Tenho uma dúvida em relação ao amaciamento do motor,
peguei uma CB3 ah um mês, está com 800Km agora ando só na
cidade não pego estrada, na maioria das vezes em baixa
velocidade 80Km no máximo (mão de fada), como manda o
Manual, o fato de sempre andar em baixas velocidades pode
influenciar na esperteza da moto no futuro ou seja ela pode
ficar mais Broxa? se sim isso é cientificamente comprovado
? rsss
melhor coisa é se vc puder dar uma viajada com a motoca tipo pegar a BR e andar em rotação média digo tipo uma 5 marcha e uns 80 km pra ñ forçar rotações altas no motor
se vc começar a forçar como o motor ainda esta amaciando os anéis ñ estão bem no formato exato do cilindo vc pode acabar enfraquecendo o material dando excesso de rotação pq é muito fogo q o pistão e o anel irão receber com isso o anel meio q destempera por isso o melhor é andar na BR em rotação mediana como ja le espliquei
eu tenho uma Twister 2007 modelo 2008 meu pai tem uma 500 Four 1973 e naquela época da 500 a folga do motores era bem menor q hoje em dia hoje em dia ja de fabrica as motos vem com o motor mais solto e tenho uma RD135 q to fazendo aos poucos e meu irmão tem uma CG 125ES e a gente tem uma 125 KS só pra esmirilhar tipo aquela moto q vc ñ ta nem ai se vai redizi como o giro muito alto ou ñ kkkkkkk
eu sempre duvidei mesmo da regra de amaciar no pau! senão a maquina fica "broxa" só fiz esse tópico pra confirmar a tese hehehe, alias sou filho de mecânico e meu Pai Nunca defendeu a ideia de amaciamento cortando giro,
Vou segui o conselho do Kaverna e pegar uns trechos de estradas pra esticar um poukinho, sem esguelar a criança.
Kaverna que bela coleção vcs tem ai hein... uma pena meu Pai não ter deixado eu virar mecânico ahuahuahuahua, mais sinto que um dia ainda jogo tudo pro alto e monto uma mecânica, ta no sangue não tem jeito. rsss
eu sou mecânico e deis dos 6 anos de idade vejo meu pai mexendo com motores sou afissurado nisso hasdhshdhsad e mexo com carro e moto meu pai tem essa 500 a 27 anos na mão dele fora os carros q a gente tem temos uma santa matilde, uma puma GTB S2 ambas 1979 temos uma ford F100 1961 e um Ford landau 1980 preto e alcool de fabrica e um Buggy gaiola muito loco pra anda no verão ahsdhasdh
Quem quiser ter noções tecnicamente corretas a respeito de como amaciar uma motocicleta, aqui no próprio Motonline abra em TÉCNICA, no alto desta página, onde encontrará um artigo do Tite.
O amaciamento deve ser conforme especificado pelo fabricante.
Mas lembre-se, nunca utilize a moto em velocidade constante por longo período.
Procure sempre oscilar as rotações do motor para um perfeito ajustamento das partes móveis internas do mesmo aos diversos regimes de rotação.
Procure também evitar rotações muito baixas, que também forçam o motor, bem como, os excessos sobre a rotação máxima recomendada em cada fase do amaciamento.
Pelo menos assim seguindo, sua consciência não pesará se acaso surgir algum ruido anormal ou anomalia mecânica.