No manual da Twister diz que o gerador que carrega a bateria está a "plena carga" apenas a partir de 5000 rpm, ou seja, abaixo disso a carga que ele manda para a bateria é cada vez menor.
Certo. Se a bateria acabar em uma moto carburada o que nós fazemos? É só dar o conhecidíssimo "tranco" e ir embora e preocupar-se com isso depois, mas e nas motos injetadas? Como fica isso?
Eu tenho o costume de tentar andar sempre com o giro a partir dos 5000 rpm, claro que não é sempre que dá, mas quando a oportunidade aparece eu não penso duas vezes. Lá vou eu "dar uma carga na batéra"... rs!
Como fica essa questão nas motos injetadas? Ou a preocupação é à toa?
Bem, à toa é mesmo, afinal a minha moto é uma Tutu...
fabianofranco40115,0611921296
Relaxa pq o fato de não mandar todo o potencial de carga abaixo dos 5.000rpm, a bateria esta sempre recebendo carga. Só apresenta problema se a bateria não estiver mais carregando, ai não tem jeito, só uma nova.
Minha moto vai fazer tres anos de uso diario e com 83.000km rodados, a bateria ainda é a original.
bateria da Twister dura muito o q é bom é ñ deixar muito tempo a xave ligada atoa para ficar com o farol ligado a ñ ser as mais antigas q tem a xavinha para desligar a luz mas andando com a moto a bateria ta sempre carregando nem esquente a cabeça hehehehe
Certeza. Na hora da partida é fundamental estar com o farol desligado pra reduzir o impacto que ela recebe. Tive uma Tornado por mais de 3 anos...nunca tive que trocar a bateria, isso depende muito da forma que o dono usa a bateria. Cheguei ficar mais de um mes sem ligar a moto, quando fui ligar, girou o motor umas 10 vezes, mas nada de bateria arriada, cuidados com bateria: 1-Ligar moto com farol desligado 2-Desligar farol sempre que possivel, evitar ficar em marcha lenta com farol ligado 3-Não ficar com farol ligado e motor desligado 4-Quando a motoca for ficar por longo tempo desligada, desconectar o polo negativo da bateria. FEito isso, sua bateria durará muito.
Abraços.
Fabio.
Na Kasinski que tive (RX 125) ela tinha uma lampada pequena de 10W acho, uma lanterna que ao virar a chave acendia, nem usava farol de dia porque aquela lampada ja chamava atenção e gambé não embassava, isso poupava muito o espelho do farol e é claro, a bateria... pena que não se ve mais isso nas motos, literalmente economia porca, eliminar até o interruptor, bobeira, dar partida com farol aceso mata a bateria mesmo, e me mata também porque sou detalhista em tudo, a carga na partida é muito grande.
Abraços.
Fabio.
o Fabiobiker e o fabiano tem razão apesar q as motos q ñ tem a chave para apagar a luz ao apertar o botão ela corta o farol da moto podem fazer um teste se vcs estiverem andando com a moto com a marxa engatada e sem apertar a embreagem tentem apertar o interruptor da partida q vcs vão ver q o farol apaga e podem apertar sem medo pq o motor de partida ñ engrena se vc estiver andando e apertar o botão da partida lógico q ñ pode apertar a embreagem
mas seria muito melhor se tive-se o interruptor para desligar a luz seria muito melhor economia besta mesmo q fizeram