Metodologia de sucesso na mecanica

26 Ago 2008 05:30 #1 por crocha1111
Amigos, trocando idéias com alguns companheiros de forum gostaria de abrir este tópico para conhecer e debater métodos e histórias de colegas que possuem oficina mecanica e tiveram sucesso. Talvez eles ensinem novas idéias, histórias e quem sabe aulas de como "ganhar dinheiro com graxa" .


Aguardo a todos e abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2008 10:10 #2 por spode
Respondido por spode no tópico Metodologia de sucesso na mecanica
meus 2 centavos:

tem um mecanico na minha cidade que ganha dinheiro consertando moto, mas vc nunca vai achar nada menor do que CB500 na oficina dele. E olha que a moto dele é uma CB450DX impecável. Fora isso, acho muito, mas muito difícil. Até os caras que são especializados em trilha/enduro/cross e mexem nas KTM, GasGas e as F da vida penam para ter uma vida confortável só da mecanica.

tentem ler isso: www.dansmc.com/yourshop.htm


-- spode

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2008 10:29 #3 por crocha1111
Bem eu conheço um caso um pouco diferente. Havia um mecanico de moto chamado totonho numa cidadezinha de minas, que começou com uma pequena loja consertando na rua. Totonho andava de chinelos e short e falava pouco. Ele tinha uma maneira de lidar com os clientes da seguinte forma: se o conserto era rapido como lampadas etc ele não cobrava e dizia "deixa isso para lá, voce é gente muito nossa uai". O cliente ia embora muito feliz e avisava a todo mundo que o "cara era bom messsmo" Passava um tempo o cliente voltava com um pneu vazio...ele enchia e dizia a mesma coisa.....Porem, um dia a moto chegava com um problema de carburador ou cabeçote ou corrente de comando, fiação etc....Ai vinha o detalhe; Totonho tinha o dom de decorar todos os serviços que ele havia feito de graça e somava todos eles de cabeça + o atual e dava o preço pro cara. Lógico que depois de tanta "gentileza" o cliente não iria deixar de fazer o serviço...Ele só se irritava com fiado!


Resumindo, ele resolveu abrir uma eletricidade de automoveis junto com as motos e hoje tem 2 predios construidos na cidade, um carro zero e dizem que tem um belo sitio...porem continua andando de chinelo, short e fusca.


Quando questionei ele sobre o fusca ele me respondeu:


" Se o povo me ver bem de vida e de carro novo não vai querer mais vir aqui "

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2008 10:34 #4 por crocha1111
Outra dele: ele comprava peças de motos por 10 e vendia por 30, porem a mão de obra com peça dele era a menor possivel e as vezes de graça pois ele dizia


" o povo não se importa de pagar pelas peças custe o que custar pois vão com a moto, agora detestam dar dinheiro pro mecanico.."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2008 10:39 #5 por crocha1111
Acredito que o segredo de ganhar dinheiro com mecanica é conhecer bem a cultura local da cidade em que voce vive.


- Hoje no Rio de Janeiro os lugares com o menor indice de inadiplencia são as comunidades carentes pois o pobre paga suas dividas.


- Oficinas luxuosas muitas vezes espantam os clientes...


- a confiança e honestidade transferida é tudo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2008 21:33 #6 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Metodologia de sucesso na mecanica
Belas dicas, essa vida não é facil precisa ter muito jogo de cintura, afinal estão mexendo em nossas meninas tem que ser com carinho, e com higiene, nada de mão suja por todo lado


Uma tendencia que percebi em minha cidade é que a maioria das oficinas de motos estão oferecendo peças pra reposição, a maioria das peças basicas, como freio, relação, oleo , filtro, juntas e outros os caras já tem na pronta entrega e pelo preço das lojas, estão agregando o comercio de peças junto com a manutenção.


E aumentou tambem o numero de oficinas nos bairros, já estão disputando com os butecos pra ver qual tem mais , boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2008 05:24 #7 por crocha1111
Pois é Sevla eu tambem acredito que um dos grandes segredos é a incorporação de estoques com mão de obra barata. Na verdade, vejo que as oficinas devem ser grandes moto ou autopeças com mão de obra incorporada. Estou inclusive vendo se encontro algumas distribuidoras de peças. O maior problema que estou encontrando é que muitas lojas estão comprando peças de distribuidoras "duvidosas" e ai não da pra competir.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2008 19:54 #8 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Metodologia de sucesso na mecanica
Crocha, em São paulo, na região da R: General Osório tem alguns atacadistas de peças,sei que muita oficina busca peças lá.

Quando for a São Paulo de uma pesquisada, que parece que o preço é bom pra revenda, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2008 20:12 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Metodologia de sucesso na mecanica
Engraçado, falando de mecânicos, onde eu levo minha moto, o cara agora está fazendo o motor de uma Kawa, mas já vi até uma 7 galo desmontada lá, tem de tudo que é moto na oficina, vem gente até de outras cidades pra deixar a moto com ele, e o mesmo tem tanto serviço que dispensa até troca de relação, de pastilha de freio , de óleo , esses serviços pequenos, não porque ele quer, mas é porque o cara tem serviço até o fim do ano e quando eu apareço com minha moto por lá ele até troce o nariz , pois vai ter que parar de trabalhar numa grandona pra trabalhar na minha, e eu encho o saco dele: Meu aqui só tem motão, vc não tem vergonha de mecher na minha não?
Mas ele sabe que é brincadeira.
O negócio é que o cara é bom e de confiança, muita gente faz questão de só levar as motos nele!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2008 05:27 #10 por crocha1111
Ele é careiro Moisés? Qual o segredo dele na sua opinião? Voce pagaria caro para ele pegar na sua moto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2008 05:31 #11 por crocha1111
Obrigado Sevla, se voce tiver algum telefone ou e-mail dos caras poste aqui por favor! abçs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2008 05:34 #12 por crocha1111
Um outro fato que vale a pena relatar nesse tópico:


Tenho um conhecido que começou como o rapaz do exemplo do moisés. Porem, ele "resolveu crescer mais" e começou a contratar mecanicos para ajudar ele na oficina. Resultado, começaram a fazer M e queimar o rapaz. Até de ladrão chamam ele hoje na cidade e eu sei que ele não é.


Tem uma frase famosa que diz : "Quando voce faz um serviço bem feito o cara sai e conta pra 2 mas quando voce erra ele conta para 100".


E depois que cai na boca do povo ..iiiiiiiiiiiiiiiiiii é brabo !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2008 05:37 #13 por crocha1111
Existe uma relação muito distante entre : "Um mecanico muito bom e careiro ................e um mechanico pé de porco barateiro" . O problema é saber Qual o percentual de preferencia do povo local ?????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos