Com a i.e. é necessário giro mais alto?

28 Out 2009 23:27 #1 por fabianofranco
Hello people! Tô "troglodita" hoje, rs!


No manual da Twister diz que o gerador que carrega a bateria está a "plena carga" apenas a partir de 5000 rpm, ou seja, abaixo disso a carga que ele manda para a bateria é cada vez menor.


Certo. Se a bateria acabar em uma moto carburada o que nós fazemos? É só dar o conhecidíssimo "tranco" e ir embora e preocupar-se com isso depois, mas e nas motos injetadas? Como fica isso?


Eu tenho o costume de tentar andar sempre com o giro a partir dos 5000 rpm, claro que não é sempre que dá, mas quando a oportunidade aparece eu não penso duas vezes. Lá vou eu "dar uma carga na batéra"... rs!


Como fica essa questão nas motos injetadas? Ou a preocupação é à toa?


Bem, à toa é mesmo, afinal a minha moto é uma Tutu... :D
fabianofranco40115,0611921296

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30 Out 2009 07:36 #2 por Lourenço
Relaxa pq o fato de não mandar todo o potencial de carga abaixo dos 5.000rpm, a bateria esta sempre recebendo carga. Só apresenta problema se a bateria não estiver mais carregando, ai não tem jeito, só uma nova.
Minha moto vai fazer tres anos de uso diario e com 83.000km rodados, a bateria ainda é a original.

Lourenço_São Paulo-Maringa

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30 Out 2009 12:35 #3 por cbbeudo
Já a minha antiga CG-150 não durou nada a bateria original.

tive que trocá-la com 1 ano de uso...

Ainda acho que bateria é uma brincadeira de sorte...

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04 Nov 2009 18:33 #4 por Kaverna
bateria da Twister dura muito o q é bom é ñ deixar muito tempo a xave ligada atoa para ficar com o farol ligado a ñ ser as mais antigas q tem a xavinha para desligar a luz mas andando com a moto a bateria ta sempre carregando nem esquente a cabeça hehehehe

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05 Nov 2009 08:26 #5 por cbbeudo
Acho que isso faz falta!!!

Uma chave para desligar o farol das motos novas...

=]

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05 Nov 2009 10:05 #6 por Fabiobiker
Certeza. Na hora da partida é fundamental estar com o farol desligado pra reduzir o impacto que ela recebe. Tive uma Tornado por mais de 3 anos...nunca tive que trocar a bateria, isso depende muito da forma que o dono usa a bateria. Cheguei ficar mais de um mes sem ligar a moto, quando fui ligar, girou o motor umas 10 vezes, mas nada de bateria arriada, cuidados com bateria: 1-Ligar moto com farol desligado 2-Desligar farol sempre que possivel, evitar ficar em marcha lenta com farol ligado 3-Não ficar com farol ligado e motor desligado 4-Quando a motoca for ficar por longo tempo desligada, desconectar o polo negativo da bateria. FEito isso, sua bateria durará muito.
Abraços.
Fabio.

Quando se perde dinheiro, nada se perde

Quando se perde saude, algo se perde.

Quando se perde o Caráter, ai tudo se perdeu.

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05 Nov 2009 11:40 #7 por fabianofranco
Verdade, em relação à partida eu sempre desligo o farol para ligar a moto e não deixo farol ligado com a moto desligada.


O interruptor do farol é importante. É cada economia porca...

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05 Nov 2009 11:48 #8 por Fabiobiker
Na Kasinski que tive (RX 125) ela tinha uma lampada pequena de 10W acho, uma lanterna que ao virar a chave acendia, nem usava farol de dia porque aquela lampada ja chamava atenção e gambé não embassava, isso poupava muito o espelho do farol e é claro, a bateria... pena que não se ve mais isso nas motos, literalmente economia porca, eliminar até o interruptor, bobeira, dar partida com farol aceso mata a bateria mesmo, e me mata também porque sou detalhista em tudo, a carga na partida é muito grande.
Abraços.
Fabio.

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05 Nov 2009 18:13 #9 por Kaverna
o Fabiobiker e o fabiano tem razão apesar q as motos q ñ tem a chave para apagar a luz ao apertar o botão ela corta o farol da moto podem fazer um teste se vcs estiverem andando com a moto com a marxa engatada e sem apertar a embreagem tentem apertar o interruptor da partida q vcs vão ver q o farol apaga e podem apertar sem medo pq o motor de partida ñ engrena se vc estiver andando e apertar o botão da partida lógico q ñ pode apertar a embreagem


mas seria muito melhor se tive-se o interruptor para desligar a luz seria muito melhor economia besta mesmo q fizeram

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06 Nov 2009 09:37 #10 por cbbeudo
As vezes você quer deixar a moto ligada, mas sem o farol ligado...

Ae facilita...

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06 Nov 2009 17:14 #11 por fabianofranco
Justamente e um bom exemplo é na hora da lubrificação da relação.


Eu lubrifico quase todos os dias. Coloco no descanso central, ligo a moto, engato a primeira e deixo a roda girando enquanto eu lubrifico a corrente.


Se não desse para desligar o farol a bateriazinha ia só esvaziando... rs!

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18 Nov 2009 15:15 #12 por cbbeudo
Fabiano,


Mas nesse caso, mesmo com a lenta, não chegaria a descarregar completamente a bateria nao!!!


Só se você demorar muito para lubrificar...


=]


Mas ainda voto para ter um botão de liga/desliga do farol...

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