Limpeza e Conservação Comentado

21 Fev 2009 17:16 #1 por tasmotos
Amigos,

Ref.: Parecer sobre a matéria : Limpeza e Conservação

Amigos do Motonline,

O pessoa do PN pediu que eu fizesse um comentario sobre uma matéria de limpeza e conservação, como lavo motos profissionalmente há quase sete anos, e nesse período já lavei mais de 3.500 motocicletas.

Acredito que consegui dar meu parecer sobre os itens abaixo sem parecer presunção. Pois esses relatos nada mais são que o resultado de minhas observações dessas lavagens.

Resolvi colocá-la como um novo tópico, porque quando revisei e respondi toda a matéria, acabei criando algo novo, e assim achei mais interessante que todos membros do Motonline possam saber de sua existência, e tirar um melhor proveito dela.

Abraços

Tasmotos

Matéria Original: Limpeza e Conservação

Matéria: Limpe sua motocicleta regularmente para mantê-la com boa aparência e proteger a pintura, componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.
Tasmotos: Limpeza é manutenção preventiva, é ação de conservação e principalmente proteção contra “impregnação de materiais” e “oxidação precoce”.

Matéria: Quando utilizadas em regiões litorâneas, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contato intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de umidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados para a imediata remoção pós-uso dos elementos agressivos ao meio ambiente contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.
Tasmotos: Concordo plenamente, é preciso ter em mente que o que detona os materiais não são os agentes que geram umidade, mas sim a falta de limpeza e conservação. Os pontos “sujos” com micro partículas agem como retentores de umidade propiciando assim o inicio da oxidação.

Matéria: Em caso de chuva ou contato com água pluvial das vias de cidades ou localidades litorâneas, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da motocicleta em “OFF-ROAD”, habitue-se a lavar a motocicleta e secá-la e aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam proteção.
Tasmotos: Continuando o raciocínio acima, se a moto esta molhada secá-la é um processo importante, mas também é automático e sempre ira acontecer: quando você seca após a lavagem, ao andar com ela, ao deixá-la ao sol, etc. Portanto volto a reforçar que o que inicia a oxidação não é somente a umidade, mas principalmente os pontos com “micro-sujeira” que acumulam umidade dando inicio ao processo de oxidação.

Matéria: Elimine o acúmulo de poeira, terra, barro, areia e pedriscos, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de freio e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.
Tasmotos: Perfeita essa afirmação, os discos e as pinças de freio, por exemplo, são uns dos locais que eu lavo com bastante ênfase. Inclusive o disco de freio no pré-acabamento eu limpo com pano umedecido com querosene e no acabamento eu passo o pano levemente umedecido de cera, e depois removo bem com um pano bem seco.

Matéria: O atrito de pedriscos e a areia da pista podem afetar a pintura das peças pintadas.
Tasmotos: Isso é obvio. Na realidade o maior inimigo das partes pintadas é a abrasão e a solução e encerar e eliminar os micro riscos.

Como lavar sua motocicleta:


ATENÇÃO

Matéria: Nunca lave sua motocicleta exposta ao sol e com o motor quente.
Tasmotos: Bom, vamos lá: Acho que ninguém consegue lavar a moto debaixo de um sol forte, pois alem dos problemas com os produtos é um incomodo muito grande fazer essa tarefa debaixo do sol. Quanto ao motor quente, esse é um ponto muito polemico. Sabe-se que o que pode prejudicar o motor é o “choque térmico”, e para se conseguir isso teríamos que pegar o motor fervendo e jogá-lo totalmente e rapidamente dentro d’água. Você pode lavar sua moto com o motor quente começando pelas rodas, molhando levemente as laterais do motor para que ele vá resfriando lentamente sem choque térmico.

Matéria: 1. Pulverize querosene ao motor, carburador, escapamento, rodas e cavalete lateral para remover resíduos de óleo e graxa. Incrustações de piche são removidas com querosene puro.
Tasmotos: Eu nunca pulverizo querosene ou óleo diesel na moto, isto porque a pulverização ira fazer esses produtos penetrarem em locais que você não vai conseguir remover depois. No caso das borrachas e plásticos esses produtos, em especial o óleo diesel, que contem enxofre, é muito prejudicial. Para remover graxa faça a mistura sabão liquido com querosene exaustivamente citado em outros tópicos. Coloque um banquinho do lado da moto e vá limpando com pinceis e escovas de diferentes texturas e formatos, com bastante atenção em todos os detalhes, procurando sempre aqueles locais de mais difícil acesso. O que se pretende nessa ação é buscar os locais que não são tão visíveis, mas devem ser bem limpos. Eu passo essa mistura com pincel em praticamente a moto toda, fazendo quantidades separadas de mistura, para locais com diferente tipo de sujeira.
Por exemplo: faço uma mistura para limpar corrente e transmissão. D depois com a caneca de mistura, e pinceis limpos, aplico uma nova mistura no guidão, punhos de luz, cabos atrás do farol, etc.


Matéria: 2. Enxágüe em seguida com bastante água.
Tasmotos: Com a mistura de sabão liquido com querosene não existe pressa para se enxaguar. E também não precisa enxaguar muito, porque vamos enxáguá-la novamente depois da próxima etapa.

Matéria: 3. Lave o tanque, assento, tampas laterais e pára-lamas com água e xampu neutro. Use um pano limpo e macio. Enxágüe e enxugue a motocicleta completamente com um pano limpo e macio.
Tasmotos: Depois que eu faço a etapa do pincel com a mistura, dou uma pequena enxaguada e a seguir lavo toda a moto novamente com água, xampu e esponja de espuma, nessa atividade, alem dos locais citados acima, procuro limpar toda a moto novamente, principalmente os locais de difícil acesso. Para enxugar eu uso o compressor aliado a um pano bem limpo, bato o ar nos locais de difícil acesso e vou passando o pano nos locais mais amplos.

Matéria: 4. Limpe o pára-brisa da carenagem com um pano macio ou esponja com bastante água. Seque com um pano macio. Remova pequenos riscos com cera de polimento para plásticos.
Tasmotos: Perfeito, é assim mesmo que faço.

ATENÇÃO

Matéria: Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:
- Cubos das rodas
- Saída do escapamento
- Sob o assento
- Interruptor de ignição
- Interruptores do guidão
- Corrente de transmissão
- Sob o tanque de combustível
- Painel de instrumentos
- Carburador
- Reservatório do fluído de freio
- Carenagem
Tasmotos: Não utilizo maquina de alta pressão tipo Wap, etc. Utilizo somente a mangueira com um redutor visando economizar água.
Mas aqui existe outro ponto muito polemico. Eu lavo detalhadamente todos os locais citados acima, e depois seco com ar comprimido.
Obs: A Motocicleta é um veiculo projetado para ser “molhada”, senão não poderíamos andar na chuva com ela. Outro raciocínio que tenho é o seguinte: Se a moto for dar algum problema quando entrar água em um determinado local (defeito de vedação ou borracha de vedação ressecada, etc.), então é melhor que esse problema ocorra quando estamos lavando em nossa casa, em nossa cidade, perto de nosso mecânico e demais recursos. Imaginem se esse problema acontecesse em uma viagem distante de recursos.


Nota

Matéria: - Não remova a poeira com um pano seco, pois a pintura será riscada.
Tasmotos: Perfeito um dos maiores inimigos da pintura são os famosos “flanelinhas”, ou seja, aqueles motociclistas que tem o habito de ficar passando flanela a seco na pintura.

Matéria:- Não use detergente que podem danificar a pintura por serem corrosivos.
Tasmotos: Aqui também existe outro ponto polemico. A pintura com verniz é basicamente resistente a quase tudo, seu maior inimigo são a abrasão e os riscos, produtos que det
onam metais como “detergentes”, “solupan”, “ativado”, etc. não prejudicam a pintura, esses produtos são prejudiciais às peças metálicas expostas (aço, ferro, alumínio, e ligas diversas). Outro mito: pode-se limpar a pintura a verniz com querosene que não tem problema.


Matéria: 5. Se necessário aplique cera protetora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protetora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes.
Tasmotos: Lembrando que existem vários tipos de cera, para limpar o verniz e remover riscos e “micro-sedimentos” usa-se cera que contem abrasivo. Após essa etapa, para proteger o verniz pode-se usar cera sem abrasivos que formam películas (filmes) protetoras sobre o verniz.

ATENÇÃO

Matéria: A aplicação de massas ou outros produtos para polimento danifica a pintura.
Tasmotos: Correto, as “massas” de polimento não devem ser utilizadas no dia a dia para a conservação da motocicleta. Mas se, por exemplo, você riscou profundamente algum local da pintura, você pode polir com massa esse local que o risco pode desaparecer. Lembrando sempre que essa ação necessita de orientações técnicas adequadas.

Matéria: 6. Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do acelerador, do afogador e da embreagem.
Tasmotos: Em todas lavagens eu lavo todo o sistema de transmissão secundário (coroa / corrente / pinhão) removendo toda a lubrificação antiga e aplicando nova lubrificação. Nos cabos em geral lubrifico só quando necessário. E Quando levo a moto no meu mecânico sempre peço para ele lubrificar os cabos.

Matéria:7. Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos.
Tasmotos: Essa pratica não é aconselhável, pois a água existente em pontos que não conseguimos enxugar completamente ira se evaporar, e penetrar mais ainda em locais que não deveriam se umedecer. Se você for sair logo após a lavagem, aqueça como normalmente se faz quando damos partida com o motor frio, e sai logo em seguida para que o vento seque a moto sem formar vapor e umidade. Se não for sair logo após a lavagem, deixe a umidade interna secar naturalmente sem a formação de vapores. (É por esse motivo, por exemplo, que em outro tópico que postei com dicas de conservação, eu aconselho a não colocar capas em motos com o motor quente).

CUIDADO

Matéria: A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.
Tasmotos: Exatamente, os freios umedecidos perdem bastante sua eficiência.
Atenção: Se os foram lavados com querosene puro ou óleo diesel puro, os mesmos estão sujeitos a perderem sua ação para sempre. Ocorre que tanto o querosene com o óleo diesel são oleosos ou gordurosos, e essa gordura ira impregnar os materiais das pastilhas ou das lonas que são porosos tornando-as lisas. O freio ira fazer um barulho estranho e ficara com pouca ação. Quando isso acontece ao se visualizar a pastilha ou a lona nota-se que elas ficar lisas e brilhantes, tanto que tem alguns mecânicos que falam que quando isso ocorre elas ficam “envidraçadas”.


Equipamentos para lavagem

Matéria: Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a motocicleta, observe os citados para a correta aplicação do equipamento. O jato direto e alta temperatura podem danificar componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprendimento de faixas e adesivos, graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos ou ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio.
Tasmotos: Correto, perfeito. Como meu objetivo na lavagem é conseguir o Maximo de qualidade, eu não utilizo nenhum tipo de maquina de lavar de alta pressão, lembrando que esses equipamentos são projetados para se obter produtividade, ou seja, rapidez no desenvolvimento da tarefa e não qualidade no trabalho. Quanto aos produtos químicos também concordo plenamente, mas vou citar nome o comercial de como são conhecidos os principais vilões: Solupan e Ativado.



=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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22 Fev 2009 05:38 #2 por Brasileiro
Respondido por Brasileiro no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Parabens!!!

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

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22 Fev 2009 08:50 #3 por EvTiNeLLi
Respondido por EvTiNeLLi no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Show de bola!


Brigadão pelas dicas e pelo trabalho em compartilhar! Vlw!

"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)

Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
___

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24 Fev 2009 05:07 #4 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Deu vontade de ir lavar a moto...

Mas ela está limpa!!!
Vou ter que sair para dar um "rolê" e esperar que suje.


Parabéns Tas!!! Muito bom.

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26 Fev 2009 08:59 #5 por TREXEIRO
Respondido por TREXEIRO no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Gostei muito também, a minha moto eu msm lavo e olha que vira um ritual de panos , escovas , cadarcos..., mais fica impecavel.

XT600Z 2Vg

Por maus caminhos... mas sempre com bons AMIGOS .







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26 Fev 2009 16:04 #6 por Danúbio
Já cancelei o programa de sábado a tarde.

XLR 125 2002 - Factor ED 2008/9

Itabaiana - Sergipe (longe de tudo)

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28 Fev 2009 12:21 #7 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Companheiro Tasmotos,então, o que colocar para conservar as borrachas,tipo do amortecedor dianteiro,dos cabos,e demais?


Abraços.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

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17 Jun 2009 13:57 #8 por tasmotos
Respondido por tasmotos no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Dentinho...


Desculpa a demora, mas me descuidei deste tópico...


Entre muitas coisas que aprendi nos foruns, esta o uso do lustra moveis.


Atualmente existem uns que são leitosos, um pouco viscosos, e secam rapido, e foram desenvolvidos exatamente para não deixarem acumular pó.


Aplique com pincel, remova o excesso e seque com pano.


O resultado final é bom e não gruda o pó.


Abraços,


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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19 Jun 2009 17:24 #9 por SERRAT
Respondido por SERRAT no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Tasmoto,

Algumas perguntas, tenta me ajudar.

1) Em conversa com os mecanicos da Yamaha, eles indicaram borrifar vaselina liquida em toda moto apois a lavagem e remover o excesso com um pano seco. Isso é correto? Eficiente? Quais os pros e contras?

2) O uso do WD, quando deve ser usado? Posso aplicar ele apois lavagem no motor, com uma borrifada de longe para espalhar bem. Principalmente aplicar nos parafusos, molas, descanço, etc?

3) Meu freio de lona ta fazendo zuada de freio velho, um assobio chato, parece freio a disco qnd está gasto, será que foi por causa da querosene, sempre lavei a moto com 60% querosene 30%agua 10% sabão neutro de prato? Moto tem 3 meses (4.000km rodados).

4) Ja cometi um grande erro, lavei a corrente com querosene + agua e tirei toda a graxa, como eu nao tenho compressor, deixei secar ao tempo, so que deixei tempo demais, mais de 5 hrs, quando eu voltei pra engraxar ja existiam bastante pontos de ferrugens, na verdade oxidação superficial, entao engraxei bem com graxa branca NSK e ficou muito boa. Entao a pergunta, quem nao tem compressor, como secar a moto, pode engraxar com a corrente molhada?

5) Como eu posso lubrificar os cabos? ou somente mecanico tem essas manhas?

6) Voce conhece algum produto pra limpar viseira, ela fica gordurosa e gosto de andar com ela fechada, bem limpa, eu uso produto de limpar parabrisas de carro, aquele azul que dilui dentro do tanque d'agua do esguincho do parabrisas, e aconselhavel pra limpar capacete? (capacete com tratamento anti-risco, Marca: LS2)

7) Sempre lavo minha moto com pressão, mas sempre eu quem lavo, uso bem longe quando molho o painel, banco, carburador, sistema de transmissao etc, e chego mais perto, aumentando a pressao qnd lavo o quadro da moto, embaixo do paralama traseiro, rodas de liga leve, etc. No caso do motor, coloco a meia distancia. Com esses cuidados posso lavar a moto sem futuros problemas?

e a pergunta mais importante,

COMO EU FAÇO PRA DEIXAR MEUS COLEGAS LONGE DA MOTO QUANDO ELA ESTA LAVADA, PARECE QUE É IMÃ, POIS TODOS DEIXAM A IMPRESSAO DIGITAL NA MOTO, SUJANDO ELA TODA NOVAMENTE.kkkkkkk

Abraços,

Retirado assinatura a pedido, tava gigantesca demais.

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20 Jun 2009 07:27 #10 por TREXEIRO
Respondido por TREXEIRO no tópico Limpeza e Conservação Comentado

SERRAT escreveu: Tasmoto,Algumas perguntas, tenta me ajudar.1) Em conversa com os mecanicos da Yamaha, eles indicaram borrifar vaselina liquida em toda moto apois a lavagem e remover o excesso com um pano seco. Isso é correto? Eficiente? Quais os pros e contras?2) O uso do WD, quando deve ser usado? Posso aplicar ele apois lavagem no motor, com uma borrifada de longe para espalhar bem. Principalmente aplicar nos parafusos, molas, descanço, etc? 3) Meu freio de lona ta fazendo zuada de freio velho, um assobio chato, parece freio a disco qnd está gasto, será que foi  por causa da querosene, sempre lavei a moto com 60% querosene 30%agua 10% sabão neutro de prato? Moto tem 3 meses (4.000km rodados).4) Ja cometi um grande erro, lavei a corrente com querosene + agua e tirei toda a graxa, como eu nao tenho compressor, deixei secar ao tempo, so que deixei tempo demais, mais de 5 hrs, quando eu voltei pra engraxar ja existiam bastante pontos de ferrugens, na verdade oxidação superficial, entao engraxei bem com graxa branca NSK e ficou muito boa. Entao a pergunta, quem nao tem compressor, como secar a moto, pode engraxar com a corrente molhada?5) Como eu posso lubrificar os cabos? ou somente mecanico tem essas manhas?6) Voce conhece algum produto pra limpar viseira, ela fica gordurosa e gosto de andar com ela fechada, bem limpa, eu uso produto de limpar parabrisas de carro, aquele azul que dilui dentro do tanque d'agua do esguincho do parabrisas, e aconselhavel pra limpar capacete? (capacete com tratamento anti-risco, Marca: LS2)7) Sempre lavo minha moto com pressão, mas sempre eu quem lavo, uso bem longe quando molho o painel, banco, carburador, sistema de transmissao etc, e chego mais perto, aumentando a pressao qnd lavo o quadro da moto, embaixo do paralama traseiro, rodas de liga leve, etc. No caso do motor, coloco a meia distancia. Com esses cuidados posso lavar a moto sem futuros problemas?e a pergunta mais importante,COMO EU FAÇO PRA DEIXAR MEUS COLEGAS LONGE DA MOTO QUANDO ELA ESTA LAVADA, PARECE QUE É IMÃ, POIS TODOS DEIXAM A IMPRESSAO DIGITAL NA MOTO, SUJANDO ELA TODA NOVAMENTE.kkkkkkkAbraços,


Atua pergunta nào foi para mim mas não aguento e tenho que dar o meu pitaco, ando de moto a 39 anos, e sempre cuidei delas eu mesmo, discordo de alguns pontos;
Vaselina Liquida nào recomendo vai segurar sujeira (pó) mesmo removendo o excesso e vai ficar uma meleca, use oleo aerosol se quiser eles costumam ser bem volateis e evaporam deixando a moto se ficar ressecada, Na corrente lave com querosene mesmo e em seguida com deteregente de lavar panelas mesmo , enchague bem, mas tem que ser o neutro, depois de seca ( da uma voltinha minima nela que a água sia toda)com um pincel oleo W140 que é muito mais aderente que o W 90, lubrifique a cada 250 KM rodados que tua relacão vai agradecer, ägua com pressão não é necessario lave ela com querosene usando um pincel e enxague bem , evite mandar água direto nos instrumentos e parte eletrica, na paret eletrica depois de lavada pode se quiser aplicar silicone em spray, so um puquinho e limpe o excesso, Lubrificar os cabos compre uma binaga de mostarda desata usadas em lanchonete que é bem baratinho e use o mesmo oleo 140 , solte o cabo do manete, mantenha ele virado para cima e jogue um pouco de oleo dentro da capa espere escorrer ate sair na outra ponta depois volte para o lugar qdo. estiver sem sair nada de oleo na ponta de baixo, Agora teus amigos de um ESPORRO neles e diga que moto não é poleiro e que se olha com os olhos sem usar as mãos, ja tava esquecendo nos plasticos laterais, paralamas,painel, punhos capas de cabos, pode aplicar lustra moveis e depois de seco passe uma flanela, este produto tem oleo de carnauba hidrata e não deixa ressecar, hoje tem alguns que não deixam acumular pó nos moveis, estes para esta finalidade são ideais na minha opinião, ja no tanque uma cerinha tradicional de leve para conservar a pintura e para não deixar marcas de polimento use algodão em movimentos retilineos, nunca circulares, eu não espero nem a cera secar e ja passo o algadão limpo, acho que em resumo é isso, eu adoro cuidar da minha moto, boa limpeza!

XT600Z 2Vg

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20 Jun 2009 16:13 #11 por tasmotos
Respondido por tasmotos no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Trexeiro:


Existem procedimentos que podem ser feitos de varias formas, mas pelo jeito estamos afinados no pensamento, muito bom cara...





Serrat:


O bom do forum é isso sempre tem alguem para ajudar...


Minha Resposta:


1 - Vaselina, tambem não gosto de usar pois acumula pó, e sua remoção total é quase impossivel quando borrifado. É importante ressaltar que não tenho nada contra vaselina. O que não concordamos é com esse uso e procedimento. Tenho uma matéria especifica sobre o assunto, veja no meu blog.


2 - Oleo W-D nada contra, mas aqui tambem vale a mesma regra acima, se colocar muito meleca, respinga em locais que ele não pode ir, etc. Tanto para o procedimento acima como para este gosto sempre de falar que a limpeza da moto deve ser "Clean".


3 - O lona de freio esta parecendo realmente que esta envidraçada, comum quando se usa oleo diesel puro. Mas com a mistura isso não vai acontecer. Muitas vezes dependendo de varios fatores, logo após a lavagem o freio apresenta esse problema. Mas isso não deve permenecer por muito tempo.


4 - Sim se voce lavar a corrente e demorar para lubrificar ela vai começar a oxidar rapidamente. Então se voce não tem compressor, basta depois da lavagem levantar a moto no cavalete centra, girar bastante a roda, que ja elimina bastante agua e a seguir seque com um pano seco. Importante ressaltar que mesmo com esse incoveniente a lavagem da corrente é primordial, sempre utilizei esse procedimento e minhas correntes duram entre 40.000 a 45.000 km. Veja tambem no meu blog o procedimento completo para corrente.


5 - Nesta tambem vou concordar com o Trexeiro, deixe isso para o mecanico. Todas a vezes que levo a moto no mecanico par fazer revisão peço para ele lubrificar os cabos. Ja viz em emergencia esse procedimento, mas não gosto de fazer, porque se a gente não tem habilidade do mecanico ficar soltando os cabos constantemente vai danificando todas as peças moveis que compõe o sistema.


6 - Como brinde para meus clientes eu dou um trato no capecete. Basicamente o serviço que faço é encerar o capacete todo, inclucive a viseira por dentro e por fora. Se o mesmo pegou chuva deixo ele um pouco no sol com a par aberta para cima e depois aplico uma leve borrifada desses desodorizadores de ambiente. Existem produtos especificos para a viseira, mas por questão de ética não costo de citar marcas. Basta voce procurar em lojas especializadas.


7 - Eu não uso maquina de alta pressão para lavar moto, utilizo uma mangueira com aqueles bicos redutores compridos, meto agua em todos os locais possiveis e não tenho medo de fazer isso porque depois eu seco ela bem com compressor. Veja no meu blog a matéria Mitos sobre lavagem e conservação de motocicleta.


Quanto a seus amigos, tambem assino o que o Treixeiro falou: manda eles para aquele lugar. Com o passar do tempo seus amigos vão perceber que voce é um motociclista nato, e como o tal tem paixão e ciumes pela motoca. E se eles não entenderem dai me desculpa, mas eles não são realmente seus amigos.


Abraços,


tasmotos

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SOROCABA-SP

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22 Jun 2009 11:46 #12 por Beto 73
Respondido por Beto 73 no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Já que estamos falando de limpeza da moto, outro dia um amigo me falou sobre um sistema de lubrificação de correntes chamado Scottoiler. Segundo o meu amigo o sistema é fantástico! Alguém aqui conhece? Já viu como funciona? Se tiverem alguma informação por favor me enviem, estou muito interessado.

Beto 73 Suzuki V-Strom

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22 Jun 2009 12:27 #13 por tasmotos
Respondido por tasmotos no tópico Limpeza e Conservação Comentado
Beto,


Sim eu conheço o sistema...


Quando montou-se a representação no Brasil, o Sr. Célio da Scottoiler me mediu algumas informações, e inclusive enviei minha matéria sobre Conservação de Correntes.


A partir dai tenho tido algum contado com o pessoal de la.


A sistema é muito bom, aprovei assim que vi que a lubrificação é feita com oleo, como sugerem as fabricas.


Outro fator que me chamou a aténção é alta tecnologia do produto.


Só não entrei em detalhes de preço.


Veja o site:


www.scottoiler.com.br


Abraços,


tasmotos

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22 Jun 2009 12:35 #14 por TREXEIRO
Respondido por TREXEIRO no tópico Limpeza e Conservação Comentado

Beto 73 escreveu: J� que estamos falando de limpeza da moto, outro dia um amigo me falou sobre um sistema de lubrifica��o de correntes chamado Scottoiler. Segundo o meu amigo o sistema � fant�stico! Algu�m aqui conhece? J� viu como funciona? Se tiverem alguma informa��o por favor me enviem, estou muito interessado.



Eu uso o LUBJET, é uma eletro valvula... tem uma garrafinha de oleo que se esconde em algum lugar da moto que vai ligada a um bico que fica em cima da corrente, o acionamento é por botão que se coloca no guidon acompanhado de um Led azul que indica a lubrificacão ativada, a cada 1 segundo o led aceso corresponde a 1 gota e oloe que sai, eu aciono ele a 40 Km/h. , minha moto não tem cavalete central e rodo muito em estradas então a cada 20 km rodados segura o botão por uns 15 segundos e leva mais 10 seg. para iniciar a liberacão do oleo, gostei muito do sistema ja uso a 2 anos, minha relacào dura em media 30.000 km, so lubrifico com pincel qdo. estou em casa, mas isto é raro, geralmente e pelo LUBJET.

XT600Z 2Vg

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22 Jun 2009 12:44 #15 por TREXEIRO
Respondido por TREXEIRO no tópico Limpeza e Conservação Comentado

tasmotos escreveu: Beto,


Sim eu conhe�o o sistema...


Quando montou-se a representa��o no Brasil, o Sr. C�lio da Scottoiler me mediu algumas informa��es, e inclusive enviei minha mat�ria sobre Conserva��o de Correntes.


A partir dai tenho tido algum contado com o pessoal de la.


A sistema � muito bom, aprovei assim que vi que a lubrifica��o � feita com oleo, como sugerem as fabricas.


Outro fator que me chamou a at�n��o � alta tecnologia do produto.


S� n�o entrei em detalhes de pre�o.


Veja o site:


www.scottoiler.com.br


Abra�os,


tasmotos


 


 



Achei o sistema a vacuo interessante, mas não entendi direito o funcionamento, ele funciona direto sem o comando do piloto? ou tem alguma comando? e qdo. a moto0estiver para da em um semaforo... nào entendi, fiquei curioso.


XT600Z 2Vg

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