titan 2012 mix, ajuda!

23 Maio 2014 20:44 #1 por crissqr6
Amigos estou com um probleminha na minha motoca. Coloquei 2 piscas de led na traseira da moto pra mais fácil visualização por parte dos motoristas( tipo da titan 2014) retirei as lampadas originais e nos fios dela liguei os piscas eles acenderam e tal mas não piscavam ficavam só acesos. Fui numa oficininha perto de casa e trocaram o relé, não resolveu muito, até pisca, mas muito lento (nem perto do ritmo ideal).Alguem já tentou fazer algo assim? Ou derrepente alguem que entenda de elétrica poderia dar uma ajuda? Agradeço qualquer ajuda, o modelo da motoca é uma titan 150 mix 2012 injetada. obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 11:56 #2 por Locoso
Respondido por Locoso no tópico titan 2012 mix, ajuda!
crissqr6, bom dia!

Olha, o teu problema é simples de explicar, mas um pouco delicado de resolver, saca só:

Causa:

O trabalho do relé é desligar a lampada quando chega a usar uma certa potência (mais ou menos assim, estou explicando de um modo bem simples para fácil entendimento :P ) ou seja, de cada lado existem duas lampadas de mais ou menos 15w a 20w cada, o que soma mais ou menos 35w por cada lado, o que faz com que o relé "abra" ao chegar nesta potência!
Só que os leds são simplesmente 1w, depende do tamanho do pisca e de quantos leds tem nele, mas raramente passam os 2w o que soma no máximo 5w por cada lado! :ohmy:, ou seja, nunca chega na potência que o relê precisa para "abrir" o contato para que as lampadas apaguem! :angry:

Solução 1:

Esta, meu caro, é a solução imediata, foi o que eu fiz na minha até chegar os resistores que encomendei no mercado livre, o que leva a solução 2 que explico depois e logo abaixo.
Nesta solução o que você tem a fazer não é nada mais que ligar duas das lampadas que você tirou, junto com os leds, uma para cada lado.
Eu liguei elas junto com os piscas traseiros pois assim as deixei embaixo do banco para que ficassem bem escondidas! :P
O que ocorre é que a energia solicitada será maior, de uns 25w por cada lado, o que fará que o relé abra e faça os leds piscarem, não fica 100% mas já fica bem melhor do que antes.
Se você colocar um relê universal fica melhor ainda, pois a potência necessária para ele abrir é menor do que a do original, e assim os leds piscarão na velocidade correta.

Mas siga um conselho ao realizar esta solução: não deixe as lampadas que ficarão escondidas em cima de nada de borracha ou plástico, pois elas esquentam bastante ao contrario dos leds e poderiam queimar algo ou algum fio e causar um curto! :blink:
Eu as deixei no seu próprio case e isolei com fita isolante.


Solução 2:

Aqui a solução é exatamente a mesma da anterior, mas no lugar de você colocar duas lampadas (uma para cada lado! lembre-se!) você vai utilizar dois resistores de 25w cada (um para cada lado!), o que este resistor faz não é nada mais do que simular a existência de uma lampada de 25w que somando com a potência dos leds chegamos a uns 30w! :evil: ou seja, exatamente o que o relê original precisa para funcionar corretamente!
O bom de se colocar o resistor é que primeiro eles são menores, você pode voltar o seu relê original, não arriscam de queimar como as lampadas e não esquentam, ou seja, é a melhor solução para o seu caso.


Se você quiser posso postar fotos do procedimento, inclusive dos resistores que usei e os links para comprar eles no M.L., ou até fazer um vídeo caso seja necessário, sei quanto é chato este problema e rodei bastante para resolver-lo, então entendo perfeitamente o que estás passando, por isso que me faço disponível para ajudar no que me for possível.

Em horário comercial não posso postar fotos ou responder rapidamente por causa do trampo, mas em casa posso responder tranquilamente e neste próximo fim de semana posso fazer um vídeo tranquilamente pois vou desmontar a magrela pra pintar o escape e umas carenagens e pretendo gravar isto também.

Abraço parceiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 12:54 #3 por Catelan
Respondido por Catelan no tópico titan 2012 mix, ajuda!
Agora eu pergunto vale a pena tanto trabalho para isso???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 13:17 #4 por Locoso
Respondido por Locoso no tópico titan 2012 mix, ajuda!

Catelan escreveu: Agora eu pergunto vale a pena tanto trabalho para isso???


Eaê Catelan, beleza?

Olha, vale sim, até porque não é tanto trabalho não, é só ligar quatro fios e nada mais, é que expliquei beeeemm detalhadamente e aí pareceu que fosse muito trabalho, mas posso te garantir que é bem suave, e dá uma ótima estética para a motoca :silly:

podes ver no vídeo que coloquei da minha magrela no youtube, ali mostro bem as setas led que coloquei, se como aqui não tenho acesso ao youtube, vou colocar o link de um post que já tem o vídeo.

e esse fim de semana que vem faço um mais detalhado.

comunidade.motonline.com.br/forum/motos-...x-motard-125-cc.html

P.S.: existe também uma terceira solução porém mais complicada de achar a peça, seria trocar o relé original para um relê de led, mas é meio mosca branca pra se encontrar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 13:46 - 26 Maio 2014 13:50 #5 por GhostHunter
Respondido por GhostHunter no tópico titan 2012 mix, ajuda!

Locoso escreveu:



Aproveitar o tópico porque desde que comprei a minha quero fazer isso...

Pelo o que eu entendi precisa atingir os 25w, isso não pode ser feito aumentando a quantidade de leds? usar tipo uma fita de led?

Uma dessa, só que menor?


EDIT: já vi umas folhas dessas que são quadradas e com bastante leds quadrados e bem pequenos, não funcionaria?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2014 21:44 #6 por Locoso
Respondido por Locoso no tópico titan 2012 mix, ajuda!

GhostHunter escreveu:

Locoso escreveu:



Aproveitar o tópico porque desde que comprei a minha quero fazer isso...

Pelo o que eu entendi precisa atingir os 25w, isso não pode ser feito aumentando a quantidade de leds? usar tipo uma fita de led?

Uma dessa, só que menor?


EDIT: já vi umas folhas dessas que são quadradas e com bastante leds quadrados e bem pequenos, não funcionaria?


Olá GhostHunter, beleza?

Nesse caso ai parceiro o que você vai precisar é de um capacitor e não de um resistor, o que falamos acima, da solução para o pisca é que o resistor vai simular uma potência mais alta que a dos leds para assim fazer o relê "abrir", nesse teu caso, os leds vão ficar acesos direto, se você ligar direto no 12V os leds vão queimar independente da quantidade, o capacitor faz exatamente este trabalho, ele funciona como se fosse um filtro, recebendo os 12V e liberando só o que for necessário para a quantidade de leds que você quer colocar.
Para isso você vai ter que ir em alguma casa de eletrônica com a fita e mostrar quantos são os leds para comprar o capacitor correto para que eles acendam.
Mas vários casos que já vi, normalmente quando se compra uma fita destas ela já vem com capacitores embutidos, são coisinhas minúsculas que te fazem poder ligar a fita diretamente no 12V e não arriscar de queimar-las.
Não sou muito entendido nesta parte de eletrônica, mas creio que nesta fita da foto ela já tenha os capacitores, estes quadradinhos pretos entre um led e outro, mas repito, posso estar enganado, a melhor coisa a se fazer é perguntar quando for comprar a fita, pra saber se pode ligar em 12V diretamente.

Agora, se a sua intenção for colocar uma fita destas para piscar como se fosse o próprio pisca da moto, ai sim, vais precisar de um resistor, mas só em caso de colocar só a fita, sem os piscas da moto.

Abraços parceiros, contem comigo para o que precisarem :P
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: GhostHunter

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2014 15:22 #7 por GhostHunter
Respondido por GhostHunter no tópico titan 2012 mix, ajuda!

Locoso escreveu:



Vlw mano, agora deu pra ter uma noção, vou tentar assim que possível!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2014 13:31 - 29 Maio 2014 13:34 #8 por Locoso
Respondido por Locoso no tópico titan 2012 mix, ajuda!
Boa tarde galera,

Em visto de algumas dúvidas, brinquei um pouco aqui com o paint brush, coisa que não fazia a decadas :silly: e bolei uns esquemas para explicar, tanto as duas soluções que aconselhei ao crissqr6 para resolver seu problema, quanto explicando mais ou menos a diferença entre resistor e capacitor, solicitação do GhostHunter.


@ crissqr6:

As duas soluções:




@ GhostHunter:

Diferença entre capacitor e resistor:




Tentei explicar da maneira mais simples possível e usando do meu pouco conhecimento nesta área, sei que é assim só porque precisei aprender pois passei pelos mesmos problemas.

Pessoal, espero que seja de ajuda essa guia, mas ainda assim continuo a disposição para ajudar na melhor maneira possível.

@ crissqr6, da um retorno cara, serviu a ajuda? Ficou alguma dúvida? Você abriu o tópico e sumiu... :huh:

De qualquer forma, um forte abraço a todos! :P
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: crissqr6

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2014 21:14 #9 por crissqr6
Respondido por crissqr6 no tópico titan 2012 mix, ajuda!
Amigos muitíssimo obrigado pela ajuda, antes de fazer tentei trocar o relé por uma de biss e deu certo. Mas graças á explicação de vcs tive uma ideia do que fazer!! Muito obrigado pela ajuda Locoso.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.120 segundos