Patrão,
O Bitenca poderia te responder melhor do que eu, mas vamos lá:
Em 1º lugar, é absolutamente errado dizer que uma moto (ou qualquer veículo) tem X "cilindradas". Isso porque "cilindrada não é uma medida e sim uma GRANDEZA. Seria como dizer que de São Paulo ao Rio de Janeiro tivesse 400 distâncias!!!!
Na verdade uma motor de combustão interne tem 1.000 cc (centimetros cúbicos) de cilindrada, ou 1.0 litros de cilindrada, ou ainda 61 polegadas cúbicas de cilindrada. (vc que gosta tanto dos opalas deve se lembrar do bom e velho motor 250S. Isso porque ele tinha 250 polegadas cúbicas de cilindrada, ou 4,1 litros ou ainda 4.100 cc de cilindrada)
Quanto ao Diametro X curso, é exatamente isso mesmo, ou seja é diametro do pistão e seu curso. Isso serve para cacular a "cilindrada" do motor, pois o desenho que que o pistão descreve do seu PMS ao seu PMI é um cubo e para calcularmos o volume de um cubo necessitamos dessas medidas, sendo sua fórmula Vol= pi x (r)² x altura, onde, pi= 3,14, r = 1/2 diametro e altura = curso.
Taxa de compressão, nada mais é do que a redução do volume de cada cilindro no seu tempo de compressão, ou seja: na sua intruder com tx de compressão de 10:1 os 125 cc de cilindrada que é admitido no tempo da admissão, ficam reduzidos a 12,5 cc ao final do tempo de compressão.
Quanto à potência e torque, essa o Bitenca me dará de lavada, mas vamos lá: essa eu tirei da internat
"
Torque, momento estático, momento de alavanca ou simplesmente momento,
O torque é definido como a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô.
Clica aê :
pt.wikipedia.org/wiki/Torque
potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada. "
Espero ter ajudado!!!!