Olás!
Não posso dizer que sou razoável no assunto, já que tenho a minha Gata (Trudinha 2013) á poucos 3,500km... Minha primeira moto e a inexperiência acaba falando mais alto! kkkk Mas estou sempre tentando aprender mais sobre ela! Atualmente sobre mecânica mais especificamente. O meu medo, como ela ainda não amaciou direito (acredito eu) é pilotar de maneira inadequada e acabar prejudicando o funcionamento dela de algum modo... Neste momento estou com um probleminha num parafuso do freio traseiro que teima em afrouxar! Assim que "senti" o problema, levei no mecânico e ele apertou e perguntou da ultima revisão, que tinha sido feita 800k antes na concessionária ( e ele me disse, "ah, eles não olham direito) mas o danado insiste em afrouxar e eu aperto em casa mesmo... Eu freno tentando sempre usar os 70% traseiro e 30% dianteiro, deixando o dianteiro mais pra finalização.
Este meu problema, tem algo a ver com um amaciamento incorreto ou nada a ver? Desculpa a minha pergunta esquisita, mas eu ainda não entendo e pensei que posso estar fazendo coisa errada
Querida Aline Silva, verifique se tem a arruela de pressão entre a porca (parafuso) e o suporte em questão, pois pela foto não consigo identificar, caso contrário vai afrouxar mesmo devido a vibração do motor.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: aline.silva
Muuuuito obrigado pelas dicas! Desculpe minhas duvidas esquisitas; eu acreditei que amaciamento se relacionava como um todo na moto e não apenas o motor... Vivendo e aprendendo Como é a minha primeira moto, tenho medo de fazer coisa errada e acabar estragando tudo... Vlw pelas dicas!!!
aline.silva escreveu: Muuuuito obrigado pelas dicas! Desculpe minhas duvidas esquisitas; eu acreditei que amaciamento se relacionava como um todo na moto e não apenas o motor... Vivendo e aprendendo Como é a minha primeira moto, tenho medo de fazer coisa errada e acabar estragando tudo... Vlw pelas dicas!!!
Olá Aline,
Bem vinda ao Motonline.
Você não se enganou, o amaciamento diz, sim, respeito a moto como um todo e não só o motos, o motor é citado como referencia no amaciamento por conter o maior número de partes móveis, porém o amaciamento reflete também, por exemplo nos freios, que precisam de um bons quilômetros de rodagem, ou melhor frenagem, para acamar no disco e tambor, atingindo assim seu melhor aproveitamento nas frenagens, que como o colega disse, deve ser em proporção invertida a que você está praticando. ( eu diria 60% na dianteira e 40% na traseira)
Durante o amaciamento ocorre também a acomodação da caixa de direção, a extinção da cêra dos pneus, acomodação da embreagem e outros tantos itens, incluindo o afrouxamento de alguns parafusos.
No caso do parafuso da sua moto que insiste em afrouxar, pela foto, eu colocaria uma arruela de pressão, pois é possível ver uma grande distância entre o fim da porca e a trava de segurança, acredito que uma arruela de pressão resolva isso.
No mais, desejo muitas felicidades na sua vida motociclística e se tiver dúvida pergunte, pois ela pode ser a dúvida de muitos e o pessoal daqui está sempre disposto a ajudar.
Estou vendo que precisarei ter paciência com ela, quando peguei achei ela muito amarrada fui naquela que muitos falam para amaciar puxando,ainda bem que andei somente 100 km ultrapassando o limite de rotação chegando a 8000 rpm.
Daqui para frente respeitar o limite de rpm e esperar para pegar pista.
Obrigado pelas dicas...
Ultima edição: 12 Maio 2014 20:25 por ercilia.heloa.
ercilia.heloa escreveu: Estou vendo que precisarei ter paciência com ela, quando peguei achei ela muito amarrada fui naquela que muitos falam para amaciar puxando,ainda bem que andei somente 100 km ultrapassando o limite de rotação chegando a 8000 rpm.
Daqui para frente respeitar o limite de rpm e esperar para pegar pista.
Obrigado pelas dicas...
Seja muito bem vinda Ercilia.
Parabéns pela moto.
Ela é o xodó aqui no motonline.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35