Pessoal,
vi uma vez aqui no forum um topico falando de como se desligar a moto, e fiquei encucado...
Eu sempre desligo a minha Fazer pelo mata corrente, ou então abaixo o descanso para ela "morre"... Raramente desligo o motor pela chave.
Isso está errado? se estiver, por que?
Pode trazer algum problema para a moto?
errado naum sei, mas eu sempre desligo na chave. pq o corta corrente é pra casos de emergência e o botão do descanço pra naum arrancar com ele abaixado...
o barulho do motor desligando pelo corta corrente parece ser mais "suave" eu pensava q era melhor, tbm gostaria de saber a diferença dos 3 em questão de como afetam o motor
Eu normalmente desligo pelo descanso, paro pra abrir o portão de casa e tenho q descer da moto.
Estou tão acostumado com isso que uma vez desliguei pelo corta corrente e sai da moto achando q ela estava com o descanso, resultado: foi minha moto pro chão e eu rindo da minha imbecilidade.
Políticos são como fraudas, tem que ser trocados de tempos em tempos e PELO MESMO MOTIVO!
Cuidado com os b*tões que vai apertar, o seu b*tão pode ser torturado por 4 anos...
Só analisando o circuito elétrico para ter certeza. Como eu não tenho, posso apenas deduzir que seja tudo a mesma coisa. Uma entrada da ECU é aterrada (como nos CDIs) tanto pela chave, mata ou descanso.Ricardo.G39366,4890740741
O q eu noto, é q qd desligada pela chave, é como se tivesse sido tirada dfa tomada, tudo se apaga, a parte elétrica é toda desligada de uma vez só...
Qd desligada pelo mata corrente ou pela injeção, apenas o motor é desligado, e da pra ouvir o barulho da injeção como se ela estivesse se desligando pelo processo normal...
E esse som n é ouvido qd se desligado pela chave...
taí uma coisa interessante,... qdo a moto é desligada pela chave, a moto dá um "estralo" e morre, já no corta corrente, parece que é mais suave . Dá a impressão de ser mais correto, mas acho que se fosse,... o manual alertaria p/ isso ! Por eqto continuo usando a chave.
XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,
Teneré (corujita) 2011
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Praia Grande - SP
peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari
então! ao desligar no corta-corrente vc corta a corrente. daí a injeção vai perceber q cortou a corrente e desligar a bomba de combustivel. mas tenho medo q nesse intervalo ela possa ainda bombear um pouco de gasolina e deixar o bico sob pressão, causando um possível entupimento por sujeira mais cedo...
carro vc desliga na chave e ele tbm apaga duma vez (exceto a ventoinha em alguns modelos). além de poder desgastar o contato daquele botãozinho vermelho e causar mal-contato tbm.
sei lá. eu desligo a minha 125 sempre na chave, e acho q isso é o certo pra motos de qqer tamanho.
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
POw, to na duvida tb, mas adoro desligar a moto abaixando o descanso, acho mais prático.
Raramente desligo na chave, e pior ainda no mata corrente.
gostaria de saber a forma correta.
Porem na concessionaria o gerente de vendas me falou q tanto faz, na chave ou no mata corrente.
Mas nao falou nada do descanso.
AGuardo uma resposta mais precisa, de alguem q entenda a parte elétrica da FZ.
pior q pra desligar a moto na chave ela tem q estar em ponto morto né... eu andei parando a minha 125 na subida e tinha q deixar ela engrenada (pra não escorregar), aí não pode tirar a mão da embreagem nem a mão do freio, ou seja: CERVEJA!
meti a mão no corta corrente.
aff...
Mauricio, o Mala.
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dudu_phiberopti escreveu: pq quando se liga a chave e o corta-corrente tá OFF, ela naum faz o "TTTZZZZZZZZ" nem depois de ligar o corta-corrente com ela em Neutro???
Porque o "tzzzzz" só se dá na inicialização, desde que a ignição esteja setada (corta corrente ON e marcha em neutro ou embreagem acionada e descanso fechado) ou após o retorno do conta-giros da zona vermelha, mas há um pequeno bug que faz que o "tzzzzz" também aconteça num acionamento breve (
Esqueci de dizer o "TZZZZ" também tá acontecendo o tempo todo que o motor estiver funcionando só que a gente não percebe porque o barulho do motor é maior.