Alexandre e Douglas, boa tarde.
Em relação ao Kit, Alexandre, gostaria de fazer algumas observações...
Antes de colocar o kit, veja qual a quilometragem de seu motor, pois, lembre-se, este kit provocará um esforço maior em outras peças, como embreagem, engrenagens de câmbio, etc...
Qualquer eventual desgaste ou folga já existente, reduzirá a vida destes componentes, devido o maior torque gerado pelo pistão.
Outra coisa... pode ser que você tenha de dar um passe no cabeçote, para ajustar ao cilindro com camisa mais larga. E aí, verifique se não é preciso substituir válvulas, guias de válvulas e sedes.
Não esqueça, terá também que ajustar a carburação dela. Giclagem de alta e de baixa, Ar, etc...
Não sei o ano de sua intruder, mas neste caso, o carburador mecânico (2009 em diante, até 2011) é melhor e mais fácil de corrigir e regular...
Finalmente, um pinhão com um dente a mais seria bem vindo...
E por último, Freios. Procure usar pastilhas macias, com mais aderência, pois você vai andar mais, tem que parar mais , entende...
Não se esqueça: Motores modificados/preparados,tem uma vida útil beeeemmmm mais curta.
Como você pode ver, prepare o bolso....
E boa sorte !
Vai contando para nós como ficou a mudança !
Silver
" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Silver, concordo contigo e com relação a durabilidade, levando em consideração se a modificação for feita em motos de baixa kilometragem, a durabilidade, ainda que menor, se pode extender por mais tempo dependendo da tocada. Dispor de uma potencia extra para encarar subidas quando em viagens, sobretudo com garupa pode significar um desgaste maior, contudo, sempre consciente na hora da pilotagem, e em se tratando de uma moto classica, não ficar abusando das arrancadas nos semáforos é uma boa medida para a durabilidade do motor e embreagem.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth
Concordo com o Silver Knight, na tornado eu coloquei um kit 293cc e a moto virou outra, andava a 140 150 km/h.
Quanto ao passe não é necessario, pois esses kits vem com as medidas externas no padrão original, o que muda são as medidas internas do cilindro. Se o seu motor estiver novo, pouco rodado pode colocar o kit, mas se ele ja estiver rodado nem faça. Digo isso por experiencia propia. Na epoca tive que gastar 700 reais com um virabrequin e uma biela nova pq a parte de baixo não aguentou a pressão do novo kit.
Lourenço_São Paulo-Maringa
XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth
Adquiri uma Intruder 125 2004, e gostaria de instalar o kit da 165 cc. Meu motor esta com 15.500 km. Pergunto: este kit irá dar alguma diferença real em manter a moto em velocidade a 100 km/H??ficará mais forte??e o carburador, tenho que troca-lo ou apenas a adaptação de um giclê maior de alta e baixa???Quem ja instalou este kit, realmente ficou satisfeito??
Abraços.
No kit da thd eles fornecem a biela mais reforçada. Então, a preocupação com a parte de baixo do motor fica minimizada, a não ser que exista uma folga por desgaste no girabrequim onde se acopla a biela. Se houver essa folga, mesmo com o deslocamento cúbico original, o motor já estará comprometido. Em geral, se o motor tiver tido bons cuidados a parte de baixo, teóricamente estará boa pois numa retífica normal, não se mexe nesta parte se não tiver problema de folga e uma vez que na montagem deste kit é trocada a biela, a parte de baixo da mesma terá roletes novos. O que sim poderia dar um certo trabalho seria afinar a carburação.
Não acredito que a potencia a mais seja "assustadora", sómente um pouco mais de torque, aquele que nos evitaria baixar uma marcha numa ladeira, ou ganhando um pouco mais de esperteza com garupa. Com bom senso, não creio que o motor seja comprometido em sua durabilidade. Sabendo administrar essa potencia extra de forma moderada a moto e o seu piloto só tem a ganhar, embora o consumo suba um pouco.
olá! também não conheço ninguém que tenha usado esse tal kit mais, ja tive uma outra moto que eu mesmo fiz a adaptação "xlr 125cc para 200 " só tive que fazer a retifica da camisa, pistões de 200 ja com anéis, biela e adaptação do virabrequim. Uma moto feita pra trilha e adaptada pra ter mais potencia e velocidade como precisava de mais torque, consegui! porem pra ter velocidade final do modo "Enduro" tive que Alongar a relação pois eu precisava que a cada giro do motor a roda gira-se mais. como ja tinha ganhado em torque precisava mais de final então ganhei velocidade final e perdi um pouco torque/aceleração o resto foi so regular o carburador! e se acostumar! Agora estou com uma intruder e quero fazer o mesmo