FAZER - Câmbio entra no NEUTRO e não sai

08 Jun 2007 08:58 #1 por Pereira
Fala Pessoal. Muito bacana o fórum, parabéns a todos pela forma amistosa e competente que trocam idéias e tiram dúvidas.

Comprei minha Fazer faz 1 semana, ta com meros 100Km. Logo no segundo dia que comprei, quando ainda estava com menos de 20Km, parando em uma preferencial, fui reduzindo as marchas quando ela derepente entrou no NEUTRO. Rapaziada, não saía do neutro nem a pau. Bem, desliguei a moto, liguei de novo, as marchas entraram normalmente e não ocorreu mais naquele dia.

No dia seguinte, levei na concessionária e relaei o problema ao mecânico ... o cara disse: "tem certeza que nao foi falta de manha tua" ... bem, deixa pra lá. O cara disse que minha embreagem estava baixa demais e subiu. Depois disso o problema voltou mais 3 vezes, sendo que as vezes o câmbio, em vez de parar no NEUTRO, para na segunda marcha. Desligo e ligo de volta, funciona.

Alguém saberia como me orientar? Não quero levar ela novamente para aquele gênio da concessionária sem ter algum subsídio para debater com ele.

Um abraço e desde já muito obrigado.

OBS.: Fora esse minúsculo probleminha, a motoka é animal, melhor aquisição que fiz nos últimos tempos. To satisfeitasso e recomendo.

Pereira

FAZER 07/07 Preta ( Mosca™ )

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2007 12:03 #2 por leio
Pereira, isso não é normal mesmo.
Se você tem mesmo certeza de que não é falta de manha, peça ao mecânico da concessionária para dar uma volta e veja se o problema vai aparecer com ele também.

Já experimentou, quando dá esse problema, debrear e soltar a embreagem algumas vezes, com o motor ligado, e tentar novamente trocar as marchas?

Abraço

Leando Leal

YS250cc Fazer cinza

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2007 14:29 #3 por plosch
Caro Pereira,


o mais provável mesmo é que seja "falta de manha" sua...


Este tipo de acontecimento é relativamente comum em algumas motocicletas, devido ao sistema de embreagem nunca se desacoplar totalmente. E sim, o câmbio da Fazer/Lander são realmente um pouco duros.


Isto também acontece comigo com alguma frequência, e o macete, neste caso específico, é soltar a embreagem e voltar a apertá-la, para aí sim, tentar o engate novamente.


Este fenômeno normalmente acontece porque temos a tendência de acoplar as marchas com um pouco de delicadeza demais, fazendo com que a marcha "flutue" e não se acople totalmente.


Nestes meus 23 anos de experiências motociclísticas, aprendi uma coisa: Moto não quebra sem mais nem menos. São veículos muito robustos e aceitam uma utilização sem muitas frescuras. Basta usar o bem senso que a motocicleta irá durar por muitos e muitos anos de bons serviços, enquanto você só terá alegrias.


Não tenha muita pena da bichinha... Mostre a ela quem manda!


Um abraço,


Peter

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2007 17:39 #4 por Pereira
Muitíssimo obrigado pelas orientações Leio e Peter.

Vou tentar fazer o esquema da embreagem ... o problema é quando trava na segunda. A boa notícia é que hoje andei uns 50 km na cidade e a danada não fez nenhuma vez. Talvez fosse falta de manha mesmo ou então, como é muito nova, as peças estão começando a entrar nos eixos na mesma proporção que eu estou me habituando com a moto.

Mais uma vez muito obrigado.

Um saudoso abraço
Pereira

Pereira

FAZER 07/07 Preta ( Mosca™ )

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2007 18:17 #5 por elio_filho
Pereira?


Andei lendo que algumas FAZER não foram devidamente reguladas na concessionária.


Esse "defeito" da sua é comum, mas basta voltar onde vc comprou que o mecânico regula a empreagem, provavelmente está muito justa.


Tranquilo, depois vc posta se resolveu ou não.


Abraços de barriga verde,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2007 07:28 #6 por Pereira
Olá Elio

Eu voltei na concessionária e o mecânico disse que a embreagem estava muito baixa e levantou. O problema persistiu.

Seguindo os conselhos do Peter e do Leio, comecei a trocar as marchas sem muita delicadeza, e de fato as marchas entram melhor. Mesmo assim o problema persiste, pelo menos a cada 5 paradas em semáforos o câmbio trava, aí solto um pouco a embreagem e aperto de novo algumas vezes até que dá certo, ela vai pro NEUTRO, e aí sim eu solto a embreagem inteira e aperto de novo e as marchas entram tranquilamente.

Confesso que não gosto de ter de fazer essas coisas em uma moto que tem menos de 200Km rodados.

Vocês acham que pode ser feito alguma coisa na concessionária ou pode ser que com o tempo eu pegue mais manha e a Mosca™ amacie de forma a eliminar o problema?

Abraços

OBS.: Elio, obrigado pelo convite feito em outro tópico. Quando for a SP, o que não é difícil, minha irmã mora aí, quem sabe comemos um peixe-frito e tomamos alguns chopes.

Pereira

FAZER 07/07 Preta ( Mosca™ )

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2007 14:25 #7 por Evandro Frias
Pereira eu tenho uma Titan, e digo a vc o cambio da minha era louco tb, tinha hora que eu engatava segunda e ela pulava para o neutro, as vezes não conseguia acha o neutro, a primeira era ruim de entrar, hj ela está com 4500km e as vezes ainda da umas coisas doidas no cambio. Quando vc vai reduzir as marchas vc reduz e solta a embreagem ou vc reduz tudo de uma vez??? Experimenta reduzir e dar uma pequena acelerada para a marcha entrar melhor, ok abraços!!!

Moto Atual: Titan 150 06 Prata - Codinome Carlota :D



Mococa - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 09:40 #8 por elio_filho
Pereira, o convite está de pé. Mas venha DE MOTO, ok?


Quanto ao problema do câmbio, esse sintoma da sua é igual da minha, essa coisa das marchas não reduzirem e precisar soltar um pouco a embreagem... mas acho que deve ser devido ao câmbio estar muito justo, muito novo.


O que aprendi que quase zerou esse problema foi ir reduzindo as marchas com a moto ainda EM MOVIMENTO, daí não tive mais problemas...


Abraços curiosos,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 10:21 #9 por _AL_
Bom, isto daí que o Élio falou me atentou para algo. Pereira, por um acaso você não espera parar no semáforo para depois voltar todas as marchas não, né ? Câmbio de moto é sequencial, o que significa que você tem que ir reduzindo de acordo com a redução da velocidade. Se parar a moto em 4a. marcha, por exemplo, vai ter que ficar empurrando ela para frente e para tráz intercalando com soltar um pouco a embreagem para voltar todas as marchas. Isto é normal. Mas digaí, o problema não é por causa disto não né ? Ou é ?





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 13:28 #10 por Pereira
No começo, logo que comprei, estava fazendo isso, de reduzir parado, pois saí de uma burgman automatica e peguei a Mosca™. Realmente ela fazia mais. De uns dias pra cá tenho reduzido as marchas, soltando totalmente a embreagem, quando vou me aproximando de locais que tenho que parar, semaforos, preferencias etc ... o problema realmente desaparece. Mas em qualquer situação em que isso não é possível, como algo inesperado em uma distância curta, em que tenho que frear e reduzir mais de uma marcha, pronto, la vai ela pro NEUTRO e fica la a danada. Mas é só fazer o esquema da embreagem que entra de novo. Vamos ver se com o tempo diminui, to me adaptando.

O que notei de uns dois dias pra cá, agora que estou reduzindo as marchas antes de parar, é que logo que reduzo, o primeiro giro que entra na moto na marcha reduzida, eu sinto um "arranhão", uma raspada de som mais grave, não saberia dizer se é em baixo do banco ou no motor. Nada preocupante, mas é só no primeiro giro, dura 1 segundo, com o giro mais alto, e logo que o giro começa a baixar o barulho desaparece.

Sabem o que pode ser?

Abraços

Obrigado pelas respostas rapaziada.

Pereira

FAZER 07/07 Preta ( Mosca™ )

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 14:01 #11 por kuila
acredito que depois da revisão melhora.

a yes de meu irmão veio exatamente assim e está melhorando gradativamente.

incluindo as outras dicas também não custa nada dar uma olhada no nível do óleo só pra ter certeza.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 14:12 #12 por _AL_
Pereira, com relação à este arranhão, experimenta o seguinte, quando você for reduzir marcha ao diminuir a velocidade, ao puchar a embreagem e antes de cambiar, dá uma puchadinha rápida no acelerador só para ela subir um pouco o giro, tipo como se você quizesse adivinhar o giro em que ela estaria se já estivesse na marcha mais baixa e jogasse o motor nele antes de voltar a marcha. Parecido com o que motorista de caminhão faz quando vai cambiar, dá um pouco de giro no motor antes da redução. Tenta isso e depois me avisa se o arranhadinho sumiu.


Mas veja bem, é só um totó no acelerador, não é fazer ela cortar giro na alta não, heim ?!?!?!





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2007 15:36 #13 por Jujuba
Pereira, tenta isto que o AL falou, sobre dar uma "aceleradinha" antes de fazer reduções. Esta acelerada serve para a rotação do motor ficar na mesma do cambio e assim entrar macia a marcha, sem trancos, evitando assim até desgastes prematuros dos componentes do cambio. Quando aprendi andar de moto, fazia tudo isto que vc citou, como deixar para reduzir quando estivesse parado já, não dava o "tempo" certo para as reduções que são aquelas aceleradinhas, mas com a prática fica tudo automático, vc faz isto sem pensar.


Lembre-se: quando vc estiver se aproximando no farol, lombada ou estiver parando por qualquer outro motivo, vc vai fazendo as reduções de marchas de maneira gradativa, por exemplo, de 5ª para 4ª vc de maneira simultânea embrea e dá uma aceleradinha breve e reduz a marcha e assim sucessivamente na sequência de reduções. Vai entrar limpo as marchas, sem encavalar, sem trancos e vc vai se sentir o "Dani Pedrosa" da MotoGP!!


Depois a gente se ensina a fazer "contra-esterço" tb, que vai ser um divisor de águas em seu modo de pilotagem na curvas e até mesmo em retas.
Jujuba39248,7771875

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2007 05:54 #14 por Evandro Frias
Opa até eu quero aprender esse contra-esterço, mas confesso que tenho um pouco de medo ainda !!!!

Moto Atual: Titan 150 06 Prata - Codinome Carlota :D



Mococa - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2007 09:19 #15 por HelderBindewald
kkkkk.... Com a twister é o contrário, se parar com a marcha engata não tem cristo que acha o neutro!! Mas é isso ai mesmo, por 10 mil dinheiros este é o produto oferecido. Nem perde tempo com garantia que vc só vai se aborrecer!!! É como disse o Plosch, com moto não tem que ter muita carinho não, chega a porrada que funciona....

DEVAGAR NA CURVA QUE DE MOTOCA O PARA-CHOQUES É A SUA CARA!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos