio ficou super macio.
Após a troca do óleo, notei que ele voltou a ficar duro. Ou seja, o nível do
óleo influencia no cambio, segue abaixo:
Um explicação do manual:
Manual do proprietário:
Trocar o óleo com 1000km - 2000km - 3000km - 4500km depois sempre a cada 1500km
(não a cada 1000km)
Capacidade de óleo do motor: 1.100ml
Verificação do nível de óleo:
Posicione a motocicleta no cavalete central sobre uma superfície plana e firme.
Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta por alguns minutos. Desligue o motor e
depois de alguns minutos verifique o nível do óleo no visor de óleo...
Cuidado!:
Nunca opere a motocicleta se o nível de óleo estivar abaixo da marca inferior
"L" na janela de inspeção. Nunca adicione
óleo no motor além da marca "F". O nível ideal de óleo fica a cerca de
1mm abaixo da marca"F". Se for colocado óleo em excesso, o motor perderá
a potência. portanto, evite esta situação.
Aí você me pergunta " Por que raios ele esta me dizendo oque esta no
manual" é muito simples, na minha motoca sempre coloco apenas 1 litro,
veja bem, o manual pede 1.100 litros, eu coloco 1 litro de óleo, e memo assim o nível do óleo passa em muito a marca "F", o visor
da minha motoca fica totalmente cheio, ou seja, a miraginha não cabe nem 1
litro de óleo pela marcação do visor.
Quando minha motoca superaqueceu com o afogador acionado, o nível de óleo baixou e melhorou em muito o cambio, após a
troca do óleo, apenas 1 litro, o cambio ficou duro novamente, e resolvi tirar
um pouco do óleo para deixar na medica certa pelo visor lateral, deixei 1mm
abaixo do "F".....rs
.
Conclusão:
Deixando 1mm o nível do óleo abaixo da marca "F", o cambio ficou
macio novamente, mesmo rodando 1.500 km sem troca, apenas completando o nível,
e o mais legal, a moto ficou com potência melhor, mas muito melhor, na estrada
foi bem perceptível, inclusive o som que o motor esta fazendo, esta melhor.
A Motoca esta com 9600km rodados, pego estrada
todos os dias, e não tenho oque reclamar.