Fazer Gislaine®: 2540km depois!

11 Set 2007 18:29 #1 por elio_filho
(POST LONGO, ME PERDOEM)


Bem pessoal, retornei de Brasília p/ onde fui acompanhado do Luciano e do Edu di Lascio, eu e o Edu de Fazer e o Luciano de NX 350 Sahara. Foram 2540km rodados e a moto rodou sem falhas, sem sustos, sem apresentar nenhum problema senão um fato isolado que explico mais abaixo.


Minhas impressões sobre a viagem e tal estou terminando de compor num relato de viagem, que o João Tadeu decidirá depois se posta aqui ou se publica no Motonline. Penso eu que será muito útil para marinheiros de primeira viagem como eu, com pouca quilometragem de estrada em moto (porém muita de carro).


Em resumo, falando exclusivamente da minha Fazer Gislaine® 2007, que saiu para viajar com 4608km rodados, penso o seguinte:


1 - Conforto = Nota 09: na ida fizemos uma escala aos 867km (em Caldas Novas - GO), então não pude avaliar muito bem. Mas na volta, que fizemos praticamente 1200km "non stop", pude notar como a moto é macia e confortável. Após 14h de estrada cheguei em casa cansado e com sono, porém inteirinho. Não estava quebrado, sabem? Poderia tomar um banho, comer algo e sair de novo com ela dar uma volta! A moto vibra bastante acima de 120km/h, mas levando em conta que não tem 6a. marcha ainda, a essa velocidade as rpm estão bem elevadas, inadequadas p/ um motor com 2 válvulas. A marcha cruiser idea dela é a exatos 6500rpm, quando o motor está numa faixa silenciosa e econômica. Até 7000rpm vai bem. Acima disso, vibra um pouco e aqui nota-se a falta de uma 6a. marcha, pois nessa tocada a moto está com menos de metade do acelerador aberto. Eu diria que 35% aberto.


2 - Estabilidade = Nota 08: pegamos muito vento lateral na estrada, daqueles fortes. Motos maiores e mais pesadas enfrentam melhor, mas ainda assim a Fazer não fez feio. A minha, com bolha, recebe pior ventos laterais, mas os ventos frontais ela enfrenta com muita raça, sem perda de desempenho. Fora o vento, a moto inspira andar rápido e se tivesse uma 6a. marcha seria fácil manter 120km/h com ela sem sustos. Porte avantajado e pneus adequados p/ estrada, sem dúvida a Yamaha acertou na engenharia.


3 - Desempenho = Nota 10: como viajei sozinho, tinha espaço p/ 2 mochilas além do bauleto carregado. Como peso uns 72kg, a moto andou muito bem, sendo fácil manter 100 - 120 sem apertar metade do acelerador em subidas fortes. Nessa tocada a moto transmite muita segurança, passando facilmente caminhões mesmo em subidas. Preciso testar a mesma situação com garupa, mas deve ser a mesma coisa pelo que andei até agora em viagens mais curtas.


4 - Consumo = Nota 10: o quesito consumo reflete diretamente em outro setor: autonomia. Numa viagem, quando postos de grife começam a ficar raros, é preciso poder contar com o equipamento. E nesse ponto a Fazer foi imbatível. Com médias acima de 33km/l andando a 100 - 110 (com picos de 120) na estrada e 36km/k andando a 60-80 durante os passeios no DF, a moto pode rodar 550km com cada tanque, isso sobrando 3 ou 4 litros na reserva! Imbatível a IE, não?


5 - Manutenção = Nota 06: no meio do caminho uma surpresa, pois notei a bengala direita úmida. Quem me conhece sabe que cuido da moto como uma filhona, então não houve nenhum impacto que justificasse o vazamento de óleo pelo retentor. Deixei na Yamaha aqui de Praia Grande para avaliação, tenho certeza que foi um caso isolado de defeito de fabricação, mas tal coisa poderia ter comprometido a viagem. A Yamaha do DF se NEGOU a me atender alegando excesso de serviços, então veja que se a bengala pifasse de vez eu teria de deixar a moto no DF se entendendo com o seguro e voltar de avião! Fora isso a moto se portou de modo impecável, sem defeitos ou sustos.


6 - Iluminação = Nota 08: com os faróis auxiliares acabou o problema de escuridão, ainda mais com as lâmpadas dicróicas halógenas. Como viajamos mais de 300km praticamente no escuro total, pude experimentar todo tipo de combinação. Com o farol baixo sozinho, eu via muito mal a estrada, mas era suficiente para viajar devagar. Com o alto aceso, melhorava 50% a visibilidade. Com tudo aceso, alto/baixo/auxiliares a estrada ganhava vida, chegando a iluminar placas e animais no acostamento a mais de 20m de distância. O conjunto original podia ser melhor se a Yamaha usasse lâmpadas de 55W, mas não sei até que ponto seriam necessárias p/ uso urbano. O sistema elétrico suportou viajar horas com tudo aceso e não mostrou o menor sinal de fadiga, a moto produz muito mais energia nessa faixa de rpm do que todo o sistema elétrico pode consumir, então me parece seguro o uso consciente sem nenhuma consequência.


7 - Freios = Nota 10: mesmo sem disco na roda traseira, a moto viajou sem sustos, sem travadas na roda dianteira ou traseira mesmo em caso de brecadas bruscas. Notei o freio um pouco esponjoso no começo, mas depois de alguns km rodados ficou adequado. Não diria que o freio é excelente, mas sim adequado para o porte e uso da moto.


8 - Câmbio e transmissão secundária = Nota 09: achei a redução de marchas um pouco dura demais, mas nada insuportável. Fora isso o escalonamento de marchas me parece curto para uma estrada, mas adequado para arrancadas espertas na cidade. É por isso que todo Fazeiro quer trocar a relação por uma mais longa, aproveitando melhor o potencial do motor. Fora isso foi bem adequado, facilitando manter a velocidade em subidas e podendo usar muito o cut off da IE em descidas. A corrente é silenciosa porém notei que em buracos rápidos ela bate na balança (numa espuma que serve de guia), fazendo um clac suspeito e assustador, mas não é nada senão o barulho e o susto. Deve vir daí o tal barulho na traseira que muitos donos de Fazer relataram.


9 - Avaliação geral e Impressões = Nota 10: tirando o caso isolado da bengala, a deficiência de luzes e a falta de uma 6a. marcha, a Fazer se mostrou surpreendentemente maior e mais valente do que eu esperava. Tanto que saí de casa certo de que ia sentir falta de uma Drag Star ou Fazer 600 na estrada, mas voltei em dúvida se realmente preciso subir mais um degrau. Com suas 250cc pareceu ser muito maior e mais potente, despertando a curiosidade dos outros motociclistas. Vi muitas Fazers personalizadas na estrada que tinham viajado de longe p/ o DF e me pergunto desde então: será que vale comprar uma moto de 23.000 reais como a Drag Star ou trocar de Fazer a cada 2 anos e com o troco viajar o Brasil de moto, de carro e de avião?


Só não dei um 10 absoluto e imutável p/ a Fazer pelos defeitinhos apontados (creio eu que foi fat isolado), acreditando que a Yamaha vá me ouvir e colocar faróis melhores e um pouco mais fortes originais, freio a disco nas duas rodas e uma 6a. marcha um pouco mais longa. Mas se eu fosse comprar uma 250cc de novo hoje, não há outra moto no mercado senão a Fazer. Penso que a Yamaha acertou no produto, não duvido que seja hoje a melhor moto do Brasil entre as 250cc disponíveis.


É isso. Dúvidas, estamos aí. E breve, mais viagens com a Fazer.


Abraços do Tio Tite cover,
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* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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11 Set 2007 19:32 #2 por jahlikebike
Grande Elio....
Adorei seu post...bem completo...
"o rei do baixo consumo".
Parabens pela aventura!

Abs,

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11 Set 2007 19:36 #3 por Liandro
Respondido por Liandro no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
Fala Elio! São e salvo??!!

Cara, parabéns pelo post!! Como sempre seus comentários são muito úteis.

Espero que não seja nada grave (que lhe tome mtos $$) o ajuste da Gislaine. Lembra de postar aí o desenrolar da história ok?

E no mais, conseguiu alguma foto com a galera do "American choppers"?


Abraço!

Eu só digo uma coisa: - "Eu não digo mais nada."



Atual - Fazer 2008

Anterior - Biz ES 2004

SC

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11 Set 2007 20:35 #4 por lnas90
Respondido por lnas90 no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
kra depoimentos como o seus é q me garantem q a Fazer é a melhor escolha dentre as 250cc.

abraços anciosos pela minha

To querendo comprar minha primeira moto, qual escolho?

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12 Set 2007 04:58 #5 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
Caro Elião_papa estrada_filho.,

Estou chateado com vc. Depois de seu excelente relato da viagem, teremos que pagar mais alto pela renovação de seguro de nossas Fazocas.
Todos aqueles "malacos" que roubavam as Twisters agora vão dar preferencia para as FZ´s.
Assim não dá! Assim não pode!.

Brincadeiras à parte, Elio foi de grande valia o relato da viagem até BSB e isso vai de encontro com o que eu vivêncio no dia a dia de minha Ana Paula.
Parabéns pela empreitada e acho eu que a sua maior recompensa é ter vivênciado um "estive lá, gostei e vou fazer de novo!"

Grande abraço a vc., ao Edu e ao Luciano que participaram desta grande aventura.

Agora... é lavar as motocas e se preparar pra a próxima.


A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



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12 Set 2007 05:22 #6 por Last_Warrior
Cara, se vc quer um freio decente na Fazer obrigatoriamente tem que trocar o fluído dianteiro por um DOT 4, fiz isso na minha e ficou perfeito. Fica muito mais sensível, sem risco de travar. Como se vc soubesse exatamente o quanto está freando.

Abraços

Marcio Gregolin

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12 Set 2007 09:49 #7 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
BOA DICA, Last Warrior!!! Vou testar na revisão de 10.000km!


Abraços dot4,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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12 Set 2007 12:48 #8 por kuila
Respondido por kuila no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
parabéns elião!



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

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12 Set 2007 12:56 #9 por It's Hardcore!
Éhh...sempre aparece alguma manchinha no currículo (= manutenção)tentanto estragar a festa.


Ninguém é perfeito.


Parabéns pela aventura.

Abraços!

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12 Set 2007 13:12 #10 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
Não vi, infelizmente não pude ir , não tô dizendo que aconteceu com o Elio, mas... o fato do retentor da bengala ter estourado tá sugerindo que ele pegou alguma cratera ou subiu em alguma guia no passado e o problema ficou meio que escondido.
Ao usar a moto por longo período o óleo da bengala esquentou e afinou resultando numa perda maior.
Entendo que seria uma consequência de fadiga (alta temperatura) + retentor com problema (ou por defeito ou por colisão com buraco.) que ocasionou a perda de óleo.

Mas...como é fato isolado aqui no fórum, podemos considerar que trata-se de uma unidade isolada, não um defeito de série.

No mais... tô mandando a Ana Paula de volta para a concessionária pois os "manés" montaram o conjunto de freio traseiro que nem os (0) deles e esta fazendo "aquele" barulho de peça solta que todos reclamam das Fazer´s. Só que nóis é que temos que andar e fazer teste de graça para descobrir.

Que sáco.!

Abraço à todos!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



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12 Set 2007 14:26 #11 por Cirew-25LAPA-RJ
otima esplanaçao parabens


consegui ler tudo kkkk

Ex- Fazer azul 07 'Viagra' (snif...) AGORA --->> BANDIT 600 preta & Ybr preta 04-05 'Guerreirra' DEUS obrigado...

Nunca desista do seu sonho, ele pode estar na proxima padaria...

AUDAZES MG-RJ

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12 Set 2007 14:33 #12 por eroliveiras
Respondido por eroliveiras no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
parabens Élio e obrigado pelas informações.

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

____________

Praia Grande - SP

peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari

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12 Set 2007 16:49 #13 por marcus-alencar
Po Élio teu post deu gostinho de quero mais, rs
Eu acho que tu querendo trabalhar pro tite como colaborador do motonline. rs

Vc já fez o blog da viagem?

Velocípede;

bicileta;

mobilete;

DT 180;

CB 450;

Intruder 125;

Lander.

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12 Set 2007 21:52 #14 por jahlikebike

Last_Warrior escreveu: Cara, se vc quer um freio decente na Fazer obrigatoriamente tem que trocar o fluído dianteiro por um DOT 4, fiz isso na minha e ficou perfeito. Fica muito mais sensível, sem risco de travar. Como se vc soubesse exatamente o quanto está freando.

Abraços


Qual fluido vem normalmente nas motos?
Po, essa dica vale ouro...
Vlw

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13 Set 2007 07:05 #15 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Fazer Gislaine®: 2540km depois!
Obrigado pelas considerações, amigos.


O defeito da bengala não veio de buracos nem pancadas, foi problema de fabricação mesmo. Tanto que apresentou o sintoma NA IDA, quando as estradas ainda eram lisas e tesas...


Isso de modo algum depreciou o tesão que a Gislaine me deixou. Tanto que ela deve voltar da Yamaha em breve tinindo e já estamos organizando mais duas viagens: Curitiba e Rio de Janeiro. Talvez Caldas Novas - GO de novo, em novembro!


Abraços pé e pneus na estrada,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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