Olá amigos, recentemente vi em um encontro de motos e vi algo que me chamou bastante à atenção, uma Fazer com correia dentada no lugar da relação convencional a qual estamos habituados a ver.
Gostaria de saber se alguém ai já fez essa substituição, e quais foram as mudanças de com portamento sentidas (consumo, desempenho, desgaste...) desde já agradeço!
Dizem que melhora sim pois diminui o desperdício de energia produzida pelo motor, aumenta a precisão.
Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...
Mas a algum tempo atras li que as motos esportivas ou todo o resto não usa correia dentada nem carda pelo fato da geometria do chassi e do uso da moto, a forca de torção que o chassi da moto leva com esse tipo de transmissão e bem superior a da convencional por corrente.
Então se for isso mesmo, ele deve ter feito algum reforço no quadro da moto também... espero.
A correia tem maior durabilidade e conforto, mas tem menos eficiência na transmissão de potência para as rodas. Por isso todas as motos esportivas usam corrente. Mas quando se tem bastante potência, dependendo do uso, a perda é irrelevante. No caso da Fazer eu não sei, pois se perder pelo menos 10 % já seria muito e ficaria inviável. O único ganho seria de durabilidade, que dizem chega até a quase 100.000 km.
Pelo que vi na internet, a perda por corrente é menor que 2%, e a de correia dentada é por volta de 10% nas originais, e talvez um pouco mais ainda nas adaptadas, dependendo da qualidade do serviço. Com eixo cardã chega a 15%, mas nunca vai dar manutenção e a velocidade de resposta é a melhor. Em motores menores deve ser bem significativo uma perda dessas.
Eu particularmente não usaria, pois se fosse mesmo melhor, no caso das fábricas com produção em escala, certamente ficaria bem mais barato que coroa/corrente/pinhão. Se não usam deve ser porque perde bastante desempenho.
Vem com um tubinho para acertar só na corrente. Não mela a roda!
Mas é bom que a moto tenha cavalete central para ficar mais fácil aplicar.
Paguei 58 reais e dá para aplicar mais de 10 vezes.
Bom saber Matusa!
Eu tenho utilizado graxa branca, sempre que possível faço uma limpeza geral na corrente, no pinhão e coroa utilizando um pano e óleo diesel, depois aplico a graxa uniformemente pela corrente. Antigamente eu utilizava o W90, mas fazia muita sujeira.
Na próxima oporunidade vou procurar por esse spray.