Olá galera,
Sou novo no fórum e pelo que andei lendo, gostei dos assuntos que rolam por aqui
Faz uma semana que peguei minha Fazer Blueflex, é minha primeira moto... como sou iniciante ainda estou me familiarizando a ela, por ser uma moto nova sinto que ela está dura e precisa ser amaciada... só que isso é com o tempo. Eu li o manual dela inteirinho e lá tem algumas dicas sobre esta questão como: *Não forçar o motor sempre deixar o giro até 6.000 rpm para trocas de marchas.
Eu vou seguir as informações do manual, mas o pessoal fala que amaciando mesmo só correndo + de 100km/h.
É verdade também que amanciando o motor incorretamente ou forçando muito a moto nova ela pode ficar "xoxa" futuramente ?
Eu pretendo andar de boa na manha, trocando as marchas no giro certinho até mesmo pra não consumir muito combustivel. Queria saber algumas dicas para amaciar a moto de forma correta.
Seja bem-vindo tasilva!!
Eu não sou proprietário de uma Fazer 250, mas acho que isso vale para todas as motos.
O ideal é seguir o que está escrito no manual.
Tem gente que fala que o bom é "arrochar" a moto, e que ela fica mais esperta ( anda mais ) se você amaciar o motor dela "dando pau". Eu não sei se isso é verídico, mas creio que a longo prazo a moto poderá ter problemas.
Com a minha moto eu não segui o manual à risca, mas andei de leve no início, até por que eu não tinha experiência com motos.
Mas hoje eu sei que posso "dar pau" que ela aguenta bem!!
De qualquer forma, a galera que tem a fazer vai saber te dizer melhor...
Nesse negócio de amaciamento de motores existem muitas ledas, mas a verdade é única; ou : Tem de seguir as instruções impressas no manual do proprietário.
Todo motor novo, mesmo construído na mais avançada tecnologia, apresenta micro rebarbas nas partes metálicas. O burilamento se faz com o funcionamento do motor em condições em que o atrito não provoque calor excessivo e dessa forma aumente a dilatação, provocando ai um desgaste prematuro das partes. Fora o fato de lasquinhas de metal retiradas pelo atrito ficarem no óleo até serem retidas pelo filtro.
Eu amaciei o motor da fazer rigorosamente conforme a instrução do fabricante e hoje com 24 mil roda redondinho, esbanjando força e economia.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Tambem amaciei conforme o manual e a nega esta ai com mais de 52000km e virada no teteu!!!!
OBS: Desculpem-me a falta de acentuação e sinais de pontuação, estou digitando de um computador de uma amiga e estou apanhando mais do que mulher de malandro.
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus