Ducati lança nova 1199 Panigale com motor de 195 cv
Propulsor da esportiva é o 2 cilindros mais potente já fabricado.
Motocicleta é a primeira novidade do Salão de Milão 2011.
A Ducati apresentou nesta segunda-feira (7), em Milão, na Itália, a nova 1199 Panigale. De acordo com a marca, a esportiva é a moto em produção de larga escala com melhores relações peso-potência e torque-potência do mundo, com peso a seco de 164 kg. O motor Superquadro de 2 cilindros e 1199 cm³ é capaz de alcançar a potência máxima de 195 cv.
“O novo motor Superquadro é o bicilíndrico mais potente já produzido e representa um novo conceito de integração entre motor e chassi”, disse Claudio Domenicalli, diretor geral da Ducati. Para controlar toda esta força, a Ducati equipou a Panigale com diversos recurso eletrônicos .A esportiva possui ABS de competição, controle de tração, suspensões com ajustes eletrônicos, acelerador eletrônico, controle de freio motor e quick-shift — sistema que otimiza as trocas de marchas. Seu chassi é do tipo monocoque e diversos componentes da Panigale são derivados das motos de competição da Ducati.A esportiva chega às lojas europeias no início de 2012 e apresentará três versões: 1199 Panigale, 1199 Panigale S (versão mais esportiva) e 1199 Panigale S Tricolori (com coloração especial). Em relação ao visual, a Panigale inicia uma nova linha entre as esportiva da marca italiana. Seu farol dianteiro segue os conceitos apresentado na Multistrada 1200, a trail de alta cilindrada da marca.
Salão de Milão
A Ducati mostrará a Panigale e outras novidades na 69º edição do Salão de Milão, que ocorre de 10 a 13 de novembro na Itália.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
E o chassi realmente não é mais treliça. Agora é monocoque, tecnologia empregada nos automóveis. A seção central abriga a caixa de ar e ele sege até a rabeta. Uma estrutura completamente nova para as motos e mantendo o motor como estrutura. Absolutamente fantástico.
Vale também colocar aqui que o peso dessa em ordem de marcha é de 188kg. Em ordem de marcha é o peso da moto com todos os fluidos. Ou seja, pegando o desenvolvimento do novo motor e as novas soluções (a versão top tem ajuste eletrônico da suspensão), é uma moto que demonstra o estado da arte da engenharia italiana. Pelo menos pra mim não existe mais dúvida: É uma DUCATI e ponto. Nem vou entrar no mérito do design pq a japonesada sempre foi lá na itália buscar solução pra isso (CB1000F, por exemplo).
Agora, uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi o painel. Num dos vídeos do site tem. Já implementa a tecnologia TFT (tecnologia dos monitores LCD e celulareS) que permite a criação livre de imagens na tela. Inclusive dependendo do modo de pilotagem selecionado, ela tem um layout diferente. Sem comentários... Só não fazem touch por questões óbvias de segurança.