Por um DPVAT mais justo

05 Ago 2010 16:52 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Por um DPVAT mais justo
Seria realmente muito interessante essa cobrança direto na CNH, pois a cobrança no documento do veículo desestimula a aquisição de um segundo ou terceiro veículo.
Mas melhor ainda, seria uma cobrança mais justa para nós motociclistas que invariavelmente pagamos pelos erros dos outros.

Ótima matéria Dr André.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2010 12:04 #3 por FernandoSavian
Respondido por FernandoSavian no tópico Por um DPVAT mais justo
Como tudo tem um porém, estava analisando um outro caso: Existem famílias que possuem apenas um veículo (carro ou moto) e o pai, a mãe e o filho são habilitados. Vendo por este lado o DPVAT como está é melhor, pois 3 pessoas utilizam um veículo e pagam um seguro, sendo que se a lei for alterada passariam a pagar 3 taxas...

Fernando Savian

Francisco Beltrão - PR


>> Honda Biz 125 KS 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2010 12:13 #4 por Leo Amorim
Respondido por Leo Amorim no tópico Por um DPVAT mais justo
É certo que a cobrança do DPVAT tem que mudar, já que parece beneficiar mais as seguradoras que os 'segurados'. Mas essa mudança para cobrar pela CNH e não pelo veículo me trouxe algumas dúvidas: O cidadão que possui a CNH, mas não possui veículo como ficaria? Nesse caso teria que existir uma associação entre o veículo e em nome de quem está registrado. Aí cai em outra situação: se eu não estiver enganado um cidadão não precisa ter habilitação de certo veículo para que este esteja em seu nome. Aí não teria como o imposto ser cobrado por CNH, a não ser que se proíba que uma pessoa tenha um veículo em que não seja habilitado.


outra coisa: busquei pelo Projeto de Lei 7352/2010 e o que consta no site da camara é sobre uma lei sobre uso do correio eletronico em partições públicas federais. Por favor me corrijam se minha busca foi equivocada.

"O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA, AGORA, DESATAR OS NÓS."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2010 10:42 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Por um DPVAT mais justo
Segundo dados oficiais do DENATRAN, em dezembro de 2009 o Brasil chegou a uma frota de 59.361.642 veículos, dos quais 24,6% - mais de 14 milhões - são motocicletas. Em 2008 houve R$2.471.880.717,64 (2,4 bilhões de Reais) de arrecadação e R$130.190.443,70 (130 milhões de Reais) de pagamento de sinistro.





Me digam onde foram parar os R$ 2.341.690.273,94 [/b]


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2010 10:54 #6 por André Garcia
Respondido por André Garcia no tópico Por um DPVAT mais justo
Oelo Amorim você tem razão.

Houve erro de digitação.

O correto é 7362/2010

Obrigado André Garcia40402,5947106481

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2010 11:14 #7 por madnando
Respondido por madnando no tópico Por um DPVAT mais justo
Onde mais iria se não pro bolso dos nossos amigos políticos.

Quanto à ideia do seguro obrigatório junto com a CNH, num primeiro momento achei ótimo, já que tenho 3 veiculos no meu nome. mas e quem não tem nenhum como fica?

Ai seria caso, de cruzar informações de quem possui automóvel e habilitação. Mas certamente o governo não vai peder a chance de cobrar um zilhão de taxas para facilitar nossas vidas. No mínimo esse ano deve ter aumento para veiculos e motos novamente, provando que vivemos com o nariz de palhaço encaixado na cara...

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2010 14:42 #8 por Franco Peluti
Respondido por Franco Peluti no tópico Por um DPVAT mais justo
Essa idéia de atrelar o DPVAT à CNH so beneficia uma minoria e prejudica todo o resto, basta analisar o número de pessoas que possui carteira de motorista e os que realmente possuem veículo próprio. Em meu convívio a maioria das famílias(classe média) que eu conheço tem menos veículos do que condutores.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2010 09:05 #9 por Leo Amorim
Respondido por Leo Amorim no tópico Por um DPVAT mais justo
Li a PL e gostaria de comentar uma coisa:
No trecho:
"Embora se possa admitir que as motocicletas sejam de fato mais inseguras que os automóveis, e daí decorre que os acidentes com motocicletas são não só mais freqüentes mas potencialmente mais graves e, portanto, onerosos, parece-me que essa relação que chega a quase de três para um está um pouco desproporcional."

Descordo da afirmação destacada e creio que a maioria dos motociclistas também. É fato que em caso de acidente, o motociclista corre mais riscos de danos físicos que um motorista, mas afirmar que a motocicleta causa mais acidentes simplesmente por ser motocicleta é uma demostração da falta de conhecimento do autor quanto ao veículo. Para mim qualquer veículo é potencialmente perigoso. Tudo depende do seu condutor.

Mas enfim, a idéia é válida sim. Talvez seja apenas um pequeno passo, mas é assim que as coisa vão acontecendo.
Poderiamos tentar fazer uma mobilização colhendo assinaturas para tentar fazer essa lei ser aprovada o quanto antes.
Abraços!!!

"O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA, AGORA, DESATAR OS NÓS."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2010 20:03 #10 por leviking
Respondido por leviking no tópico Por um DPVAT mais justo
Até que enfim uma idéia inteligente. Acho que cobrar o DPVAT proporcionalmente ao número de infrações que o piloto comete (ou não comete) é mais do que justo. Agora, se esses palhaços que usam a moto como arma no meio do transito querem continuar com a palhaçada, eles que paguem um DPVAT maior. E não nós.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2010 23:17 #11 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico Por um DPVAT mais justo
Vamos apoiar! Vou conversar sobre esse projeto de lei com um político que conheço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2010 14:50 #12 por diogobueno
Respondido por diogobueno no tópico Por um DPVAT mais justo
Totalmente apoiado, vou enviar para todos meus amigos

Não acho justo que eu pague quase 10 por cento do valor da
minha motoca e um seguro que não vou e não quero usar. Esse
valor seria justo por um seguro mesmo contra roubo e tal...
mas estamos no Brasil nehhh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos