alterar transmissão.

06 Dez 2013 12:53 #1 por krlos.eduardo lopes
bom dia.

penso em comprar uma fazer, pra fazer uma viagem de 550 km com garupa.
ando muito na tenere 250 do meu pai e percebo que a 110 ela fica com a rotação muito alta.
então queria saber, se que comprar uma fazer como faço pra colocar uma transmissão que "alongue" mais as marchas? vou ter que adaptar de outra moto? como fazer? vlw

ahh e oque aconteceu com o topico da tenere e da next?

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 13:42 #2 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico alterar transmissão.
Olá Krlos,

Nem sempre o alongamento da relação traz benefícios, muito pelo contrário. No caso de motores pequenos, sua potência máxima é atingida em rotações altas (na Fazer aos 8.500 rpm). Acima ou abaixo disso a potência é bem menor.
Sua relação é calculada para que ela atinja sua velocidade máxima (estimada por uma fórmula que leva em conta a potência do motor, o coeficiente de aerodinâmica e a área frontal da moto, além do seu peso total, com piloto) com o motor em sua potência máxima.

Eu me lembro que os primeiros carros nacionais a sair de fábrica com a 5ª marcha, que eram "over-drive", ou seja, uma sobre marcha, as velocidades máximas atingidos por eles era obtida em 4ª marcha, pois em 5ª o motor não conseguia atingir sua rotação de potência máxima.

No caso da Fazer, sua relação já é muito bem calculada, e andando com garupa, se vc alongar a relação ela ficará chocha, sem força para uma ultrapassagem.

Há uns 2 meses, eu estava voltando de Itapetininga-SP pela rod Castelo Branco e pegamos um vento frontal. Eu estava de Fazer com minha esposa na garupa e a moto chegou a cuspir a 5ª em uma descida!!!. Isso mesmo, tive que reduzir para 4ª em uma descida (suave, mas mesmo assim uma descida) para manter uma velocidade compatível com a estrada e com seu tráfego, isso é, por volta dos 100 km/h no velocímetro.

Já fiz viagens maiores com a minha moto, sempre com a garupatroa e te garanto que sua relação é muito acertada. Eu não alteraria ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 14:53 #3 por krlos.eduardo lopes
Respondido por krlos.eduardo lopes no tópico alterar transmissão.
hum. bom valeu pela dica EZENECON.. qual foi a viagem mais longa que vc ja fez com a fazer com garupa? e como chegou no final? rsrs

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 15:32 #4 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico alterar transmissão.

krlos.eduardo lopes escreveu: hum. bom valeu pela dica EZENECON.. qual foi a viagem mais longa que vc ja fez com a fazer com garupa? e como chegou no final? rsrs


Saindo de São Paulo, almoçamos em Apiaí-SP e pernoitamos em Curitiba-PR, depois ficamos em Lages-SC, de onde saímos para conhecer o Morro da Igreja, a Cachoeira do Véu da Noiva, a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro, onde pegamos uma cerração e não deu para desce-la, voltando a Lages por São Joaquim, Saímos de Lages, descemos a Serra do Rio do Rastro (2 vezes para matar a vontade) em direção a Laguna-SC e pernoitamos em Piçarras-SC, onde na manhã seguinte curtimos uma praia e saímos por volta das 12:00 com destino a Morretes-PR onde almoçamos um belo Barreado e partimos em direção à São Paulo pela Serra da Graciosa, chegando em São Paulo no mesmo dia (ou quase, pois já passava da meia noite).

Foram 5 dias, sendo dois indo, dois vindo e um de passeio pela região. O roteiro foi esse: goo.gl/maps/3g9dq

Saímos de São Paulo em 4 motos, sendo duas Fazer 250, uma Ténéré 250 e uma Bandit 1250, em Curitiba agregamos uma Sahara e em Lages mais uma XT 660 e uma Ninja 250, mas só no passeio pela região, depois o de Curitiba também nos deixou pois tinha compromisso e voltamos para São Paulo os quatro inaugurais.

A última perna foram + de 600 km, passando por balsa, estrada em paralelepípedos e enfrentando a temida Serra do Cafezal, foi a mais complicada, mas como era a última, enfrentamos bem.

Como vc pôde ver, planejamos as trips por volta de 500 km por dia, acho que para uma 250 é o ideal, sem cansar, aproveitando bem a paisagem, pois, se vc percebeu, tirando uns 100 km da Castelo Branco, as outras estradas eram sempre de pista simples, e com muitas curvas, uma delícia!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 16:24 #5 por krlos.eduardo lopes
Respondido por krlos.eduardo lopes no tópico alterar transmissão.
muito legal. haja coluna kkk...
problema é que nessa viagem vou sózinho, mas as estradas daqui de MS são mais tranquilas. vou pegar apenas uns 100 km de BR com transito pesado... ja teve problemas com pneus furados na fazer? desisti da tenere por causa disso...

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 16:45 - 06 Dez 2013 17:03 #6 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico alterar transmissão.

krlos.eduardo lopes escreveu: muito legal. haja coluna kkk...
problema é que nessa viagem vou sózinho, mas as estradas daqui de MS são mais tranquilas. vou pegar apenas uns 100 km de BR com transito pesado... ja teve problemas com pneus furados na fazer? desisti da tenere por causa disso...


Em estradas nunca, mas tive dois problemas sérios com pneus:

Um traseiro cortado e a roda quebrada (está assim até hoje, e uso câmara), por conta de um buraco. Uso uma câmara tipo Trail. E mais recentemente, algo entrou no me pneu traseiro fazendo um "rombo" com quase dois centímetros de diâmetro, e eu não vi o que foi. Estava com minha filha na garupa e foi um tremendo susto. Troquei a câmara e mandei vulcanizar o pneu, pois ele era novinho e eu só pretendo trocar lá por fevereiro, quando estou planejando outra viagem de uns 3000 km rumo ao sul da Bahia.

Sempre tomo o cuidado de não deixar o pneu ficar fino demais. Troco sempre no TWI. Isso ajuda muito. Outra coisa que realmente funciona é a "vacina" de pneu, pois mesmo que um objeto perfure o pneu, ele não vaza ou vaza muito devagar, porém tem limite para o diâmetro da perfuração (acho que é 8mm para pneu sem câmara).

Tive também uma sério na Dianteiro, mas foi defeito e foi trocado em garantia, mesmo depois de já ter rodado com ele + de 15 mil km.

Pneu sem câmara é sempre muito melhor. Já estou pesquisando para consertar a roda da minha, ou até a troca por uma nova!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 22:50 #7 por krlos.eduardo lopes
Respondido por krlos.eduardo lopes no tópico alterar transmissão.
pois é. ja to de saco cheio de cameras. essa da vacina eu ja to entendido... mas num pneu com camera não fara muito efeito. como vc organizou a bagagem na fazer?

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 22:58 #8 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico alterar transmissão.
Se for viajar muito com a moto, o ideal seria optar por uma Comet/Mirage que também são 250cc, mas que por serem bicilíndricas e terem duplo comando de válvulas, se comportam muito melhor na estrada. Dizem que tem bem mais fôlego do que Fazer/Twister em velocidades de cruzeiro.

Mas foi o que o Ezenecom disse: o alto giro é característica das Fazer/Ténére em estradas. São motos muito robustas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Dez 2013 08:47 #9 por krlos.eduardo lopes
Respondido por krlos.eduardo lopes no tópico alterar transmissão.

Berlim escreveu: Se for viajar muito com a moto, o ideal seria optar por uma Comet/Mirage que também são 250cc, mas que por serem bicilíndricas e terem duplo comando de válvulas, se comportam muito melhor na estrada. Dizem que tem bem mais fôlego do que Fazer/Twister em velocidades de cruzeiro.

Mas foi o que o Ezenecom disse: o alto giro é característica das Fazer/Ténére em estradas. São motos muito robustas.




ja pensei nisso tbm berlim. Mas só pretendo viajar pra cidades de interior onde ninguem sabe o que é kasinski ... ai vamos supor que ela inventa de dar um problema? ai ja vou ter que ficar por la mesmo kkkk

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2013 14:45 #10 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico alterar transmissão.

krlos.eduardo lopes escreveu: pois é. ja to de saco cheio de cameras. essa da vacina eu ja to entendido... mas num pneu com camera não fara muito efeito. como vc organizou a bagagem na fazer?


A vacina funciona também com câmara, porém o furo só pede ter 4mm no máximo, além disso, não dá mais conserto com aquele remendo a frio, só se vulcanizar, pois aquela meleca escapa pelo furo e não deixa o remendo a frio se fixar. Mas ele atua no sentido de não vazar rápido, e em uma estrada é muito útil. Quanto às bagagens, eu usei um baú de 46 litros e dois alforjes com uns 30 litros cada. As roupas e utensílios pessoais, eu pus no alforje, dentro de três sacos de lixo bem amarrados para não molhar. Como eu e minha garupatroa levamos +- as mesmas coisas, ficou bem distribuído o peso e deixei o baú para as tranqueiras, como: kit de limpeza de vizeira, fixadores p/carreta( no caso de uma quebra e ter que colocar a moto numa pick-up, ou para reboque), cj. impermeável, óleo da corrente, etc. etc. etc.

Ao contrário do que disse o amigo Berlim, para viagens eu não iria de Comet, pois a posição de pilotagem é muito cansativa. Numa Mirage já é diferente, realmente ela é melhor na estrada, porém eu não sou fã de Custom.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos