Neste post explicaremos o funcionamento da
reserva de gasolina das motos. A maioria das motos possui tanques de
combustível com reserva, sendo raros os modelos que não possuem tal
função.Aprenda abaixo um pouco sobre o tanque de gasolina da sua moto e
sobre como a reserva de combustível funciona.
A reserva é uma pequena quantidade de combustível que fica
“guardada” dentro do tanque de gasolina, e que serve para que você
tenha um pouco de combustível para poder chegar ao posto de gasolina
mais próximo para abastecer.
Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em
dois: um normal e um de reserva. Não é assim, o tanque é um só.
A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. A torneira de combustível possui 3 posições: On, Off e Res:
Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo,
que fica em uma parte alta do tanque, ou seja, se o tanque está cheio,
a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai
para o carburador.
Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não
fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais
gasolina.
Então, basta virar a torneira para a posição Reserva (Res) e a
gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base
do canudo, que ainda está submersa com gasolina.
Quando você encher o tanque de novo, tanto a reserva quanto o
restante do tanque serão preenchidos com gasolina, e você poderá voltar
a posição da torneira para ON.
Se você esquecer a torneira na posição Res, a gasolina será sempre
retirada da parte inferior do tanque, e quando ela estiver acabando,
você não saberá, pois você já está consumindo a gasolina da reserva sem
perceber.
Portanto, sempre que for abastecer, lembre-se de voltar a torneira para a posição ON.
Motos com injeção eletrônica geralmente não tem a torneira de
combustível. No lugar dela, existe uma bomba de combustível que possui
uma boia dentro do tanque, que avisa quando o nível de combustível
chega a um valor pré-estabelecido.
Assim, uma luz no painel se acenderá e um novo hodômetro será
iniciado, para que você saiba quanto já consumiu da reserva e quanto
ainda resta.
Fonte:
Motos Blog
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Pessoal, eu ia abrir um topico sobre o funcionamento da reserva nas nossas motos, pois, eu pensava q a gasosa de reserva ficava em outro local e como eu so girei a torneira pra posiçao RES duas vezes em quase 7000km eu tava achando q a gasosa tava "velha" e se era interessante sempre usar a gasosa ate "secar" tudo... Bom, antes de vir aperriar vcs decidi dar uma procurada no "pai google" e achei o texto acima q esclareceu completamente minhas duvidas e espero q ajude a quem tb pensava q nem eu