Torque e potência - dúvidas

15 Jan 2008 09:04 #1 por mr_fahrrad
Gostaria de saber se há alguma forma de calcular o torque e potência ideias para uma moto, ou ao menos ter uma noçao se o torque e potência são satisfatórios.

estou de olho na fym250(na verdade 233cc) e as especificações dela comparada com a intruder são:
fym250 / intruder 125cc
peso: 150kg / 107kg
torque: 1,63kgfm a 8500rpm / 1,12kgfm a 7500rpm
potência: 17 cv / 12,5 cv


Fazendo uma regra de três simples em relação ao peso das motos, notei que as especificações da fym são praticamente iguais a da intruder. ex:

se intruder pesa 107kg e tem potência 12,5cv então se pesasse 150kg teria torque X. e nesse caso x daria 17cv. Com o torque ocorre o mesmo.

Agora pergunto, com esse meu cálculo eu teria alguma noção da força da moto ou ele está totalmente furado?

Em resumo, eu queria saber o torque e potência ideias para carregar:
peso da moto + meu peso + peso da garupa + bagagens. No caso da fym isso seria:
150kg + 95kg + 60kg + 15kg = 320kg

Será que esse torque (1,63kgfm a 8500rpm) e potência (17cv) aguentariam levar esse peso? além disso sou um pouco grande, então o arrasto do ar também é grande.

OBS: meu objetivo para a troca de moto seria viagens com velocidade de cruzeiro de +- 110km/h e sem muida perda de velocidade em subidas.

Abraços.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 09:20 #2 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Torque e potência - dúvidas
Amigo,

Com os dados informados...fica quase que impossível colocar 320 kgs sobre apenas 17 cv´s e 1,63 Kgmf sem perda de velocidade nas subidas. E não precisa ser nenhuma ladeira não.
Exemplo meu:

moto + EU + D.Onça + mochila =

135 + 80 + 72 + 06 = 293 kgs

MOTO: Fazer - 21 CV e 2,1 kgmf. Tem horas que não dá e há necessidade de esgoelar ela para subir sem trocar de marcha.

No seu caso, se o estilo não for necessariamente uma custom...acho que uma Falcon cairia bem!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 09:34 #3 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Torque e potência - dúvidas
Não só em dinamômetro...

Os valores são medidos a partir da força executada numa barra de 1m de comprimento.

Ou seja, vc segurando na ponta da barra, se calcula a força em Kg (ou outra unidade como Nm) executada pelo motor para fazer essa barra "girar".

A potência é calculada a partir dessa força em razão da rotação que o motor está. Quanto maior a rotação para a mesma força, maior a potência.

Porque isso? Porque quanto maior a rotação você pode botar o câmbio mais "curto" e ter uma maior força na roda.

Simples não???

Esses valores praticamente nunca são iguais para os motores, pois depende de característica de construção, como vazão fluidodinâmica, perda de força (atrito, contrapesos, etc), perda térmica e outras tantas variáveis que um livro de engenharia explica "por cima".

Mais fácil fazer um test-drive e ver se a moto atende seus desejos.

Não confie em números de potência, pois ele reflete a potência máxima. Você pode andar com um motor fraco até 8 mil rpm e um rojão a partir dessa rotação.

Entendeu?

[]'s

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 09:37 #4 por kekosam
Respondido por kekosam no tópico Torque e potência - dúvidas
Bom Mr. Fahrrad... vamos aos cálculos...

Com a Fyn, você teria um peso de 320 kg, o que daria 196,32 kg/kgfm (quilos por kilograma/força/metro) e 18,82 kg/cv (quilos por cavalo-vapor).

Com a Intruter, você teria um peso de 277 kg, o que daria 247,32 kg/kgfm e 22,16 kg/cv.

Concluindo, você teria um rendimento melhor com a Fyn, pois cada kgfm e cada cv teriam um trabalho menor para executar. Coisa de 20 % em relação ao torque e 15 % em relação à potência.

Agora coloque na balança o consumo dos dois veículos e, estando dentro desta margem de 20 %, você terá vantagem na Fyn.

Eu tenho duas motos (uma YBR e uma Intruder 250). Nas contas, a YBR leva vantagem por conta do consumo, que estrapola o quando a intruder rende mais. Porém, tem a questão do conforto e do tempo de viagem (que no meu caso são maiores do que 2000 km ida e volta). que pesam a favor da intruder na hora de viajar com garupa. Sem garupa normalmente opto pela YBR com conta da economia, além de colocar o guidom e a pedaleira avançada da intruder nela, para melhorar um pouco o conforto.

Agora, é obvio que próximo da carga máxima da moto, irão ocorrer perdas na subida, pois aumenta o esforço do motor. Porém penso que serão menores na Fyn que na Intruder. Porém, não conheço a moto e não sei se ela manteria os 110 km/h, pois entram outros fatores, como relação secundária, medida dos pneus. A mesma moto pode dar 110 de máxima e subir tudo a 90 com uma relação curta como dar 130 de máxima e cair para 70 nas subidas com uma relação longa.kekosam39462,4884606482

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 11:55 #5 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Torque e potência - dúvidas
Pessoal, valeu pelas respostas! Eu queria uma velocidade de cruzeiro +-110km/h sem muita perda na subida... se a moto estiver a uns 110km/h e na subida reduzir para a 70mk/h eu acho uma perda muito grande e também acho que isso deixaria a viagem irritante, agora, se estiver a 110km/h e cair pra uns 90km/h eu acho que está bom.

Farei um test drive, porém esses testes drives com um circuido limitado (geralmente pátio da concessionaria) não dá pra ver como realmente a moto é.

Não seria obrigatório um custom, tanto que estou em dúvida entre a fazer e fym..

Abraços.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 13:59 #6 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Torque e potência - dúvidas
fahrrad, a fazer nesse caso é uma idéia bem interessante, pq a injeção mantém o rendimento do motor sempre próximo do ideal, fazendo a perda ser a menor possível.

mas se quiser estilo custmo, a fym parece se encaixar melhor mesmo. o Kekosam disse tudo.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 15:31 #7 por Ander
Respondido por Ander no tópico Torque e potência - dúvidas
partindo pro lado prático, nenhuma 250cc vai lhe atender nesse quesito (manter veloc. constante na subida), sempre irá baixar e terá q acelerar mais e baixar marcha pra tentar manter algo, principalmente por causa da garupa/excesso peso, se for um voo solo sem problemas, mas tirando a parte dos aclives uma 250cc da pra encarar a estrada

viajei de CB500 com garupa algumas vezes e numa boa subida ela perdia um pouco de velocidade, +- como vc falou dos 110 pros 90 por ai... depois com a B12 dava pra acelerar dos 110 pra 160 na subida carregado , bons tempos

Sítio-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 17:48 #8 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Torque e potência - dúvidas

Ander escreveu: partindo pro lado prático, nenhuma 250cc vai lhe atender nesse quesito (manter veloc. constante na subida), sempre irá baixar e terá q acelerar mais e baixar marcha pra tentar manter algo, principalmente por causa da garupa/excesso peso, se for um voo solo sem problemas, mas tirando a parte dos aclives uma 250cc da pra encarar a estrada

viajei de CB500 com garupa algumas vezes e numa boa subida ela perdia um pouco de velocidade, +- como vc falou dos 110 pros 90 por ai... depois com a B12 dava pra acelerar dos 110 pra 160 na subida carregado

, bons tempos


com uma B12 dá pra acelerar de 110 pra 160 na subida carregado e ainda guinchando um carro.......

vixe, aquilo q é motor torcudo! só andei na garupa de uma e já deu mó medo!

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2008 21:15 #9 por cdp2x
Respondido por cdp2x no tópico Torque e potência - dúvidas
Garupa passa mais medo do que piloto...bem mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 02:02 #10 por Verbeno
Respondido por Verbeno no tópico Torque e potência - dúvidas
1)Hayabusa: Potência máxima 175 hp a 9.800 rpm; Torque máximo 14,1 kgf.m a 7.000 rpm. Peso seco: 217 kg.
2)Gsx-r 1000: Potência Máxima 178 HP a 11.000 RPM; Torque Máximo 12,0 kgf.m a 9.000 RPM. Peso seco: 166 kg.
Aceleração, retomada e final, qual das duas leva??

Srad 1000, e ponto!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 07:35 #11 por Ander
Respondido por Ander no tópico Torque e potência - dúvidas
haya leva principalmente pela faixa do torque dela com 3000 rpm ja tem quase 90% do torque disponivel, lembrando que ela foi projetada pra ser a mais rapida do mundo, perdeu pra zx14, mas a nova ganha novamente

nao é só potencia q se leva em conta, mas sim o conjunto cambio, transmissao secundaria, aerodinamica, as mil nao foram projetadas pra serem as mais velozes(maior final), mas nao ficam muito longe em desempenho, ano q vem devem estar passando dos 200cv essas gracinhas

Sítio-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 09:10 #12 por Stradeir0
Respondido por Stradeir0 no tópico Torque e potência - dúvidas

Ander escreveu: haya leva principalmente pela faixa do torque dela com 3000 rpm ja tem quase 90% do torque disponivel, lembrando que ela foi projetada pra ser a mais rapida do mundo, perdeu pra zx14, mas a nova ganha novamente

nao é só potencia q se leva em conta, mas sim o conjunto cambio, transmissao secundaria, aerodinamica, as mil nao foram projetadas pra serem as mais velozes(maior final), mas nao ficam muito longe em desempenho, ano q vem devem estar passando dos 200cv essas gracinhas


Vixe, + de 200CV com menos de 175kg? Eu acho um exagero, as super sport atuais já tão mordendo o calcanhar das MOTOGP 2000/2001 quando tava chegou as primeiras 1000cc 4T pra substituir as 500cc 2T.



Que com ferro fere, com ferro será baleado :P

Strada 220cc - Malagueta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2008 09:13 #13 por luidhi
Respondido por luidhi no tópico Torque e potência - dúvidas

Ander escreveu: haya leva principalmente pela faixa do torque dela com 3000 rpm ja tem quase 90% do torque disponivel, lembrando que ela foi projetada pra ser a mais rapida do mundo, perdeu pra zx14, mas a nova ganha novamente

nao é só potencia q se leva em conta, mas sim o conjunto cambio, transmissao secundaria, aerodinamica, as mil nao foram projetadas pra serem as mais velozes(maior final), mas nao ficam muito longe em desempenho, ano q vem devem estar passando dos 200cv essas gracinhas

Corretíssimo!

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.216 segundos