Olha, Luis, se você andar na boa assim, 100-110, mantendo o giro abaixo de 7000 RPM, com uma carga de menos de 100 Kg com certeza o consumo fica abaixo de 27 Km/L. Agora, se você andar mais tranquilo ainda, entre 90-100, ela faz mais de 30 fácil...
Experimentem trocar as marchas com 4.000 rpm e usar o acelerador à vontade. Fia mais de 30 km/litro e fiquei pasmo!
Seguinte injeção funciona assim: tem um cérebro eletrônico que vigia tudo que tá rolando, desde clima até a qualidade da gasolina nojenta que vc tá usando. Esse cérebro também analisa a forma como o neguinho que tá pilotando usa o acelerador. Se vc troca as marchas na faixa vermelha é óbvio que vai entrar galões de gasolina para alimentar os cavalos do motor. Se vc troca a marcha em rotação mais baixa e abre todo o acelerador, a central eletrônica percebe a baixa rotação, sabe que o motor precisa só um pouquinho de gasolina para manter aquela velocidade e manda só um tiquinho de gasolina, independentemente de o acelerador estar todo aberto ou não.
Com o carburador é tudo mecânico: vc abre o acelerador a 4.000 rpm e vai entrar uma quantidade de gasolina a mais, que será apenas massa e não será aproveitada para gerar mais energia.
Façam o teste e vejam como a FZ ficará mais econômica.
Tite...resolvi seguir a sua receita econõmica com a minha fazer neste domingo e adivinha? Passou dos 40 km/litro cara!!! Isso é impressionante. E eu que já estava feliz fazendo 32 km/L!!!!.E olha que tenho quase 100kg..!!!! Vou rodar nesta faixa de rotação esta semana para ver a média que vai dar. O único inconveniente é que nesta rotação de 4.000 rpm em quinta marcha, o máximo que ela chega é a 60 km / hora...o que em um trânsito urbano é perfeito, não fossem os animais que a gente encontra por aí atrás dos volantes. De qualquer forma muito obrigado pela dica!!!!
também já adotei a idéia, só que antes de enrolar o cabo em baixas rotações (tipo 2500 rpm) eu tenho que esperar a moto aquecer, do contrário ela engasga... acho que é normal, certo?
o ronco da moto em baixas rotações é bem mais bonito (+grave) tb!
Opa cara, deve de ter alguma coisa errada ai, a minha pode estar fria ou quente que num engasga naum!!! Manda dar uma olhada no "mapeamento da injeção" ou pode ser a gasosa que vc esta usando tambem!!!
Em Minas Gerais não tem mar, por isso prefiro ir pros bar!!!