Tenho uma Fazer 2011/2012 com 27000 km rodados. Aos 18000 km (aproximadamente) comecei a ouvir uns estalos bem fortes vindos da roda traseira e o mecânico da autorizada me informou que o problema era a relação já desgastada demais, com destaque para o pinhão. Nisso, ele me disse que deveria trocá-la, mas que poderia tentar somente trocar o pinhão e ver se resolvia. Foi o que fiz, mas o barulho continuou, porém ele me disse que ainda poderia rodar um tempo assim, sem problemas. Fiz isso, mas, para minha surpresa, poucos dias depois a roda traseira meio que ficou bamba e começou a "dançar" no eixo. Levei a moto no guincho para a mesma autorizada e aí me informaram que não era nada na relação, que esta estava 100%, o problema era só uma contra-porca!
Depois disso, notei que a moto ficou meio estranha nas acelerações, não apresentando mais aquela resposta praticamente imediata e de crescimento linear do começo, dando algumas falhas às vezes, ficando difícil até para fazer manobras "ágeis", como quando você praticamente pára a moto, não põe o pé no chão e acelera de novo para contornar algum obstáculo ou entrar em algum lugar estreito (meio difícil explicar isso rsrs). Mas não a chega a ser algo grotesco a ponto de impedir de andar com a moto, o que faz os mecânicos das autorizadas dizerem que tá normal, mas eu que já tenho costume com ela, percebo que não.
Eu notei que a tensão da corrente ficou muito mais variada depois que o pinhão foi trocado. Em outras palavras, tem pontos que a corrente tá com folga praticamente zero e tem outros que tá com folga de 25mm ou mais! Ou seja, se for para regular pelo ponto mais tensionado, como manda o manual, este vai ter seus 25 a 35 mm e outros vão ter mais de 50 mm, ficando extremamente bamba a corrente. Antes não era assim, a variação da tensão era bem mais sútil.
Assim sendo, vocês acham que eu deveria mandar trocar a relação?
Ou deveria procurar um mecânico "particular", que fosse realmente avaliar os problemas e deixar minha moto 100%? Nesse caso, me recomendam algum em BH?
A minha fazer é 10/11 e apresentou o mesmo problema só que aos 22 mil km. Eu troquei apenas o pinhão e agora com 28 mil, também estava ovalizada. Troquei a relação completa e está zerada!!!!!!
A troca do pinhão é apenas um paleativo para a relação aguentar um pouco mais, no meu caso foi mais 5 mil km.
Diria que a corrente está ovalizada; ou, com desgaste de elos sem uniformidade. Isso provoca bastante barulho e realmente passa a impressão de um rodar irregular. Com certeza tocando a corrente vai mudar. O pinhão já é novo e a coroa é a que menos desgasta no conjunto.
Verifique os amortizadores ( borraças de amortecimento dentro do cubo traseiro no encaixe da coroa)
Mas esses mecânicos dessa autorizada... ehm !? não percebem o óbvio .
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Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diogo.edwiges
Obrigado pelas respostas pessoal e desculpe a demora para responder, mas é que fiquei sem tempo para levar a moto à oficina e só há pouco pude fazê-lo.
Bom, dessa vez me informaram na autorizada que a relação está "empenada" e que isso causa o problema que tenho observado. Mas me disseram que posso usá-la até o fim da mesma (até não dar para esticar mais) e é isso que vou fazer. Assim que trocá-la volto a postar.