Assim como a maioria dos (felizes) propietários de Fazer também sentia muito falta de uma sexta marcha, como pego muita estrada ñ aguentava mais aquela sensação de motor esguelando p manter altas velocidades...como a motoca tem bom torque a solução pareceu óbvia; alongar a relação.
Veja bem, a idéia ñ foi em nenhum momento obter mais velocidade final, e sim manter uma boa velocidade média em rotações mais baixas, buscando economia e maior vida útil do motor, que trabalharia em mais baixos giros. Alem disso a relação da Fazer sempre me pareceu muito curta em todas as marchas, mais parecendo um modelo trail, tanto q veio a lander usando a mesma relação (ok, a coroa é 1 dente maior, mas para compensar o aro que também é 1 polegada maior). Para piorar tem aquele painel...ô bichinho mentiroso, muito otimista o coitado, mostra uma velocidade muito menor do que a real, isso eu notei nas primeiras viagens: a paisagem parecia passar muito devagar para a velocidade mostrada no painel e demorava muito mais p chegar ao meu destino...
Primeiro usei um aparelho de GPS para aferir a velocidade real da motoca, e pasmem, no painel da minha Fazer 100km/h equivaliam a 89km/h reais! Já estava decidido a mudar a relação, pensei logo no mais simples: trocar o pinhão, um dente a mais nessa peça seria uma diferença boa mas...por aqui ñ encontrei a peça. Depois de muita procura consegui uma coroa dois dentes menor (43, dá menos diferença q um pinhão 1 dente maior) e fiz logo a troca, e o resultado foi o seguinte:
Nas primeiras marchas a moto ñ perde praticamente nada naquela arrancadas fortes q ela tem, e dá uma boa sensação de motor mais elástico, dá p esticar mais as marchas, pede menos trocas na cidade, fica mais dentro do estilo street da moto. Agora vamos ao q interessa, desmpenho na estrada....
De GPS em mãos fui testar a alteração e o resultado foi o seguinte: 100km/h no painel = 94km/h reais(no mesmo regime de rotações), bem mais proximo do q o painel mostra, a moto continua mostrando o bom torque mas...as retomadas em quinta marcha ficam um pouquinho mais lentas, mas ñ chega a pedir redução de marcha nas subidas. A velocidade máxima real c a coroa original, registrada pelo GPS, foi 137km/h, na decida, com o motor no limite do contagiros (já cortando), deitado no tanque e sem vento, nas mesmas condições com a coroa nova chegou a 142km/h, mas o motor ñ consegiu chegar à sua rotação máxima. Ficou um pouco mais difícil manter média de 120km/h constantes no painel.
Achei q no geral a moto ficou melhor, com uma tocada mais gostosa, mais proxima do seu estilo, mas viajo sempre só, quando viajei c garupa e bagagem fiquei na dúvida de qual relação seria melhor. Parece realmente q a relação original está bem proxima do limite da força do motor. Quanto ao consumo ñ notei diferença, o motor gira menos porém faz mais força, acho q um compensou o outro, e já ñ acho o painel tão mentiroso,( p quem ñ sabe a velocidade da fazer é medida no motor ou câmbio, ñ sei, e não na roda). Ah sim, quando a coroa foi trocada foi necessário diminuir um elo na corrente, custou 37,00 a coroa mais 10,00 de mão de obra.
Abraços.