Ajudem um Piloto Novato

16 Maio 2009 16:09 #1 por dinopc
Pessoal,

Twister 2008 Amarela.

Proxima: Ninja 250 Preta.

Sonho: Hornet Preta.

Para andar sobre 2 rodas tem que ter coragem e inteligência.

*********************************************

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2009 16:39 #2 por Alencar Racing
Respondido por Alencar Racing no tópico Ajudem um Piloto Novato
Amigo dinopc nesse caso de sair de primeira requer uma certa pratica que com certeza você vai adquirir tenha peserverancia e prudencia para com isso, Não será impossivel subir esses assesos quando tiver mais pratíca, o pé dói por que você ainda não está habituado a essa posição quando estiver não mais sentira dores, tenha prudência na hora de freiar sua tutu principalmente o dianteiro por ser a disco e não ser abs por abusar na freada você pode travar a roda e até cair. Não tenha pressa ira perder a insegurança com o passar do tempo só um conselho(nunca ache que é o melhor piloto do mundo tenha sempre prudencia acima de tudo)quanto aos motoboys amigo varia de pessoas para pessoas as reações uns acham que são de ferro e melhores pilotos do mundo, outros querem apenas fazer suas corridas e ganhar o sustento de suas famílias. Os motoristas dos carros não posso opinar como eles procedem por que nunca tive experiência com carros acho que dirigi um em 2002 Rsrsrsrsrs Espero ter ajudado amigo aproveite bem sua twister é uma exclente moto!!!!!!!

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Che Guevara

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2009 16:49 #3 por rodrigoalves10
Respondido por rodrigoalves10 no tópico Ajudem um Piloto Novato

dinopc escreveu:
Bom ai vai.


1) Porque sair da primeira é tão difícil? Principalmente sem dar um tranco ou morra a moto te deixando morto de vergonha.


2) Subir pequenos ladeiras de acesso a estacionamento por exemplo ou qualquer ladeira partindo da posição parada é impossível mesmo?


2) O pé direito, o que fica no freio, dói em cima de tanto ficar na mesma posição?


3) Falando em freio, algum dia vou conseguir frear usando a medida certa entre freio dianteiro e freio traseiro? Sem sair derrapando parecendo que estou a 100km/h quando estou a 30 por exemplo.


4) Com a experiência de vocês, que eu já constatei lendo todos os posts de todos os tópico, com quanto tempo mais ou menos perdemos aquela sensação de "Ok, que Jesus me ajude e vamos lá." quando estamos colocando o capacete de frente à moto?


5) Quando eu era apenas motorista de 4 rodas e não pensava em ter uma moto eu quase nunca via um motociclista, só quando ele buzinava colado do meu lado. Só hoje eu buzinei colado em uns 3 carros. Será que algum dia os motoristas de carros, principalmente taxistas e de ônibus vão olhar no retrovisor e procurar uma moto também alem de carros?


6) Motoboys, em geral, são mestres na arte de pilotar ou são malucos sem família e medo da morte?


Bom pra o primeiro dia de motociclistas foram essas dúvidas que me surgiram em cima da minha twister.


Então ajudem um piloto novato!


Dino Porto
Salvador - BA

começar de tras para frente. kda um tem uma cabeça e então cada motoboy pensa de um modo então não queira ir pela a cabeça deles ou tentar fazer igual a eles e cada um tem o seu tempo para tudo.


e de perder o medo é a ultima coisa que deve pensar em perder, pq quando perde tem grande tendencia a se achar e ai ferrou o perigo aumenta e muito. tenho so 2 anos de experiencia e tenho medo até hj. o medo faz vc pensar um monte de vezes e lembra que vc esta no meio de transporte que é quase sempre o lado fraco das coisas. me desculpe se falei algo que te deixou com algum receio.


e o resto so com o tempo, sair em 1 primeira, dor no pé, sair em ladeira e assim vai com km de rodagem.

sundown faliu?? não quero saber

CG 150 titan MIX "alcoolatra"/ sundown WEB



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2009 17:07 #4 por cearense
Respondido por cearense no tópico Ajudem um Piloto Novato
Cara, no começo tente fazer todos os pequenos deslocamentos de moto mesmo, cada vez que vc sobe e desce da moto aprende mais que rodando varios kms numa reta. Mesmo q a locadora fique a 1 quadra da sua casa va de moto. Vc vai se acostumar com a arrancada, dosagem certa de liberar a embreagem e acelerar.


Quanto aos motoboys, relaxe, muitos fazem a má fama da categoria, mas muitos pilotam de forma prudente.


O importante é nao perder o medo, o resto é adaptação!

Ex XTZ 125

Fazer 250 08/08 - VENDIDA!!!

Qual será a próxima???



Macaé - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2009 18:21 #5 por Marvila
Respondido por Marvila no tópico Ajudem um Piloto Novato
Dino, parabéns pela bela máquina. Procure pilotar bastante no domingo pela manhã nas ruas onde mora. Treine bastante sair e parar, reduzir a velocidade nos cruzamentos. É assim que irá pegar prática sem correr muito risco. Além do que será uma ótima terapia.
- ao ligar a moto mantenha a embreagem pressionada (mesmo estando no neutro). "Esquente" por 1 min (ou mais, ser for pela manhã). Assim, estará lubrificando todas as engrenagens internas. Depois verá que ao engatar a 1a. marcha não dará tranco.
- com a prática irá subir com tranquilidade as ladeiras. É questão de domínio da "meia-embreagem" ou não ter deixado a moto dar uma "esquentadinha" ao ligar.
- quanto ao pé...bom, procure usar um calçado apropriado para pilotar que não irá doer mais (dê preferência a botas).
- muito cuidado com o freio dianteiro. Se frear com o guidão virado é "capote" certo. Use mais ele em retas para evitar derrapagem da roda traseira.
- o mêdo estará sempre nos acompanhando...e isto é bom.
- não ande colado em veículos. Pouquíssimos motoristas conseguem ver uma moto no retrovisor. Lembre-se da direção defensiva. Manter distância de carros é uma medida de segurança para nós.
- considero motoboys (a maioria) ases sobre duas rodas. Há alguns que se arriscam mais (têm lá seus motivos). Quem anda fazendo estripulia no trânsito são garotões desocupados. Gente que não teme pela vida.

CG150 Titan 06/06

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2009 19:21 #6 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Ajudem um Piloto Novato
Bem vindo Dino e sempre que surgir qualquer dúvida é só perguntar que muitos responderão.


Bem vindo ao maravilhoso mundo das duas rodas, agora que você foi infectado pelo vírus das motos esquece, você só vai piorar mais a cada dia(Ainda bem).


Quanto as suas dúvidas, primeiro parabéns por não ter medo de dividi-las, ninguém nasce sabendo e nem aprende a andar de moto na moto escola como vc mesmo pôde comprovar.


As dicas todas foram de grande valia e aqui vai mais algumas.


1° Ao ligar a moto deixe-a em neutro e aperte a embreagem algumas vezes, 10-15 vezes para lubrificar e soltar as engrenagens da moto, ela vai engatar a 1° muito mais fácil sem tranco, e para sair solte a embreagem gradualmente até o momento que a moto começar a andar, treine fim de semana na sua rua para conseguir sair nas sinaleiras sem deixar a moto morrer e não correr o risco de tomar uma entrada por trás(Sem perverter minha colocação por favor ), treine bastante para sentir onde é o ponto da embreagem em que a moto começa a andar e vc pode soltar ela sem a moto morrer.


2° ladeiras com a moto parada é mais complicado no início mesmo, mas depois que vc estivr saindo nas retas automaticamente, vc vai ver que nas ladeiras é só controlar a embreagem também, acelerar um pouco mais pra ter força e controle, com o tempo vc pega esse controle.


3° relaxe na moto, não fique muito duro preocupado demais com a posição do seu pé, o freio traseiro da Tw é tambor, ele é menos sensível que o disco, pise no pedal do freio traseiro de forma gradual, não pise de uma vez, todas as motos tem tendência de escorregar a traseira se o freio for pisado forte pois a massa (peso) da moto se desloca para frente deixando a traseira leve e fazendo com que ela derrape, por isso é bom equilibrar o frei dianteiro e traseiro, e o freio dianteiro mesma forma, gradual, com o tempo vc também vai achar o equilíbrio entre os dois, para pequenas reduções pode usar o freio traseiro só para diminuir a velocidade, agora para parar mesmo use os dois freios modulando o da frente com o de trás.


4° Nunca perca essa sensação, que Jesus sempre esteja com você, por mais seguro que você esteja se sentindo uma ajuda extra não faz mal.


5° Muito cuidado com os carros, você mesmo já constatou que muitas vezes não vemos motos nos retrovisores dos carros pois elas ficam no ponto cego, e muitos motoristas não sabem o que é um retrovisor, luzes de direção, educação.... Então se faça ser visto, buzine, nunca esqueça de acender o farol e sempre pilote defensivamente observando o trânsito a sua frente, prevendo o que os outros irão fazer, olhe para as rodas dos carros pois elas indicam que o motorista irá virar e pode te fechar, mas não fique olhando para elas o tempo todo, atenção em tudo a sua volta.


6° Como foi dito existem motoboys e motoboys, alguns tem tbela a cumprir por isso andam rápido, outros precisam sustentar a família por isso andam rápido, outros não estão nem aí.


E mais algumas dicas


Pilote sempre equipado, mesmo no calor é melhor se proteger com uma jaqueta e uma calça além do capacete é claro.


Não fique olhando para baixo vendo onde está sua roda, sempre olhe para onde vc está indo, por exemplo em uma curva não fique olhando a curva em si e sim a saída da curva sua cabeça irá traçar sua rota e vc a fará sem problemas, nós vamos para onde estamos olhando então se ficar olhando para o meio fio, ou o fim da pista ao lado vc vai para lá mesmo, olhe para a entrada da curva e depois que entrar nela já veja o final dela nunca para baixo pois vc pode perder o quilibrio e sair da curva, com o tempo vc vai conseguir olhar a curva o raio dela e fazê-la de melhor forma, e além do mais olhando para onde vc vai vc consegue ver defeitos e buracos antes deles "surgirem" em sua frente e assim pode desviar com segurança.


Abraços e qualquer dúvida é só perguntar.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 09:13 #7 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Ajudem um Piloto Novato
o dominio da maquina vira com o tempo e com paciencia.
a questao do transito, pilote sempre defensivamente, com muita atençao e dentro de uma velocidade que lhe traga segurança, nem muito devagar e nem muito rapido.
a maioria dos acidentes é causado por imprudencia, entao prudencia sempre é bem vindo.

seja bem vindo ao mundo das duas rodas.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 11:02 #8 por fernando_sds
Respondido por fernando_sds no tópico Ajudem um Piloto Novato
uma dica simples e útil que aprendi com um amigo:

quando você pensar "acho que dá pra passar..."

nao tente passar.... esse "acho que dá" causa muitos arrependimentos ok...

rsssssss

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 12:41 #9 por Orna
Respondido por Orna no tópico Ajudem um Piloto Novato
Vai com calma e atenção, moto não é perigoso.

Ronaldo Carvalho

Shadow750cc Intruder250cc Lead110cc(da patroa)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 13:33 #10 por Alencar Racing
Respondido por Alencar Racing no tópico Ajudem um Piloto Novato
Só com o tempo verás que pegou a pratíca e todas as suas dúvidas sumiram, mais o melhor mesmo e ter muitaaaaaaaaaaaaaaaaa paciencia aliada a prudência pilote sempre equipado e dentro de seus limites numa velocidade que lhe permita ter uma reação de segurança em situação de perigo, em alta velocidade por melhor piloto que seja muitas vezes não há tempo para ações nem reações.

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Che Guevara

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 19:00 #11 por dinopc
Respondido por dinopc no tópico Ajudem um Piloto Novato
Boa noite pessoal,

Twister 2008 Amarela.

Proxima: Ninja 250 Preta.

Sonho: Hornet Preta.

Para andar sobre 2 rodas tem que ter coragem e inteligência.

*********************************************

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Maio 2009 21:01 #12 por flacegape
Respondido por flacegape no tópico Ajudem um Piloto Novato
Amigo DinoPC,


Parabéns por sua iniciativa, vou mostrar algumas coisas que você pode fazer com sua Tutu:


1 - Pode lavar sua moto uma vez por semana sem problema, ninguem merece uma moto suja, lave com vontade, pois ela foi feita para se lavada, igual a cachorro de madame.


2- Pense desta forma: você não tem cinto de segurança, não tem air bag, não tem roupa de competição, ou seja, nada que seja sua proteção de sua pele, então amigo, use um bom capacete sim, use uma jaqueta bem acolchoada, não precisa ser muito cara, mas é bom ter enchimento para não pegar sua pele.


Use uma calça jeans, se for trabalhar, use uma calça social, de preferência mais grossa.


Além destes, eu particularmente uso luvas de pelica, são maleaveis e são resistentes, muito bom para conforto. Mesmo usando no calor de Goiânia, como saio muito cedo para o trabalho e volto no final do dia, não paço frio.


Amigo, tenho que ser realista, quando to andando na rua sem elas, me sinto sem cinto de segurança, já me acostumei.


Ande bastante com sua moto, faça um roteiro turistico e vá passear no final de semana. Não corra de jeito nenhum e não tente ver quanto sua moto pode dar, pois eu tenho certeza que anda e você também sabe.


Não esqueça que você tem que amaciar sua moto, até pelo menos 5.000 Km nada de estrepolias, verá que esta vai te levar longe.





Mais uma vez, parabéns e leve em consideração nossas brincadeiras e seja bem vindo ao clube.


Abraços.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2009 05:35 #13 por LULUCO
Respondido por LULUCO no tópico Ajudem um Piloto Novato
Dinopc,

Passei por todas estas situações embaraçosas quando peguei minha primeira moto, uma Twister. Todos os comentários de nossos amigos Twisteiros devem ser lidos e relidos uma vez por dia.

Que atire a primeira trava de disco quem nunca cometeu uma besteira pilotando uma moto! Então ler dicas sobre segurança e pilotagem defensiva nunca são de mais.

Evite mostrar que você é "o melhor, o mais rápido, o mais tudo", então não se sinta humilhado porque uma Biz, Drafa ou CGC passou em sua frente.

Filmei meus primeiros dias de moto pela Av. 23 de Maio em São Paulo, para quem mora em SP sabe o que estou escrevendo. Coisas que eu fazia em cima de uma moto nos primeiros meses não faço mais. Exemplo: corredor a 70 km por hora. A qualidade do vídeo não ficou boa, esqueci de ajustar o foco da CAM. Caso precise de um suporte para CAM seguro e profissional para Twister, me avise, que posto um novo tópico sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=iJW7xAYjlcM

Segue também uma ótima dica de nosso amigo Edu, como escolher um capacete;

http://www.youtube.com/watch?v=AAXialDLA_g

Todo o cuidado é pouco, seja com carros, pedestres, com os próprios motociclistas em sua frente e atrás de você e principalmente com sigo mesmo.

Abraços e boa curtição com sua moto.

LULUCO

Guarulhos / SP

Twitter @lucianolcosta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2009 07:42 #14 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Ajudem um Piloto Novato
Isso aí Dinopc

Continue com seu treinamento, e siga as dicas de todos, quanto aos equipamentos de proteção use-os sempre, como já disse muitos colegas mesmo que seja para ir na padaria da esquina, além de uma boa jaqueta de couro ou cordura com proteção nos ombros e cotovelos que estão ali pois são funcionais sim, procure uma com certificado CE, e de preferencia impermeável, elas são mais caras mesmo mas em caso de chuva protegem carteira, documentos celular... e também convêm adiquirir uma capa de chuva para enfrentar os temporais.
Então quando for para o trabalho não esqueça, Capacete, uma calça Jeans ou social grossa, jaqueta e luvas, as mãos são muito importantes, em uma queda elas serão afetadas e se estiverem protegidas já é um grande avanço para uma recuperação mais rápida.
E quanto a lavar a moto, água nela, limpe os cantos, curta a moto, descubra cada fresta dela quando a estiver lavando, você vai descobrir muita coisa nela nessas horas e não se esqueça de depois de lavar a moto quando ela estiver seca lubrificar a corrente para que a relação dure mais e faça menos barulho. Abraços e muitos kms para você.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.148 segundos