Qual o jeito certo de desligar a Fazer?

11 Out 2007 07:26 #1 por clear
Pessoal,
vi uma vez aqui no forum um topico falando de como se desligar a moto, e fiquei encucado...
Eu sempre desligo a minha Fazer pelo mata corrente, ou então abaixo o descanso para ela "morre"... Raramente desligo o motor pela chave.
Isso está errado? se estiver, por que?
Pode trazer algum problema para a moto?

Muito Obrigado

Clear

Ex: Suzuki Yes 07/07 Prata

Ex: YS 250 Fazer 07/08 Azul

Atual: GS500E 08/09 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 07:32 #2 por dudu_phiberopti
errado naum sei, mas eu sempre desligo na chave. pq o corta corrente é pra casos de emergência e o botão do descanço pra naum arrancar com ele abaixado...
o barulho do motor desligando pelo corta corrente parece ser mais "suave" eu pensava q era melhor, tbm gostaria de saber a diferença dos 3 em questão de como afetam o motor

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 07:41 #3 por Aqueus
Eu também tenho essa dúvidas, mas meus amigos dizem que desliga primeiro pelo corta corrente porque assim conserva a ignição.

Fazer 07/07 Tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 07:45 #4 por dudu_phiberopti
eu uso o corta corrente somente qdo vou continuar com o farol aceso, uma parada rápida pra esperar alguem

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 08:14 #5 por PeDaL
Eu normalmente desligo pelo descanso, paro pra abrir o portão de casa e tenho q descer da moto.

Estou tão acostumado com isso que uma vez desliguei pelo corta corrente e sai da moto achando q ela estava com o descanso, resultado: foi minha moto pro chão e eu rindo da minha imbecilidade.

Políticos são como fraudas, tem que ser trocados de tempos em tempos e PELO MESMO MOTIVO!



Cuidado com os b*tões que vai apertar, o seu b*tão pode ser torturado por 4 anos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 08:41 #6 por Ricardo.G
Só analisando o circuito elétrico para ter certeza. Como eu não tenho, posso apenas deduzir que seja tudo a mesma coisa. Uma entrada da ECU é aterrada (como nos CDIs) tanto pela chave, mata ou descanso.Ricardo.G39366,4890740741

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 09:15 #7 por clear
O q eu noto, é q qd desligada pela chave, é como se tivesse sido tirada dfa tomada, tudo se apaga, a parte elétrica é toda desligada de uma vez só...
Qd desligada pelo mata corrente ou pela injeção, apenas o motor é desligado, e da pra ouvir o barulho da injeção como se ela estivesse se desligando pelo processo normal...
E esse som n é ouvido qd se desligado pela chave...

Clear

Ex: Suzuki Yes 07/07 Prata

Ex: YS 250 Fazer 07/08 Azul

Atual: GS500E 08/09 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 09:55 #8 por eroliveiras
taí uma coisa interessante,... qdo a moto é desligada pela chave, a moto dá um "estralo" e morre, já no corta corrente, parece que é mais suave . Dá a impressão de ser mais correto, mas acho que se fosse,... o manual alertaria p/ isso ! Por eqto continuo usando a chave.

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

____________

Praia Grande - SP

peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2007 14:02 #9 por Mauricio
então! ao desligar no corta-corrente vc corta a corrente. daí a injeção vai perceber q cortou a corrente e desligar a bomba de combustivel. mas tenho medo q nesse intervalo ela possa ainda bombear um pouco de gasolina e deixar o bico sob pressão, causando um possível entupimento por sujeira mais cedo...

carro vc desliga na chave e ele tbm apaga duma vez (exceto a ventoinha em alguns modelos). além de poder desgastar o contato daquele botãozinho vermelho e causar mal-contato tbm.

sei lá. eu desligo a minha 125 sempre na chave, e acho q isso é o certo pra motos de qqer tamanho.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2007 19:06 #10 por nettokey
POw, to na duvida tb, mas adoro desligar a moto abaixando o descanso, acho mais prático.
Raramente desligo na chave, e pior ainda no mata corrente.
gostaria de saber a forma correta.
Porem na concessionaria o gerente de vendas me falou q tanto faz, na chave ou no mata corrente.
Mas nao falou nada do descanso.

AGuardo uma resposta mais precisa, de alguem q entenda a parte elétrica da FZ.

Abraço a todos!!

Já to de Fazer 07/08 Black.

Eita q felicidade com minha neguinha!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2007 05:54 #11 por Mauricio
pior q pra desligar a moto na chave ela tem q estar em ponto morto né... eu andei parando a minha 125 na subida e tinha q deixar ela engrenada (pra não escorregar), aí não pode tirar a mão da embreagem nem a mão do freio, ou seja: CERVEJA!

meti a mão no corta corrente.

aff...

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2007 06:02 #12 por dudu_phiberopti
pq quando se liga a chave e o corta-corrente tá OFF, ela naum faz o "TTTZZZZZZZZ" nem depois de ligar o corta-corrente com ela em Neutro???

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2007 14:53 #13 por glaucioapc

dudu_phiberopti escreveu: pq quando se liga a chave e o corta-corrente tá OFF, ela naum faz o "TTTZZZZZZZZ" nem depois de ligar o corta-corrente com ela em Neutro???

Porque o "tzzzzz" só se dá na inicialização, desde que a ignição esteja setada (corta corrente ON e marcha em neutro ou embreagem acionada e descanso fechado) ou após o retorno do conta-giros da zona vermelha, mas há um pequeno bug que faz que o "tzzzzz" também aconteça num acionamento breve (

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2007 15:04 #14 por glaucioapc
Esqueci de dizer o "TZZZZ" também tá acontecendo o tempo todo que o motor estiver funcionando só que a gente não percebe porque o barulho do motor é maior.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2007 07:43 #15 por Mauricio
é isso aí! o TZZZ é a bomba bombeando!

(pleonasmo é pouco! rsrs)

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.203 segundos