2 baterias na moto

17 Fev 2012 15:53 #1 por ganbra
2 baterias na moto foi criado por ganbra
Pessoal tenho uma duvida
Gostaria de colocar 2 baterias na minha cg 125 2009
A segunda bateria seria para o alarme. Ela ficaria embaixo do banco e ele trancado com cadeado
A duvida e o carregador da bateria vai aguentar carregar as duas?
A ligaçao vai ser em paralelo +com+ e -com- pois a tensao sera a mesma mas a corrente vai somar.

Tive essa ideia pois vi um roubo de moto quando o alarme disparou os ladroes tiraram um alicate do bolso e cortaram o fio da bateria.
Um subio na moto que estava sendo roubada e o outro subio na moto que chegaram e simplesmente começou a empurrar a moto com o pe
Guinchando a moto como se parecece que era deles e que estava com problema.

Fiz um pacto com a morte. Eu nao fujo dela e ela nao me persegue na certeza que um dia nos vamos nos encontrar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Fev 2012 20:07 #2 por Paulo Ceará
Respondido por Paulo Ceará no tópico 2 baterias na moto
A ideia é boa,põe uma bateria menor para alimentar o alarme,verifique no manual do alarme,o consumodo mesmo,com essa informação você compra a bateria na capacidade necessária.Quanto ao carregador aguentar carregar as duas baterias,vai depender de:O percusso que você faz,se for muito curto,pode ser que não dê tempo para carregar 100% as baterias,principalmente se a sua moto tiver partida elétrica.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2012 09:29 #3 por sahnep
Respondido por sahnep no tópico 2 baterias na moto
Até onde eu entendo, carregar uma, duas ou mais baterias não vai exigir potência extra do retificador, isso porque ele só precisa retificar a energia que for consumida, que não será diferente, independente de quantas baterias haja na moto.

Moto: Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2012 22:39 #4 por rubemll
Respondido por rubemll no tópico 2 baterias na moto
Só uma dica: Se usar bateria de gel para o alarme, independente de ser 7Ah, 4Ah, 1,3Ah, coloque um diodo entre a bateria da moto e essa bateria de gel que alimentaria o alarme. O problema é que a placas das baterias de gel são bem frageis, elas não aguentam corrente alta no consumo nem na carga (Por corrente alta entenda algo acima de 2A).A função do diodo é impedir que a carga da bateria de gel seja usada pelo resto da moto, mesmo que não tenha partida elétrica o consumo alto de uma seta e luz de freio pode reduzir bastante a vida útil da bateria. Com o diodo a tensão da bateria não chegaria nos 13,8V que o controlador de carga é programado pra colocar na bateria normal, teria algo entre 13,2 e 13,4V (Dependendo do material do diodo, seja silício, germanio, etc), e 13,2V é uma tensão mais que suficiente, a maioria dos alarmes mal consome 1A quando acionados, e 30mA em espera, perderia uns 8% da capacidade da bateria (Deixaria de usar) mas isso não faria diferença.

Outra coisa mais simples seria colocar um segundo fio mais fino na bateria, ao ser cortado o cabo grosso padrão o fio fino poderia estar mais "camuflado" em posição difícil de se encontrar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2012 14:49 #5 por ggsjunior
Respondido por ggsjunior no tópico 2 baterias na moto

sahnep escreveu: Até onde eu entendo, carregar uma, duas ou mais baterias não vai exigir potência extra do retificador, isso porque ele só precisa retificar a energia que for consumida, que não será diferente, independente de quantas baterias haja na moto.


Que beleza, então você conseguiu criar um motocontínuo. Vai ganhar um premio nobel!Então é só ir adicionando baterias que o sistema vai carregando? Depois é só colocar um motor elétrico e movimentar a moto?Não é bem assim que funciona não, e é difícil para os leigos entenderem. Mas pra você ter ideia, até de andar com o farol aceso ou apagado, o consumo da moto muda. Logicamente que num valor bem pequeno, difícil de medir, mas de proporções reais. Cada sistema é previsto para fornecer uma certa quantidade de energia, que vai vir logicamente do combustível, que é a única fonte de energia da motocicleta. Precisa ver se o sistema da sua moto tem capacidade sobrando para carregar uma segunda bateria. Qualquer auto elétrico tem equipamento para medir isso.É o mesmo que tentar colocar uma bateria maior na moto, de maior capacidade. Não adianta nada. O alternador da moto não vai ter sobra para carregar o suficiente, e vai ter problemas de bateria com certeza. Não tinha porque o fabricante dimensionar uma capacidade maior do que a que seria utilizada. Por isso quando se muda a potência do farol da moto, precisa ver antes se o sistema vai conseguir fornecer energia suficiente, além do dimensionamento da bitola do sistema elétrico da moto.A ideia do segundo fio que o colega deu realmente foi muito boa. Nunca tinha pensado nisso e acho que realmente funcionaria nesse caso.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2012 16:55 #6 por ganbra
Respondido por ganbra no tópico 2 baterias na moto
A resposta do sahnep ta meia errada eu sei porque sou eletricista e o alternador tem um limite de carga e tambem ao mesmo tempo que ele carrega a bateria tambem alimenta alguns componentes da moto.
Essa do segundo fio eu tambem pensei. e pensei melhor colocar o cabo com revestimento de sealflex um tipo de conduite feito de aço que e utilizado em instalaçoes eletricas mas o problema e que de qualquer forma tem que ligar no borne da bateria ai que ta.
O cara quebra a tampa ele vai ver o cabo de qualquer jeito e so passar a mao.


Ate essa ideia da segunda bateria vai dar prejuizo porque.
O ladrao corta o cabo o alrme continua tocando e os piscas sinalizando o que ele vai fazer? Quebrar os piscas so nao quebra a sirene porque ta embaixo do banco.

MAS NA TERÇA VOU COLOCAR ESSE PLANO EM PRATICA VOU FAZER O TESTE E VER O QUE VAI DAR. NO MAXIMO FOD..... O ALTERNADOR OU COISA DO TIPO
DEPOIS POSTO O RESULTADO
VALEU PESSOAL

Fiz um pacto com a morte. Eu nao fujo dela e ela nao me persegue na certeza que um dia nos vamos nos encontrar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2012 19:25 #7 por sahnep
Respondido por sahnep no tópico 2 baterias na moto
Opa, acho que não me fiz entender. Oque eu comentei, é que não vem ao caso quantas baterias (ou qual capacidade da bateria) forem instaladas, oque importa é sim, o consumo dos componentes elétricos instalados na moto. Se um alternador gera 300W e os componentes elétricos da moto consomem 250W, há uma sobra de corrente e, a longo prazo, tu vai conseguir carregar quantas baterias quiser com essa energia sobressalente. Portanto, a não ser que o consumo elétrico da moto exceda a capacidade do alternador, é perfeitamente possivel carregar 1 ou 10 baterias (ok, vai demorar muito para carregar todas, mas vai carregar).

Como o alarme é um componente que dificilmente vai ser ativado, ele não vai puxar corrente o tempo todo, logo, não irá influenciar na capacidade do retificador de manter as baterias carregadas.

Se a idéia fosse instalar 2 pares de faroletes, aí sim não iria fazer diferença quantas baterias estivessem instaladas, já que o retificador não daria conta de gerar corrente o bastante para alimentar o conjunto elétrico.




sahnep2012-02-20 21:29:21

Moto: Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 23:23 #8 por diogo teixeira
Respondido por diogo teixeira no tópico 2 baterias na moto
Olá boa noite, vi este tópico e achei interessante, não entendo muito sobre o assunto e estou com a mesma dúvida, tenho uma fazer 250, viajo bastante e as vezes a noite, então vi a necessidade de ter faróis auxiliares, inicialmente sem conhecimento coloquei uns faróis com lâmpada alógena de 55W, o consumo é muito alto, eu consegui rodar cerca de 1h (uma hora) com os três faróis ligados, e então a luz da injeção, e isso não era bom, pesquisei melhor e achei uns faróis de led, consumo de 6W cada, então eu ja consegui rodar sem que minha bateria desse sinal de carga baixa, faróis muito mais eficientes que os antigos, então troquei a lampada da lanterna traseira por uma de led troquei uma de 21/25w por uma que consome em média 1 ou 1,5W, troquei as lâmpadas das setas por led também, então fazendo uma conta simples ainda estou com lucro de 3W, então coloquei mais dois faróis que consome 9W cada um, na matemática estou consumindo 15W a mais que o consumo horiginal.

Então a minha dúvida é, será que posso colocar uma bateria auxiliar? ligando ela em paralelo continuo com os 12v e aumento só a amperagem que passa ser algo em torno de 14ha,

Observando o que nosso amigo disse acima, acho uma montadora não calcularia o consumo exato para que o carregador recarregue a bateria, ao meu ver acho que eles jogariam uns 30% a mais para a recarga.
Durante o dia eu rodaria com os faróis auxiliares, 12W (23W a menos que o horiginal) e durante a noite eu ligaria alguns faróis e quando tivesse sozinho na rodovia ligaria todos os faróis (quero colocar 4 farois de 9W total 36W + 2 farois 6W e o original 35W)

Será que daria certo?
Lembrando que com os 4 faróis 2x9W e 2X6W + o original 35W não apresentou problema nenhum.
e se eu colocar a segunda bateria e os outros 2 faróis, daria certo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.119 segundos