Fazer com correia dentada.

08 Dez 2012 09:00 #1 por gilyfz
Olá amigos, recentemente vi em um encontro de motos e vi algo que me chamou bastante à atenção, uma Fazer com correia dentada no lugar da relação convencional a qual estamos habituados a ver.
Gostaria de saber se alguém ai já fez essa substituição, e quais foram as mudanças de com portamento sentidas (consumo, desempenho, desgaste...) desde já agradeço!

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08 Dez 2012 10:12 #2 por Matheus!
Respondido por Matheus! no tópico Fazer com correia dentada.
Dizem que melhora sim pois diminui o desperdício de energia produzida pelo motor, aumenta a precisão.

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...

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08 Dez 2012 11:13 #3 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Fazer com correia dentada.
Isso e uma coisa que gostaria de ver ! :blink:

Mas a algum tempo atras li que as motos esportivas ou todo o resto não usa correia dentada nem carda pelo fato da geometria do chassi e do uso da moto, a forca de torção que o chassi da moto leva com esse tipo de transmissão e bem superior a da convencional por corrente.
Então se for isso mesmo, ele deve ter feito algum reforço no quadro da moto também... espero.

Acho que e isso, espero não ter dito bobagem.

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08 Dez 2012 11:53 #4 por chunda
Respondido por chunda no tópico Fazer com correia dentada.
Vi no FOL, a grande vantagem é a durabilidade e baixo ruído, em termos de desempenho não sei se muda algo.

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10 Dez 2012 10:36 #5 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico Fazer com correia dentada.
A correia tem maior durabilidade e conforto, mas tem menos eficiência na transmissão de potência para as rodas. Por isso todas as motos esportivas usam corrente. Mas quando se tem bastante potência, dependendo do uso, a perda é irrelevante. No caso da Fazer eu não sei, pois se perder pelo menos 10 % já seria muito e ficaria inviável. O único ganho seria de durabilidade, que dizem chega até a quase 100.000 km.
Pelo que vi na internet, a perda por corrente é menor que 2%, e a de correia dentada é por volta de 10% nas originais, e talvez um pouco mais ainda nas adaptadas, dependendo da qualidade do serviço. Com eixo cardã chega a 15%, mas nunca vai dar manutenção e a velocidade de resposta é a melhor. Em motores menores deve ser bem significativo uma perda dessas.
Eu particularmente não usaria, pois se fosse mesmo melhor, no caso das fábricas com produção em escala, certamente ficaria bem mais barato que coroa/corrente/pinhão. Se não usam deve ser porque perde bastante desempenho.

Kansas 150 2008 - Preta

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10 Dez 2012 11:03 #6 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Fazer com correia dentada.
Minha Fazer está com 18000 km e só regulei a corrente 3 vezes.

Os dentes do pinhão e coroa estão quase que como novos e lubrifico com Chain Lub a cada 600 km.

Não vejo vantagem numa correia dentada...

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10 Dez 2012 11:30 #7 por chunda
Respondido por chunda no tópico Fazer com correia dentada.

MATUSA escreveu: Minha Fazer está com 18000 km e só regulei a corrente 3 vezes.

Os dentes do pinhão e coroa estão quase que como novos e lubrifico com Chain Lub a cada 600 km.

Não vejo vantagem numa correia dentada...


Fala Matusa, blza?

Esse Chain Lub é em spray? Quantos ml? Dura bem? Não faz lambança na roda traseira?
Abss...

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10 Dez 2012 13:23 #8 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Fazer com correia dentada.
Sim, é spray

Vem com um tubinho para acertar só na corrente. Não mela a roda!

Mas é bom que a moto tenha cavalete central para ficar mais fácil aplicar.

Paguei 58 reais e dá para aplicar mais de 10 vezes.

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10 Dez 2012 13:59 #9 por chunda
Respondido por chunda no tópico Fazer com correia dentada.

MATUSA escreveu: Sim, é spray

Vem com um tubinho para acertar só na corrente. Não mela a roda!

Mas é bom que a moto tenha cavalete central para ficar mais fácil aplicar.

Paguei 58 reais e dá para aplicar mais de 10 vezes.


Bom saber Matusa!
Eu tenho utilizado graxa branca, sempre que possível faço uma limpeza geral na corrente, no pinhão e coroa utilizando um pano e óleo diesel, depois aplico a graxa uniformemente pela corrente. Antigamente eu utilizava o W90, mas fazia muita sujeira.
Na próxima oporunidade vou procurar por esse spray.

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21 Abr 2014 20:33 #10 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Fazer com correia dentada.
Ressuscitando o tópico......







Alguém ttem mais alguma informação.
No TÉNÉRÉCLUB já estão falando disso pra TÉRÉZINHA.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
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