Intruder 125 cc - dicas de amaciamento

20 Abr 2014 09:23 #16 por aline.silva
Olás! B)
Não posso dizer que sou razoável no assunto, já que tenho a minha Gata (Trudinha 2013) á poucos 3,500km... Minha primeira moto e a inexperiência acaba falando mais alto! kkkk Mas estou sempre tentando aprender mais sobre ela! Atualmente sobre mecânica mais especificamente. O meu medo, como ela ainda não amaciou direito (acredito eu) é pilotar de maneira inadequada e acabar prejudicando o funcionamento dela de algum modo... Neste momento estou com um probleminha num parafuso do freio traseiro que teima em afrouxar! Assim que "senti" o problema, levei no mecânico e ele apertou e perguntou da ultima revisão, que tinha sido feita 800k antes na concessionária ( :( e ele me disse, "ah, eles não olham direito) mas o danado insiste em afrouxar e eu aperto em casa mesmo... Eu freno tentando sempre usar os 70% traseiro e 30% dianteiro, deixando o dianteiro mais pra finalização.
Este meu problema, tem algo a ver com um amaciamento incorreto ou nada a ver? Desculpa a minha pergunta esquisita, mas eu ainda não entendo e pensei que posso estar fazendo coisa errada :(
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2014 12:58 #17 por Icaro Castro
Querida Aline Silva, verifique se tem a arruela de pressão entre a porca (parafuso) e o suporte em questão, pois pela foto não consigo identificar, caso contrário vai afrouxar mesmo devido a vibração do motor.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2014 14:10 #18 por MANDRUVADOIDAO
Coloque uma porca auto-travante ou uma contra porca que resolve.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Abr 2014 19:03 #19 por ezenecon
Aline, bem vinda ao Motonline!!!!!!

Em 1º lugar, o termo amaciamento, geralmente, está relacionado ao motor da moto, que necessita de um certo tempo para se ajustar.

Esse parafuso não deveria ficar soltando não, mas as dicas dos companheiros são muito boas!!!

Quanto ao uso dos freios, normalmente, é exatamente ao contrário, ou seja: é 70% dianteiro e 30% traseiro!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2014 16:30 #20 por aline.silva
Muuuuito obrigado pelas dicas! Desculpe minhas duvidas esquisitas; eu acreditei que amaciamento se relacionava como um todo na moto e não apenas o motor... Vivendo e aprendendo :lol: Como é a minha primeira moto, tenho medo de fazer coisa errada e acabar estragando tudo... Vlw pelas dicas!!! :P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2014 18:48 #21 por MANDRUVADOIDAO
Eu tive uma INTRUDER125 por um bom tempo, mas com relação a esta moto ninguém tem tanta autoridade para falar quanto o EZENECON.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Abr 2014 18:28 #22 por Correa

aline.silva escreveu: Muuuuito obrigado pelas dicas! Desculpe minhas duvidas esquisitas; eu acreditei que amaciamento se relacionava como um todo na moto e não apenas o motor... Vivendo e aprendendo :lol: Como é a minha primeira moto, tenho medo de fazer coisa errada e acabar estragando tudo... Vlw pelas dicas!!! :P


Olá Aline,

Bem vinda ao Motonline.
Você não se enganou, o amaciamento diz, sim, respeito a moto como um todo e não só o motos, o motor é citado como referencia no amaciamento por conter o maior número de partes móveis, porém o amaciamento reflete também, por exemplo nos freios, que precisam de um bons quilômetros de rodagem, ou melhor frenagem, para acamar no disco e tambor, atingindo assim seu melhor aproveitamento nas frenagens, que como o colega disse, deve ser em proporção invertida a que você está praticando. ( eu diria 60% na dianteira e 40% na traseira)
Durante o amaciamento ocorre também a acomodação da caixa de direção, a extinção da cêra dos pneus, acomodação da embreagem e outros tantos itens, incluindo o afrouxamento de alguns parafusos.
No caso do parafuso da sua moto que insiste em afrouxar, pela foto, eu colocaria uma arruela de pressão, pois é possível ver uma grande distância entre o fim da porca e a trava de segurança, acredito que uma arruela de pressão resolva isso.
No mais, desejo muitas felicidades na sua vida motociclística e se tiver dúvida pergunte, pois ela pode ser a dúvida de muitos e o pessoal daqui está sempre disposto a ajudar.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 20:24 - 12 Maio 2014 20:25 #23 por ercilia.heloa
Estou vendo que precisarei ter paciência com ela, quando peguei achei ela muito amarrada fui naquela que muitos falam para amaciar puxando,ainda bem que andei somente 100 km ultrapassando o limite de rotação chegando a 8000 rpm.
Daqui para frente respeitar o limite de rpm e esperar para pegar pista.
Obrigado pelas dicas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2014 22:58 #24 por MANDRUVADOIDAO

ercilia.heloa escreveu: Estou vendo que precisarei ter paciência com ela, quando peguei achei ela muito amarrada fui naquela que muitos falam para amaciar puxando,ainda bem que andei somente 100 km ultrapassando o limite de rotação chegando a 8000 rpm.
Daqui para frente respeitar o limite de rpm e esperar para pegar pista.
Obrigado pelas dicas...


Seja muito bem vinda Ercilia.

Parabéns pela moto.
Ela é o xodó aqui no motonline.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.191 segundos