Viagem à Serra do Rio do Rastro

16 Jul 2008 09:14 #16 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Joelho,

Creio que não recorda de mim, mas estive com o JDuarte ano passado aí no restaurante, quando ele veio fazer o tubo pra galera....
Achei muito legal seu relato e nesse último fim de semana fui conhecer a serra....
Fomos em 5 casais, eu de Yes com namorada e bagagem... bastante sofrido, sobretudo nas subidas, mas muito recompensador!

Assim que eu terminar a reforma, volto a visitar a serra de CB 400!


Abraços.

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2008 18:21 #17 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Que ano passado nada! foi nesse ano ainda, lá por fevereiro!

Ahh, estou aqui nesse tópico porque esotu pensando em ir lá pra serra do rio do rastro também, daqui 1 mês +-.

Irei com a poderosaII, bau45L, dois alfoges de 21L e garupa. por enquanto sem bolha :(

Joelho, na volta você veio direto da serra para curitiba, quanto tempo levou ao todo? (desculpe, mas no seu tópico não achei essa informação)

mndbm, faça um breve relato e ponha fotos também mr_fahrrad39669,9016666667

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2008 07:42 #18 por Joelho
Respondido por Joelho no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro

mr_fahrrad escreveu: Que ano passado nada! foi nesse ano ainda, lá por fevereiro!

Ahh, estou aqui nesse tópico porque esotu pensando em ir lá pra serra do rio do rastro também, daqui 1 mês +-.

Irei com a poderosaII, bau45L, dois alfoges de 21L e garupa. por enquanto sem bolha :(

Joelho, na volta você veio direto da serra para curitiba, quanto tempo levou ao todo? (desculpe, mas no seu tópico não achei essa informação)

mndbm, faça um breve relato e ponha fotos também


Ola...
belissima escolha de viagem. Vale a pena fazer o trajeto. Em relação a volta, saimos 07:00hs da manha de Gravatal e tocamos direto pra serra. Subimos devagar, parando e tirando as fotos. Depois de subir, decidimos voltar pela 101 mesmo, devido a condição da estrada ser melhor. Então, continuamos pela Serra Catarinense ate chegar em Floripa novamente. Logo depois paramos pra almoçar, tambem teve as parada pra abastecer e esticar as pernas. Acabamos chegando em casa quase 18 hs. A volta foi bem cansativa, pois estava muito quente, e como não abrimos mão das jaquetas, luva, etc a coisa fica esquenta mesmo. Agora, o que podemos fazer e marcar pra se encontrar, ai te dou todos os detalhes que queira saber e tambem conheco a poderosa II.

Um abraço

YBR K 2004

Bros ESD 2006

XTZ Lander 2007

GS500 2008

Burgman 400 08/08

Joelho

Curitiba-Pr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2008 18:40 #19 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Obrigado pela correção Mr_Fahrrad...rsrsrs

Bom, tenho uma dificuldade para postar as fotos, se alguem puder ajudar, agradeço.

Segue um (nada) breve relato.

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2008 19:10 #20 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Há algum tempo, eu vinha pensando em fazer este trajeto, atiçado ainda mais pelas histórias que meu pai me contava dessa serra. Convidei alguns amigos e de pronto todos aceitaram... googlemaps na mão e bora montar o trajeto. Paradas a cada 120/150 km, custos com combustível, programação de horários, etc e tal... Descobrimos que haveria um encontro de motos em Lages no fim de semana de 12 e 13 de Julho. Estava arrumado o pretexto para corrermos com os preparativos e não adiarmos o projeto.

Grupo de viagem: 5 casais, 1 twister, 1 XT 225, 2 Fazer e 1 valente, fiel e linda Yes 125 rsrsrs. Baú 33l cheio, barraca em cima, mala de tanque cheia, piloto e garupa. Com certeza ela estava mais carregada que devia, passando inclusive o limite de carga.

Saída programada para ás 06:30 do sábado, mas quando o relógio marcava 08:00 não estávamos nem perto do Contorno Sul. Depois que todos abasteceram as motocas, BR-101 - Joinville. Descida muito gostosa da serra - pelo menos para mim - depois de algumas reclamações dos amigos que se recusavam a me acompanhar e criticavam minhas curvas ousadas - abusando ao máximo do contra-esterço, terminou a sequencia de curvas e logo á frente pararíamos.

"Primeira Parada". Hora de abastecer os pilotos e garupas. Depois de muita insistência com as garupas e meia hora de pit stop, tive que bancar o chato: "Pessoal, demoramos muito para sair, as paradas terão de ser rápidas, 10 minutos e estrada denovo!".

Confraternizamos com alguns simpáticos viajantes quadrúpedes e conhecemos alguns integrantes do Dinossauros MC de Tijucas do Sul. Partimos com recomendações de cuidado com o trecho ainda em duplicação da 101, atenção com a chuva que supostamente nos apanharia kms á frente (graças a Deus apenas um leve spray, quase imperceptível) e muita sorte!

Resolvemos fazer as paradas a cada 150km tirando na estrada o atraso da saída. Afinal, ninguem conhecia boa parte do trajeto, queríamos conhecer a serra e rodar a menor quilometragem possível à noite.

Segunda parada: São José, região metropolitana de Florianópolis, bastante perto do meio dia, começaram as primeiras reclamações de calor, cansaço, perguntas de 'falta muito?', ' fica longe assim?', 'que horas vamos almoçar?', 'a pior parte já passou?', 'que horas a gente vai chegar?'... que acompanhariam os pilotos até nossa volta a Curitiba. Após um lanche rápido, motos abastecidas, algumas blusas e cachecóis a menos... estrada!

Trechos em duplicação. Aqui começam os martírios de se pilotar uma 125 carregada, se obrigando acompanhar o comboio de 250.... como 7 cv e muitos quilos fazem diferença! O trecho é predominantemente retas e estrada plana. Muito cuidados com os desvios, ora para a direita, ora para esquerda, degrau, areia, transito local... bom pra quebrar a monotonia das retas. Depois de perder algumas ultrapassagens e andar um pouco longe do comboio, voltamos a nos reunir. Logo á frente, Tubarão. Hora de almoçar. Nada de escolher muito (pretendíamos não sair da BR e não encontramos muita opção) até porque, perto das 14h, tudo que vier vem bem....

Quarenta minutos depois... ESTRADA! Aqui começa outra diversão: da PM catarinense, estrada simples, curvas bem desenhadas, pavimento bem conservado, alguns carros lentos e RADARES! Contei três de Tubarão até Lauro Muller (pé da serra), certeza que esse grande número era em virtude do encontro em Lages. Muita esportiva na estrada e movimento intenso na serra. Abastecemos com uma gasolina absurdamente horrível em São Ludgero, mas isso não vem ao caso, não agora.
A visão da serra ao longe já nos dá a certeza que não haverão arrependimentos. O sol partindo para seu descanso por volta de 16 horas contribui para deixar a paisagem mais linda... como se precisasse!
Arquivo Anexo:
Arquivo Anexo:

Você entra na serra como que sem querer... Apreciando a paisagem á sua volta, vê-se dentro de uma curva mais fechada que o normal, um leve aclive e.... outro 'cotovelo'. É, meu amigo... você já está na Serra do Rio do Rastro, acostume-se, vai ser assim até o fim! Pra quem gosta de curvas, e não tem medo de encontrar-se com o chão, é um prato cheio. Muitas paradas para fotos, ou simplesmente para dar-se conta de como é maravilhoso o lugar onde vivemos, principalmente para nós que durante alguns momentos "somos a serra do rastro" sobre duas rodas.
Arquivo Anexo:
Arquivo Anexo:

Quando termina a serra, chegamos a um planalto com direito a mirante e tudo! Acha que depois das curvas acabou a graça? Pelo contrário, a vista lá de cima é impar, vale cada minuto sentado no banco, cada litro de gasolina e cada dor nova que começa a se apresentar.
Arquivo Anexo:

Encontramos um mirante 'alternativo' que nos rendeu fotos exclusivas e um desmantelamento do comboio. XT, Twister e uma Fazer foram no mirante padrão, eu e outra Fazer paramos nesse "mirante pirata". Muitas fotos depois, devidamente agradecido a Deus pela oportunidade única, andamos ao máximo, para alcançar os outros 3. Eles achando que tinham ficado para trás, faziam o mesmo...
Arquivo Anexo:


Cai a noite, o frio é aterrorizante, as placas não confortam muito: "Cuidado Gelo na Pista". As recomendações não são em vão, nos locais de sombra o gelo não derrete, todo cuidado é pouco. Noite escura, muito frio, estrada desconhecida, sequencia de boas curvas em declive, pouca sinalização (pra não dizer nenhuma) e comboio separado. A péssima gasolina agora se torna protagonista, tiro o máximo possível nas descidas e nas curvas que consigo visualizar a trajetória, quando vêm uma subida - mínima que seja - perco toda a potência, reduzo, giro a mão, nada. Terceira marcha, pouco progresso. Segunda, viro a mão com toda esperançaa do mundo, o desejo de chegar fica quase incontrolável. Nenhum sinal de civilização. O frio começa a trazer uma dorzinha de cabeça, alimentada pela fome, um pouco de nervosismo e alguma dor no corpo.

Pequena parada em um posto da polícia rodoviária, reforço no aquecimento do corpo, biscoitos pra enganar, um remédio pra esquecer da dor. Mais alguns quilometros e já é possível ver as luzes da cidade, até que enfim... No primeiro posto da cidade, nossos amigos nos esperando; finalmente o grupo está refeito.

Odômetro marcando 670 km rodados, chegamos a Lages. Devoramos asfalto! Nenhum de nós havia rodado tanto em apenas um dia. Barracas armadas, colchões inflados, curtimos um pouco o evento (o quanto dava em função de alguns participantes desagradáveis e o quanto o corpo nos permitia àquela altura do dia) e um bom e merecido sono!

O cansaço da ida não havia saído do corpo, culpa dos estouros de escapamento, gritaria, globo da morte e demais arruaças durante TODA a madrugada, tudo isso regado a frio, muito frio!

Diferentemente do amigo Joelho, voltamos pela BR-116, até porque já estávamos em Lages e esse ser
ia o caminho mais rápido para chegarmos em Curitiba. Pista simples durante todo trajeto, alguns locais com a conservação comprometida, sendo inclusive recapeada, nada de mais... Sol nos acompanhando até Curitiba, tempo agradável, movimento um pouco maior apenas depois das 15 horas.

Em Santa Cecília, mais gasolina ruim. Mais sofrimento, pouca potência, dificuldade para ultrapassar, subidas tornavam-se intermináveis e muita raiva! Quatrocentos quilômetros depois de Lages, chegamos a Curitiba. Cansados, um pouco sujos, mas felizes...

Viajar de moto pequena não é fácil, alguns dizem inclusive que é perigoso. Mas ninguém ousa dizer que não é bom...

Um brinde aos amigos.
Saúde, paz e muitas estradas a todos nós!
Arquivo Anexo:
mndbm39671,9394097222

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 07:01 #21 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro


Muito bom seu relato!! Pelo jeito passando de florianopolis todas as gasolinas são uma porcaria, hein.. bom saber!...

Eu pensei num trajeto assim também, voltar ou ir pela 116, só que é pista simples, né... foi muito ruim? recomenda a ida ou volta por ela?


OBS: eu to me planejando pra não ter que viajar uns 600km direto num dia só, pensando em passar a noite em algumas cidades 'no meio do caminho'...
mr_fahrrad39672,4186342593

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 07:19 #22 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Bom... no interior (inclusive de SC) os postos não inspiram muita confiança, e a gasolina confirma a suspeita. O preço não é absurdamente maior que na capital, mas a qualidade é bem questionável, opções tambem são poucas.
Voltando de dia, não vejo porque não voltar pela 116. É pista simples, mas o asfalto não é ruim. Com a Poderosa II, você vai ter motor pra ultrapassagens seguras, então não há motivos para se preocupar.


Escolhemos fazer o maior trajeto na ida, e subir a serra, assim subiríamos lento curtindo a serra e pro domingo o trajeto seria menor...Se você tiver disponibilidade de tempo, não vai fazer muita diferença. Por qualquer trajeto você vai curtir muito a viagem, a vista é muito bonita.

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 12:46 #23 por Joelho
Respondido por Joelho no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Opa...
Parabens pela viagem e pelo relato. Fazer este trajeto e meio puxado mesmo, mas vale a pena. Agora, eu e a esposa estamos pensando pra onde vamos este ano. Talvez façamos uma viagem um pouco mais longa, mas não decidimos o roteiro ainda. Mas o importante e cair na estrada e curtir o passeio.

Um abraço a todos.

YBR K 2004

Bros ESD 2006

XTZ Lander 2007

GS500 2008

Burgman 400 08/08

Joelho

Curitiba-Pr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 18:34 #24 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Joelho,
Já pensou em Aparados da Serra? Gramado e Canela? Serra Gaúcha? Torres (praia)?

Bom... opção é que não falta!

Abraço!

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 19:18 #25 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Se vim pra Torres (praia) tem parceria MR_Fahrrad...

Daqui de casa dá umas 2 hora e meia até 3...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 07:23 #26 por Joelho
Respondido por Joelho no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro

mndbm escreveu: Joelho,
Já pensou em Aparados da Serra? Gramado e Canela? Serra Gaúcha? Torres (praia)?

Bom... opção é que não falta!

Abraço!


Pois é...
Minha esposa esta querendo conhecer Gramado. Realmente é uma boa. Torres tambem e uma opção. Vamos ver, ate porque nossa viagem so vai sair em dezembro, então da pra planejar bem.

Um abraço

YBR K 2004

Bros ESD 2006

XTZ Lander 2007

GS500 2008

Burgman 400 08/08

Joelho

Curitiba-Pr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 08:52 #27 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
Gramado e Canela seria mais legal no inverno... mas os preços também sobem nos meses frios

De qualquer forma, a visita é válida qualquer época do ano.

[]´s

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 09:10 #28 por Joelho
Respondido por Joelho no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
O duro e encarar esta estrada no inverno de moto. Não tem roupa suficiente que livre do frio. Não sei se vc notou, mas quando a gente sobe a serra, a diferenca de temperatura e brutal.

YBR K 2004

Bros ESD 2006

XTZ Lander 2007

GS500 2008

Burgman 400 08/08

Joelho

Curitiba-Pr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 11:07 #29 por mndbm
Respondido por mndbm no tópico Viagem à Serra do Rio do Rastro
A diferença é realmente grande... Sobretudo porque chegamos ao topo da Serra no entardecer e ainda rodamos à noite...

Talvez usando uma segunda pele, "alguns" moletons, duas calças e uma boa jaqueta de couro/cordura, deve dar pra encarar... A vantagem do inverno é que a chance de você viajar sob chuva é menor... frio eu agasalho e encaro numa boa, mas chuva é brabo (imagina como eu estou feliz hoje...rsrsrs)

Jean - Curitiba/PR

ex: CG 125/1988

atual: CB 400/1983; EN125 YES/2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.256 segundos