Duvida sobre milímetros de pistão.

26 Nov 2013 22:48 #1 por marilia.vera
aqui em campo grande ms, os maloqueiros ficam falando que vão colocar um pistão de 3 mm, 4 mm, que a fan vai dar 140 coisa e tals. mas quando pergunto oque isso significa eles não sabem esplicar rsrsr... e confesso que não conheço essa teoria., alguem poderia me explicar e dizer se funciona mesmo... valeu

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26 Nov 2013 23:59 - 27 Nov 2013 00:20 #2 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Duvida sobre milímetros de pistão.

marilia.vera escreveu: aqui em campo grande ms, os maloqueiros ficam falando que vão colocar um pistão de 3 mm, 4 mm, que a fan vai dar 140 coisa e tals. mas quando pergunto oque isso significa eles não sabem esplicar rsrsr... e confesso que não conheço essa teoria., alguem poderia me explicar e dizer se funciona mesmo... valeu


Marília, o pistão é a peça que pressiona a mistura ar/combustível dentro do cilindro, o que ocasiona a potência do motor. Eles provavelmente estão falando em aumentar a medida do diâmetro do pistão em 3 ou 4 mm. Se o motor original tiver 150cc, estas medidas fariam o motor chegar perto das 170cc e a potência ficaria próxima dos 16 ou 17 hp. Mas geralmente não garante um ganho significativo em torque.

A maneira correta de fazer isto, é também trocar a biela por uma mais forte e às vezes até o virabrequim, para suportarem a maior potência do motor. O lado ruim, é que isto tudo fica caro, então as pessoas apenas aumentam o tamanho do pistão e do cilindro, o que acaba deixando o motor com uma vida útil menor.

Na imagem abaixo você pode ver como funciona um motor a 4 tempos:

- As duas peças no topo do motor são as válvulas que controlam a entrada da mistura ar/combustível no cilindro;
- Logo abaixo está o pistão que pressiona a mistura ar/combustível que quando explode o empurra para baixo novamente.
- O pistão é ligado na biela que por sua vez é conectada ao virabrequim, a peça branca em meia-lua girando na parte de baixo.

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27 Nov 2013 06:32 #3 por MANDRUVADOIDAO
Já fiz isso em uma TWISTER 2003.
Consegui chegar aos 180 no velocímetro.
Hoje não faria.
A moto andou mais, o consumo foi "muito"mais e o motor durou muito muito menos.
Quando senti que ia dar zica passei pra frente. :whistle: :whistle: :whistle:
Por isso não faria isso de novo.
Hoje a cabeça é outra. ;)

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

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27 Nov 2013 09:45 #4 por Atsuki
Respondido por Atsuki no tópico Duvida sobre milímetros de pistão.
Não conhecia essa 'técnica', mas também não a faria.

Boa Explicação Berlim.

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06 Dez 2013 23:26 #5 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Duvida sobre milímetros de pistão.

Atsuki escreveu: Não conhecia essa 'técnica', mas também não a faria.

Boa Explicação Berlim.


Pois sim Atsuki,

Esta técnica é muito utilizada pelos fabricantes. Aqui no Brasil, a Honda já "aumentou" os cilíndros de vários modelos para ganhar mais torque, como foi o caso das CB 400 que ganharam mais 50cc, das Titan que ganharam mais 25cc, e mais atualmente as Twister/Tornado que ganharam mais 50cc e viraram CB300/XRE. Claro que os fabricantes sempre seguem a engenharia correta para "aumentar" os motores para que fiquem tão confiáveis quanto os originais.

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