O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) elevou o preço do seguro obrigatório (Dpvat) pago pelos proprietários de carros de passeio, táxis, motos, ônibus, micro-ônibus e caminhões. Os novos preços, que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2011, foram reajustados em 7,83% (carros, táxis, motos, caminhões e tratores) e em 15,04% (os ônibus e micro-ônibus).
Com o reajuste, os proprietários de automóveis particulares, taxistas e carros de aluguel desembolsarão R$ 96,63 no próximo ano, ante R$ 89,61 pagos neste ano. Já os donos de motocicletas e similares terão de pagar R$ 274,06 no próximo ano. Com o reajuste de 15,04%, os proprietários de ônibus e micro-ônibus pagarão R$ 242,33, frente os R$ 210,65 gastos em 2010. Além do seguro obrigatório será cobrada a taxa de R$ 4,15 pelo custo da emissão e da cobrança da apólice.
Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as indenizações em decorrência de acidentes de trânsito permanecem inalteradas, com pagamento de R$ 13,5 mil em casos fatais, até R$ 13,5 mil por invalidez permanente e até R$ 2,7 mil para despesas médicas.
Vale lembrar que aqueles que não pagarem o seguro obrigatório não conseguirão licenciar o veículo, o que pode acarretar em apreensão.
LeoC.40526.4834490741
"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."
LeoC escreveu: Com o reajuste, os proprietários de automóveis particulares, taxistas e
carros de aluguel desembolsarão R$ 96,63 no próximo ano, ante R$ 89,61
pagos neste ano. Já os donos de motocicletas e similares terão
de pagar R$ 274,06 no próximo ano. Com o reajuste de 15,04%, os
proprietários de ônibus e micro-ônibus pagarão R$ 242,33, frente os R$
210,65 gastos em 2010.
Voltemos a análise que já debatemos tantas vezes no fórum!
A desculpa para esse valor abusivo do Seguro Obrigatório para motocicletas é o aumento de acidentes com este tipo de veículo.
Agora pergunto, quantos acidentes de moto acontecem por ano? Quantos de carro? Quantos de caminhão, ônibus?
Qual a proporção de acidentes em relação ao aumento da frota?
Só as motos são as culpadas pelos acidentes de trânsito?
A velha questão da falta de estatística, quando tem uma moto envolvida em um acidente, este já é contabilizado como acidente de moto, mascarando a realidade dos fatos e colocando a moto como causadora do acidente, pois quando um carro bate em uma moto ou de alguma forma é o causador do acidente, o acidente deveria ser identificado como acidente entre moto e carro e especificar que o causador foi o carro e desta forma com os demais, sempre identificando o causador do acidente, se foi moto, carro, ou outro tipo de veículo. Só com dados precisos podemos fazer justiça ou cobrar que ela seja feita.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."