Luz de freio e lanterna, com led no bau

08 Set 2009 13:30 #1 por Dalton
Pessoal eu fiz um esquema de break light e lanterna com uma pequena barra de leds flexível vendida em lojas de acessórios, para meu bauzinho E 29 da Givi.

00 Daelim Altino Vermelha 01 Kasinski GF 125 Azul 02 Daelin Altino Azul 04 Yamaha YBR 125 Prata 06 Suzuki Yes 125 Preta 09 Honda Twister 250 Preta 11 Yamaha Neo 115 Prata 12 Suzuki Intruder 125 Prata

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 14:15 #2 por Yoshi
Bacaníssimo o projeto!! Parabéns Dalton!!

Agora as perguntinhas:

- No lugar do resistor de 750 ohms, não poderia ser usado um regulador de tensão 7805, sendo este mais confiável e mais estável para se obter os +5V a partir dos +12V?

- No lugar do diodo Zener, eu poderia utilizar um IN4007 (retificador)? Pois o diodo retificador é mais barato e mais fácil de se encontrar. Caso não, qual a especificação desse Zener?

- Nessa barra, os LED's estão em série ou em paralelo entre eles? E quanto que essa barra puxa em Ampères da bateria?


Yoshi40064,7232407407

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 14:37 #3 por Dalton

Yoshi escreveu: Bacaníssimo o projeto!! Parabéns Dalton!!



Agora as perguntinhas:

- No lugar do resistor de 750 ohms, não poderia ser usado um regulador de tensão 7805, sendo este mais confiável e mais estável para se obter os +5V a partir dos +12V?

- No lugar do diodo Zener, eu poderia utilizar um IN4007 (retificador)? Pois o diodo retificador é mais barato e mais fácil de se encontrar. Caso não, qual a especificação desse Zener?

- Nessa barra, os LED's estão em série ou em paralelo entre eles? E quanto que essa barra puxa em Ampères da bateria?






1 - O caso poderia sim usar o regulador de tensão, se for mais confiavel pode se usar sim.


2 - Tambem pode se usar um IN4007, é que eu ja tinha um zener em casa de projetos antigos e usei ele mesmo.


3 - O consumo da barra de leds em não sei an certo pois não medi, no inicio fiquei com medo do consumo sobrecarregar o resistor e queimar, mas depois dos meus testes isso não ocorreu., então acabei não medindo o consumo da barra, mas vou fazer isso no fim de semana.

00 Daelim Altino Vermelha 01 Kasinski GF 125 Azul 02 Daelin Altino Azul 04 Yamaha YBR 125 Prata 06 Suzuki Yes 125 Preta 09 Honda Twister 250 Preta 11 Yamaha Neo 115 Prata 12 Suzuki Intruder 125 Prata

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 17:52 #4 por Yoshi
Pelo visto, foi utilizado um resistor de 1/4 W. Consome muito pouco essa barra de LED's. Se usar um regulador 7805, que suporta 1.5A, seria melhor.

Na verdade o resistor é pra dar uma queda na corrente que vêm da bateria, para dar a DDP e poder ligar os LED's. Dependendo do valor do resistor, você pode deixar os LED's mais fortes ou não.

Para que os LED's fiquem mais fortes, é só colocar um resistor mais baixo (pode ser 560 ohms). Se quiser LED's mais fracos, faz o inverso - colocar um resistor mais alto (1k ohm) que ainda funciona.

Ou seja, mesmo colocando o regulador 7805, precisaria colocar um resistor pra dar a queda de corrente, senão os LED's não ligam.

Outra coisa: quanto que custou essa barra de LED's?


Yoshi40064,8711342593

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 19:29 #5 por Dalton

Yoshi escreveu: Pelo visto, foi utilizado um resistor de 1/4 W. Consome muito pouco essa barra de LED's. Se usar um regulador 7805, que suporta 1.5A, seria melhor.



Na verdade o resistor é pra dar uma queda na corrente que vêm da bateria, para dar a DDP e poder ligar os LED's. Dependendo do valor do resistor, você pode deixar os LED's mais fortes ou não.

Para que os LED's fiquem mais fortes, é só colocar um resistor mais baixo (pode ser 560 ohms). Se quiser LED's mais fracos, faz o inverso - colocar um resistor mais alto (1k ohm) que ainda funciona.

Ou seja, mesmo colocando o regulador 7805, precisaria colocar um resistor pra dar a queda de corrente, senão os LED's não ligam.

Outra coisa: quanto que custou essa barra de LED's?






Sim usei um resistor de 1/4 W


A barrinha de led comprei na maufamotos e paguei 20 reais, ela é feita pela leds light http://www.ledslight.com.br/

00 Daelim Altino Vermelha 01 Kasinski GF 125 Azul 02 Daelin Altino Azul 04 Yamaha YBR 125 Prata 06 Suzuki Yes 125 Preta 09 Honda Twister 250 Preta 11 Yamaha Neo 115 Prata 12 Suzuki Intruder 125 Prata

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2009 19:35 #6 por Yoshi
20 reais é um bom preço, visando além dos componentes, a mão de obra.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2009 21:52 #7 por lirowjp
Muito bom !

vocês ja ouviram falar de PWM(modulador de largura de pulso) ?
funciona mesmo ? teria algum lugar onde consigo o esquemático para poder fazer este circuito ?

ouvi dizer que ele faz com q os LEDS funcionem em pulsos de XHz e que por isso funcionariam de forma melhor e mais duradoura já que eles estariam "piscando"(a uma frequencia acima de 60Hz os olhos não percebem), tendo tempo de se "refrescarem".

ouvi dizer q este circuito também regula a "potência" dos leds, sendo ideais para leds em lanterna e luz de freio.

http://guia.mercadolivre.com.br/pwm-modulaco-largura-pulso-q ual-resistor-colocar-led-14407-VGP


lirowjp40070,0408101852

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2009 07:44 #8 por Yoshi
Não sei se compensa utilizar o PWM...

Fazer um circuito PWM dá mais trabalho, teria que utilizar transistores MOSFET como chaveamento e gerar os pulsos. Tem o circuito integrado CM6800 que implementa o PWM, porém não sei onde você encontraria, ou o seu preço.

Além disso, o LED tem um custo extremamente baixo, além de ter uma vida útil bem alta. O preço é coisa de R$0,50 cada um. Pra dar menos trabalho na hora de trocar os LED's, poderia se usar um soquete em cada um. Aí é só tirar com a própria mão e espetar o novo, ao invés de ficar soldando e ressoldando na plaquinha.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2009 11:31 #9 por lirowjp
nunca tinha ouvido falar de soquete !
só o que vi é venderem como "soquete" um acabamento pro led, mas q faça o papel de soquete mesmo(conexao) nunca vi !

fica realmente pratico trocar os leds desse jeito ?
ótima idéia também !

mas acho q este esquema do regulador de voltagem e retificador já deve adiantar bastante, acho q to num daqueles casos de querer complicar oq é simples ! hehehee

valeu !

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2009 19:28 #10 por Yoshi
Tem vários tipos de soquetes, normalmente usados pra conectar CI's. Só que tem certos soquetes que dá pra desmanchá-los, podendo conectar qualquer coisa, como os próprios LED's.

Como eu havia citado antes, acho que nem o regulador seria necessário. Somente puxando o 12V da bateria, e colocando o resistor pra dar a DDP, já é suficiente. Mas quem quiser utilizar o regulador, também dá certo. Também não esquecendo do diodo, como o nosso amigo Dalton ressaltou.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2009 19:50 #11 por lirowjp
seria isto o soquete ?

como seria uma forma correta de medir a potencia dissipada pelo circuito(leds+resistores+diodo+etc) ?

o esquema da corrente voltar tem algo a ver com corrente alternada ?
ouvi dizer q muitas lanternas funcionam direto do alternador e por isso diversas pessoas relatam problemas com leds ligados na lanterna, mas qndo esta soh na luz de freio nao tem problema por vir da bateria.
se for isto mesmo, não seria melhor ligar o diodo de uma forma que a corrente alternada nao afetasse os leds tanto em lanterna como em luz de freio !?

valeu !


lirowjp40070,9560648148

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2009 08:13 #12 por Yoshi
Vamos em partes (como diria o Jack Estripador)

O soquete é esse mesmo. Esse daí é o torneado. Dá pra tirar os pinos, e utilizá-los pra conectar resistores, LED's, capacitores, etc. Só que é necessário verificar a grossura dos terminais dos componentes, pra ver se cabe no pino do soquete. Em geral, os LED's cabem sim.

Você tá se referindo à potência consumida, e não a dissipada. A potência dissipada é a que é transformada em calor. Podemos medir a potência consumida colocando um amperímetro logo no Vcc do circuito, para medirmos a corrente puxada pelos componentes. Aí é só calcular o P=VxI. A tensão é 12V, a corrente é a medida no amperímetro e a potência é o que a gente quer achar. Ah, e sempre lembrando de utilizar o amperímetro em série ao circuito, senão ele queima.

Outro método de medir a potência, sem ter o circuito em mãos, é utilizando o simulador Multisim. Nele você pode montar o circuito e utilizar os aparelhos de medição, assim como dimensionar os componentes. É muito bacana.

Em momento algum nós teremos corrente alternada. Esta é a que sai das tomadas, com forma de onda senoidal. A bateria utiliza única e exclusivamente corrente e tensão contínuas no valor de 12V. O diodo é justamente utilizado para bloquear o retorno da corrente e não afetar a luz do freio.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2009 11:28 #13 por lirowjp
Primeiramente, muito obrigado pela atenção Yoshi !
mas continuo com muitas dúvidas !
acho q vou tentar fazer um curso de elétrica pq me interessa bastante e sei muito pouco !

mas então . . .
o motivo das minhas dúvidas é que muita gente relata queima de leds precocemente.
então gostaria de saber a melhor forma de ligar leds nas motos !
os motivos (talvez elocubrações malucas) que encontrei:
- alternador gera corrente alternada(acho q esta é a minha maior maluquice sem fundamentos)
- ligada, o sistema elétrico da moto é suprido pelo alternador.
- voltagem chega a +/-14V com a moto ligada, sendo que usualmente se calcula em 12V ideais
- resistores mal dimensionados, seja pela diferença na voltagem(12~14V) ou por falta de especificações dos leds em questao(leds de baixa qualidade, onde não se sabe a voltagem e amperagem ideais de operação).

e o motivo de querer saber a potencia gasta pelo circuito é que com a associação de leds+resistores, gasta-se mais do que todos imaginam(pois levam em conta apenas o LED).
chegando até a absurdos como trocar os piscas por leds e utilizar resistores para simular 21W para que funcionem com o relé com detecção de lampada queimada(aqueles q piscam mais rapido qndo uma lpd queima) e dizer q esta economizando por causa dos leds.

é isto.

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2009 11:47 #14 por Yoshi
Estamos aqui pra isso amigo!

Por isso que anteriormente eu tinha citado o regulador de tensão 7805, pra utilizar somente os 5V, além de estabilizar o sistema de oscilações e ruídos.

No caso desses relés, eles estão "ajustados" para serem acionados com os tais 21W. Mas eles podem ser "reajustados" para pegar uma potência mais baixa, no caso dos LED's.

Os LED's, em geral, trabalham com uma corrente em torno de 20mA mais ou menos. No caso da barra de LED's que o amigo Dalton utilizou, lá tem uns 20 LED's. Fazendo a conta, o sistema gastaria uns 400mA, mais o que o resistor consome. Como o resistor é de 750ohms, façamos a conta:

V = R.I
12 = 750.I
I = 0,016A ---> I = 16mA

Botando uma margem de erro, o sistema gastaria no máximo 500mA. Pouco, se pensando que a bateria é de uns 8Ah. E ainda pensando que eles não vão ficar 100% do tempo ligados.

A causa de queimar os LED's precocemente, é o mal dimensionamento dos resistores. No caso do amigo Dalton, ele dimensionou certinho, fazendo com que fique na faixa dos 20mA (vide conta acima). A gente pode deixar os LED's mais fortes diminuindo o valor do resistor, mas aí a vida útil dos LED's caem, pois estaria fazendo com que eles trabalhassem mais do que o especificado.


Yoshi40071,6185069444

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2009 20:12 #15 por lirowjp
da uma olhada no circuito q eu simulei utilizando um aplicativo java online:
Imagem

to em dúvida se seria a melhor ligação a se fazer e sobre o diodo que não sei como encontraria.

Lir0W

Yamaha YS 250 Fazer (Preta) -"Darth Fazer"
Ex.Suzuki EN125 Yes (Prata) - "Tonka"
Ex.Sundown Web 100 (Azul) - "Tonkinha"
São Paulo/SP - interlagos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos