Comportamento estranho do freio a disco dianteiro

21 Set 2013 16:40 #1 por RayBurn
Olá pessoal, tenho minha primeira moto, está com 1700km apenas, mas quando comprei, nem emplacada estava, confiei em emprestar a moto para um amigo "mais inexperiente", e a moto caiu, na hora, percebi que a moto ficou agarrando um pouco a frente, já levei na concessionária, mas não acharam nada estranho.

Apesar da impressão de estar agarrando ter sumido, estou achando estranho o comportamento do freio a disco da frente. Quando saio para ir ao trabalho a primeira freada faz um chiado de metal raspando, e pelos testes que eu fiz, o freio fica muito ruim nessa hora, quanto mais eu aperto o manete mais barulho faz e percebe-se que a moto não para como deveria. Após dar uma rodada o barulho nas freadas some, e fazendo o mesmo teste em seguida, o freio fica normal, cheguei até travar a roda... em fim...

O que pode estar acontecendo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2014 17:14 #2 por Correa
Olá,
Seria interessante saber mais alguns detalhes sobre sua moto, como marca, modelo, se dorme no tempo, se passa por beira de praia, se tem animais em casa (cães e gatos).
Digo isso por alguns fatores influenciarem no material do disco, seus componentes e consequentemente nas frenagens.
Hoje os discos são feitos de material mais mole e as pastilhas de material mais duro, o contrário de tempos atrás.
Durante apenas uma noite pode haver a oxidação do disco, prejudicando as primeiras frenagens, até que o mesmo seja limpos pela ação das pastilhas. Acho que esta seja a razão do que você vem notando.
Animais também podem provocar isso urinando no disco, mas o chiado duraria pouco e o freio deslizaria, demorando a frear em virtude da gordura existente na urina.
Devido a diferença de material o tempo de oxidação pode variar muito de modelo de moto para outro.
A maresia acelera muito o tempo de oxidação do material, causando o sintoma que você descreveu nas primeiras frenagens.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.177 segundos