Números e siglas, o que fazer com eles?

02 Maio 2014 21:42 - 02 Maio 2014 21:46 #1 por Patriarca
São tantos números, siglas e combinações que ficamos perdidos na hora de fazer uma comparação.
Então gostaria de desmistificar algumas informações para uma boa orientação na hora da aquisição de uma motoca.
Por exemplo, qual a diferença (se é que existe) entre Cilindrada e CC (Centímetros cúbicos)?
Diâmetro x Curso seria o quê?
Taxa de compressão.
Potência e Torque, qual a diferença e o que levar em consideração?





"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2014 22:17 #2 por ezenecon
Patrão,

O Bitenca poderia te responder melhor do que eu, mas vamos lá:

Em 1º lugar, é absolutamente errado dizer que uma moto (ou qualquer veículo) tem X "cilindradas". Isso porque "cilindrada não é uma medida e sim uma GRANDEZA. Seria como dizer que de São Paulo ao Rio de Janeiro tivesse 400 distâncias!!!!

Na verdade uma motor de combustão interne tem 1.000 cc (centimetros cúbicos) de cilindrada, ou 1.0 litros de cilindrada, ou ainda 61 polegadas cúbicas de cilindrada. (vc que gosta tanto dos opalas deve se lembrar do bom e velho motor 250S. Isso porque ele tinha 250 polegadas cúbicas de cilindrada, ou 4,1 litros ou ainda 4.100 cc de cilindrada)

Quanto ao Diametro X curso, é exatamente isso mesmo, ou seja é diametro do pistão e seu curso. Isso serve para cacular a "cilindrada" do motor, pois o desenho que que o pistão descreve do seu PMS ao seu PMI é um cubo e para calcularmos o volume de um cubo necessitamos dessas medidas, sendo sua fórmula Vol= pi x (r)² x altura, onde, pi= 3,14, r = 1/2 diametro e altura = curso.

Taxa de compressão, nada mais é do que a redução do volume de cada cilindro no seu tempo de compressão, ou seja: na sua intruder com tx de compressão de 10:1 os 125 cc de cilindrada que é admitido no tempo da admissão, ficam reduzidos a 12,5 cc ao final do tempo de compressão.
Quanto à potência e torque, essa o Bitenca me dará de lavada, mas vamos lá: essa eu tirei da internat

"
Torque, momento estático, momento de alavanca ou simplesmente momento,
O torque é definido como a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô.

Clica aê : pt.wikipedia.org/wiki/Torque

potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada. "

Espero ter ajudado!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, MANDRUVADOIDAO, Catelan

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2014 00:35 #3 por Patriarca
Obrigado Ezenecon.
A idéia é essa mesmo, quanto mais simples a explicação melhor pra eu entender. :P
Como não sou dessa área fica difícil entender mesmo. :) :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2014 06:28 #4 por MANDRUVADOIDAO
Tá aí uma coisa que todo mundo fala viciosamente se entender muito bem.
Ficou simples e interessante a explicação.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2014 16:06 - 05 Maio 2014 16:07 #5 por ezenecon
Agora que sabemos o que são, vamos ver para que servem!!!

CILINDRADA: Mostra o tamanho do motor.

Muitas pessoas acham que demonstra a "força" do motor, mas isso é um equivoco. Motores com a mesma cilindrada teem potencia diferentes, assim como motores de cilindrada (bem) diferentes teem a mesma potência. Ex: uma Intruder 125 tem 11 Hp e uma Cagiva Mito 125 tem 32 Hp ou ainda uma Hornet 600 tem 102 Hp e uma Bandit 1250 tem 98 Hp.

DIÂMETRO X CURSO: Além de servir para calcular a capacidade cúbica do motor, sua relação pode informar algumas características do motor. Isso porque, nesse parâmetro, podemos dividir em 3 categorias: QUADRADO - Diâmetro = Curso; SUPERQUADRADO - Diâmetro > (maior) Curso; e SUBQUADRADO - Diâmetro < (menor) Curso.

Motores SUPERQUADRADOS (diâmetro maior que o curso) favorecem a potencia e desenvolvem rotações maiores enquanto os motores SUBQUADRADOS (diâmetro menor que o curso) favorecem o torque e não atingem altas rotações. Já os motores QUADRADOS são mais equilibrados.

TAXA DE COMPRESSÃO: Via de regra, quanto maior a Taxa de Compressão de um motor, maior é o aproveitamento da energia liberada pela combustão, porém isso fica limitado à capacidade anti-detonante da gasolina. Motores com Taxa de compressão altas necessitam de gasolina de alta octanagem.

POTÊNCIA E TORQUE: Isso vai depender da utilização do motor. Motores de competição de velocidade devem ter sua "potência" maximizada, mesmo que para isso sua faixa de utilização seja bastante restrita, não tendo nenhuma força em rotações baixas nem médias, tendo que se usar muito o cambio para manter a rotação ótima. Por outro lado, uma custom privilegia o conforto e os motores não tem tanta "potência" mas sim um bom torque já nas rotações mais baixas, o que faz que quase não seja necessária trocas de marchas.

Sei que não tenho o conhecimento técnico do Bitenca, mas isso é meu conhecimento de um amador e usuário de motos há 38 anos.

Espero ter ajudado!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2014 16:32 #6 por MANDRUVADOIDAO
Ezanecon, olha só o que recebi por e-mail de uma amigo.

curso-mecanica-motos.f1cf.com.br/

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.102 segundos