Bateria, determinando se está ruim

20 Mar 2013 22:23 #1 por lee_shaoram
Fiz muitos testes e vou passar para vocês para me ajudarem na análise.

Primeiramente, assim que fui ligar a moto o start não funcinava 100%, ficava meio sem força. Conferi a voltagem da bateria e estava 11.5V

Dei um tranco e liguei ela.
A bateria esta carregando. Acompanhei com um multímetro ela em marcha lenta e vi chegar até 13v, mas não passava de 13v, inclusive quando chegava em 13v ele caia um pouco até 12,7 e voltava a subir até 13v.

Quando eu desliguei a moto a tensão começou a cair de maneira meio rápida foi reduzindo a velocidade de queda gradualmente. parou perto de 11,5v

Lembro que todos esses testes foram feitos sem o farol ligado.

Depois eu fiz os testes com o farol ligado.

Simplesmente na marcha lenta ele não conseguia carregar enquanto o farol estava ligado. Ficava sempre na voltagem que estava quando o farol foi ligado.

Obs.: quando fui conferir o nível da água antes do teste, vi que o ex-dono tinha enchido até a tampa. Derramei até o nível limite que informa na bateria. Esperei 30minutos para que tudo se equillibrasse.
Obs2.: antes dos testes serem feitos eu limpei mais ou menos os contatos (apenas com a chave de fenda) removendo a zinabre que havia.

Estou receoso de comprar uma bateria nova e não resolver o dinheiro (e acabar gastando R$ 130 a toa).

O que acham, a bateria está ruim ou pode ser outra coisa?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Mar 2013 22:26 #2 por Patriarca
Qual a moto mesmo?
Só para constar algumas motos, se não a maioria, não carrega na marcha lenta, tem que andar com ela para carregar.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 08:42 #3 por lee_shaoram

Patriarca escreveu: Qual a moto mesmo?
Só para constar algumas motos, se não a maioria, não carrega na marcha lenta, tem que andar com ela para carregar.


É uma Cruise 2 da Kasinski. Eu li bastante sobre isso e descobri que a rotação pico e carregamento é de 3k. A Marcha lenta dela é 1k5.

Eu tenho certeza que ela estava carregando pois eu estava com o multímetro ligado o tempo todo na bateria. Mas é claro que quando eu almentava a rotação a velocidade de carregamento aumentava, de 10mV/s passou para 30mV/s.

O que está me intrigando é que dizem que uma bateria boa tem que estar com 13,8V, mas a minha nem carregando chega a isso, por isso que estou achando que é a bateria que está ruim...

E ai?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 14:09 #4 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Bateria, determinando se está ruim
Lee,

Normalmente a tensão de carga dos alternadores varia de 13,5 a 14V.
Se ao ligar e manter acelerada nos 3k rpm, como você diz ter feito, essa tensão (~13,8V) é alcançada, então teoricamente o seu alternador está conseguindo carregar a bateria.

Ao desligar a moto, será normal uma queda na tensão da bateria, até que ela atinja o equilibrio. continue com o multímetro conectado, se a queda de tensão for continua, então provavelmente a bateria esteja com problema.

Mais uma coisa, quanto tempo tem sua bateria ? baterias tem vida útil estimada em 2 anos, sim, algumas (poucas e boas ($$)) passam deste tempo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 16:16 #5 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Bateria, determinando se está ruim
Nem carro e nem motos, carregam baterias em marcha lenta.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 21:52 - 22 Mar 2013 13:26 #6 por lee_shaoram

Jean_SP escreveu: Nem carro e nem motos, carregam baterias em marcha lenta.


Tudo bem, Jean? Obrigado pela resposta, mas a minha carrega. Eu nunca tive carro ou outra moto por isso não posso dizer quanto às outras, mas a minha eu tenho certeza que estava carregando em marcha lenta.

E carregou de 11,5V até 13V em marcha lenta.

Obs.: a minha marcha lenta é de 1k5 rpm

marceloe escreveu: Lee,

Normalmente a tensão de carga dos alternadores varia de 13,5 a 14V.
Se ao ligar e manter acelerada nos 3k rpm, como você diz ter feito, essa tensão (~13,8V) é alcançada, então teoricamente o seu alternador está conseguindo carregar a bateria.

Ao desligar a moto, será normal uma queda na tensão da bateria, até que ela atinja o equilibrio. continue com o multímetro conectado, se a queda de tensão for continua, então provavelmente a bateria esteja com problema.

Mais uma coisa, quanto tempo tem sua bateria ? baterias tem vida útil estimada em 2 anos, sim, algumas (poucas e boas ($$)) passam deste tempo.


Tudo bem, Marcelo?

Então, os valores da minha estavam bem abaixo desses que você disse. Isso é um indício de bateria ruim?

O tempo dela eu não sei realmente, pois eu a comprei há 1 mês e não perguntei isso ao antigo proprietário.

Hoje eu fui andar com ela e pegou de primeira o start. Não sei se foi porque eu carreguei ela ontem, se foi pelo trato que eu dei nela ontem ou simplesmente sorte.

Amanhã vou fazer outro teste, ou melhor, não vou fazer. Vou deixar para ligar ela apenas no sábado. Ai, caso não pegue de primeira, uma coisa é certa, tenho que carregar ela todo dia...

Finalizando, frizo novamente a minha pergunta para ti. Se a tensão não estiver entre as que consideramos ideal, significa que a bateria está ficando ruim? Esse é o sintoma de uma bateria moribunda?

Vlw a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2013 11:37 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Bateria, determinando se está ruim
Havia uma factor125cc que estava assim. Na última carga que tentei dar (carredador de lâmpada) que dei não carregou mais...foi mais fácil comprar uma bateria nova e barata, marca megaville , por R$68,00... Dizem que a primeira bateria (original) dura mais.. as outras é 2 anos.
Trocada a bateria afirmou a marcha lenta.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2013 13:25 #8 por lee_shaoram

Soueu escreveu: Havia uma factor125cc que estava assim. Na última carga que tentei dar (carredador de lâmpada) que dei não carregou mais...foi mais fácil comprar uma bateria nova e barata, marca megaville

, por R$68,00... Dizem que a primeira bateria (original) dura mais.. as outras é 2 anos.
Trocada a bateria afirmou a marcha lenta.


Então cara. Eu estou exatamente aqui tentando descobrir se é exatamente problema de bateria ruim, para não comprar uma nova e continuar na mesma.

Nas lojas por aqui não achei dessa marca de bateria. A mais barata (mais barata mesmo) que encontrei para a minha foi R$ 115 a vista.

Como vou pagar a última parcela da moto, o IPVA e o DPVAT tudo junto com o salário desse mês, é 100% certo que não vai sobrar esse valor para a bateria. Se eu comprar a bateria eu passo fome... :pinch:

Mas voltando ao tépico, Soueu, você acha que por esses sintomas é bateria moribunda?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2013 19:50 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Bateria, determinando se está ruim
Sem dúvida; bateria fraca é sinônimo de problemas com a ignição e consequente queima imperfeita do combustivel.
Se a grana tá curta, faça a tal da "lavadinha"; que é a forma pela qual recondicionam baterias, ou, retiram o ácido (líquido) da bateria, dá-se uma interna lavada com água de torneira, joga essa água fora, coloca solução nova, a venda em casas de bateria e dá carga novamente. Se não houver placas rompidas ou deterioradas demais, consegue carga novamente, só que não dura muito.
Nunca fiz isso, foi um conhecido que certa ocasião comercializava baterias que me disse desse procedimento .

Ou para tirar a dúvida, empreste a bateria da moto de algum conhecido, só para ver o resultado.
Se eu estivesse ai, emprestaria para vc.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2013 19:57 #10 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Bateria, determinando se está ruim
CUIDADO !!! :woohoo: com a "água" da bateria, é corrosiva, se cair na roupa fura o tecido. Cuidado onde descarta-la, uma opção é a caixa de gordura da cozinha (se a localidade tiver esgoto tratado), assim aproveita e dissolve um pouco das "Krakas" de óleo :sick:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Mar 2013 00:01 #11 por lee_shaoram

Soueu escreveu: CUIDADO !!! :woohoo: com a "água" da bateria, é corrosiva, se cair na roupa fura o tecido. Cuidado onde descarta-la, uma opção é a caixa de gordura da cozinha (se a localidade tiver esgoto tratado), assim aproveita e dissolve um pouco das "Krakas" de óleo :sick:



Vlw, Soueu. Já dei uma conferida no valor da solução e é R$16 aqui perto de casa. Tomara que dê certo, pois, caso contrário, vou ficar sem bateria por um tempo...

Hoje eu vi que é preciso andar ao menos 1 hora com ela todo dia para que no outro dia o start vá de primeira. Ontem eu andei meia hora e na hora de sair hoje, tive que tentar o start umas 5 vezes, dando um tempo entre uma e outra tentativa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Mar 2013 17:34 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Bateria, determinando se está ruim
Melhor é emprestar uma bateria de algum amigo (amigo mesmo, daqueles que sabem dizer sim ou não) para ver como ela se comporta. Constatando ser abateria a fonte do problema, negocie com quem vende um prazo compatível com seu orçamento ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2013 18:53 #13 por lee_shaoram

Soueu escreveu: Melhor é emprestar uma bateria de algum amigo (amigo mesmo, daqueles que sabem dizer sim ou não) para ver como ela se comporta. Constatando ser abateria a fonte do problema, negocie com quem vende um prazo compatível com seu orçamento ;)


Haha, mas o problema é que não tenho amigo assim, rsrs.

Vou acabar comprando uma bateria nova mesmo mês que vêm. Enquanto isso vou empurrando com a barriga (esquentando a moto todos os dias para carregar).

Obrigado ai pela força.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 01:39 #14 por iGOR09
Respondido por iGOR09 no tópico Bateria, determinando se está ruim
A minha moto tá com problema elétrico de novo, pra variar. Ano passado troquei bateria e retificador, a bateria eu comprei uma não selada, e não sabia que tinha que verificar os níveis periodicamente. Domingo a moto não ligou, ontem completei os níveis mas não recarreguei a bateria. Eu deveria ter feito isso? Ou o retificador deveria ter feito? Eu fiz só uma "chupeta" do carro pra moto, e ela ficou normal. Mas agora à noite ela desligou de uma vez e nem acionava a partida.

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 10:26 #15 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Bateria, determinando se está ruim
Igor, se a bateria estava seca por algum tempo, pode ter sim danificado a mesma.

A falta de água estraga as placas, e depois mesmo completando o nível, a eletrolise deixa de ocorrer.
Na minha opinião, você deveria aplicar uma carga lenta e testar o funcionamento da mesma.

Mas ...... Se estava muito seca, talvez terá de pensar numa nova.

Abs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.211 segundos