Diferença 428H130 X 520H108

13 Out 2009 09:52 #1 por VinnyRun
Salve!

Galera, é o seguinte: está na hora de trocar a relação da
minha Lander. Com 34.000km em um cuidado nem sempre
elogiável (reconheço que às vezes fico com uma baita
preguiça de acertar a folga e lubrificar) acho que durou
bem.

Fui na concessionária e eles tinham (em outra filial) um
kit paralelo (acabei esquecendo de perguntar a marca) por
R$115,00 colocado.

Já que não dava para fazer na hora, resolvi pesquisar na
Vaz o preço já que considero a qualidade da Vaz como
muito boa.

Achei, para a Lander, duas opções:

428H130 R$265,00 &nb sp;
520H108 R$249,00 &nb sp;

A original da moto é a primeira. Pergunto: o que quer
dizer esse 428 x 520? e o 130 x 108?

Será que a 520 é melhor, apesar de ser mais barata?

Abraço a todos,
Vinny

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2009 18:05 #2 por Ander
Respondido por Ander no tópico Diferença 428H130 X 520H108
428/520 é o passo da corrente
130/108 é o numero de elos da corrente, olha no manuel qntos elos vao, se for com emenda é só cortar a corrente no numero certo e boa...

Sítio-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2009 05:55 #3 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Diferença 428H130 X 520H108
Opa!

Brigadão, Ander!

Faz sentido: passo maior, menos elos. Passo menor mais
elos.

Creio, então, que essas diferenças não influenciem na
durabilidade...

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2009 07:02 #4 por kado
Respondido por kado no tópico Diferença 428H130 X 520H108
DAIDO correntes para moto

Você somente deveria trocar pela mais forte(e pesada, alem de aumentar o passo, engrossa tudo, incluindo a coroa e pinhão)se fizesse instalação de kit ou colocasse ela na trilha, senão, não vale a pena...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Out 2009 07:08 #5 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Diferença 428H130 X 520H108
De fato, Kado.

Para o meu uso 99% de asfalto, a original está excelente.

Valeu!

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2009 14:38 #6 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Diferença 428H130 X 520H108

VinnyRun escreveu: Opa!

Brigadão, Ander!

Faz sentido: passo maior, menos elos. Passo menor mais
elos.

Creio, então, que essas diferenças não influenciem na
durabilidade...



Essa diferenças Vinny, influenciam na durabilidade e segurança em tua moto.

Tanto é que a Yamaha, mudou para 520 o passo das novas landers.

Original de minha moto, essa 520 (Tornado), esta com 26.000km rodados e ainda tem 40% de corrente. A original da Lander de meu amigo, 428, com 26.000km também, já está quase para trocar, deve chegar nos 30.000km.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2009 15:25 #7 por kado
Respondido por kado no tópico Diferença 428H130 X 520H108
Ventania, a 520 é a que uso na xt600 e na wr360, que tem mais de 70cvs...fiz 25k com a relação original na xt600, mas não cuido muito... ao meu ver, com lubrificação você diminui muito o desgaste, mas não o fadigamento do metal, ai prefiro trocar preventivamente... no site da daido, neste link seleção correntes , a uma nota de rodapé, esta...
Nota:
Para se obter uma transmissão mais suave, silenciosa e que torne o conjunto de acionamento mais compacto recomenda-se o uso de corrente com passo menor, e de formação simples.


Claro que se colocar a corrente mais reforçada, ela vai durar mais...interessante a lista de correntes originais por fabricante, no site... a honda usa a 520 das 200cc até a falcon, já a yamaha, somente usa 520 nas 250 bicilindricas e nas de mais de 600cc... Me pareceu mais facilidade de estoque, já que o preço e custo de fabricação é praticamente o mesmo...
Ai estão as duas, as diferenças entre elas...
diferença de medidas kado40101,9903703704

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2009 20:41 #8 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Diferença 428H130 X 520H108
Boa dica

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2009 05:33 #9 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Diferença 428H130 X 520H108
Valeu, Ruy Ventania e Kado...

Considero que os 34000 que fiz com a minha relação
original bastante satisfatórios pois, como já tinha
confessado, tem horas que descuido um pouco... Sabe como
é: pega aquela chuva para voltar para casa. Chegando,
todo molhado, cansado de um dia de trampo... Acabo não
tendo paciência para re-lubrificar a corrente. Daí acaba
passando uns dias assim, seca...

Sim, eu sei que não devia. Mas não sou escravo da moto
não. Cuido dela, mas não faço disso uma coisa sagrada.

Dentro dessa quase falta de cuidado, 34000 está ótimo. Na
Sahara e na XLX350 que eu tive eram, no máximo 12.000...

Acho que vou colocar a medida original mesmo. Ando 99% no
asfalto e consideravelmente liso com uma tocada bastante
tranquila. Não creio que terei problemas de segurança,
portanto.

Mas obrigado pelas opiniões e, principalmente, pelas
explicações das diferenças entre as duas opções.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Out 2009 22:04 #10 por Comandante
Respondido por Comandante no tópico Diferença 428H130 X 520H108
eu colocava a 520 sem pensar...ela é mais resistente e dura mais..é mais pesada mas a diferenca de peso é insignificante para a moto...a propria yamaha viu que essa corrente passo 428 era subdimensionada para a lander e apresentou desgastes prematuros com uso um pouco mais severo; e resolveu corrigir o erro.


tambem nao quero colocar terra mas, as correntes vaz e a KMC sao umas belas porcarias e nao tem resistencia necessária..coloquei uma porcaria dessas (tanto a vaz como a KMC) na minha antiga moto e nao durou 10.000km..procurem por correntes DAIDO D.I.D com retentores....que sao as mesmas utilizadas na moto original.
Comandante40103,0482986111

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2009 19:18 #11 por kado
Respondido por kado no tópico Diferença 428H130 X 520H108

Comandante escreveu: eu colocava a 520 sem pensar...ela é mais resistente e dura mais..é mais pesada mas a diferenca de peso é insignificante para a moto...a propria yamaha viu que essa corrente passo 428 era subdimensionada para a lander e apresentou desgastes prematuros com uso um pouco mais severo; e resolveu corrigir o erro.


Tai algo que me encuca...não acho que a 520 seja mais resistente ao desgaste que a 428,é o mesmo aço, mesma dureza e tratamento superficial, ela resiste a uma maior carga de ruptura e mais resistência a fadiga(microtrincas que se espandem superficial e internamente pelo material devido a tração e forças axiais variadas,gerando falha catastrófica, como quando pegamos um arame e torcemos até trincar e quebrar), mas seus pinos e buchas estão tão sujeitos ao desgaste por atrito como a 428...seria interressante um teste feito pela mesma pessoa com os dois modelos na mesma moto, em sequencia, ai alem disso tirava a duvida se realmente a 520 é mais ruidosa que a 428, como sugere a nota de aplicações da DAIDO...a próxima vez que comprar corrente para alguma aplicação, vou pedir explicação detalhada do vendedor...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.122 segundos