Bah galera nunka usei o reserva da minha TW, como ele funciona?? Se eu ficar sem gasolina no meio do caminho posso girar a torneirinha no reserva q ainda terei um poko de gasolina??
é seguinte...quando o último ponteiro do indicador da gasolina ficar piscando sem parar, é sinal que tá quase indo pra reserva...tipow vc tá andando normal, dae a moto começa a dar umas engasgadas e pow, vc acaba indo pro chão...ahahahahahh...isso porque, se vc não passar rapidamente pra reserva, o motor morre e tranca a roda traseira...eu levei sorte uma vez, numa subida de um morrinho a moto começou a engasgar, ae eu puxei a embreagem pra baixar marcha e dae ela morreu...sorte a minha...
mas tipow, quando vc notar q o último risco da gasolina ficar piscando, já puxa o registro pra cima pra não passar apuro mais tarde...quando chega na reserva, vc ainda tem 2,5 litros pra gastar...isso é bastante...
Child of Sin escreveu: é seguinte...quando o último ponteiro do indicador da gasolina ficar piscando sem parar, é sinal que tá quase indo pra reserva...tipow vc tá andando normal, dae a moto começa a dar umas engasgadas e pow, vc acaba indo pro chão...ahahahahahh...isso porque, se vc não passar rapidamente pra reserva, o motor morre e tranca a roda traseira...eu levei sorte uma vez, numa subida de um morrinho a moto começou a engasgar, ae eu puxei a embreagem pra baixar marcha e dae ela morreu...sorte a minha...
mas tipow, quando vc notar q o último risco da gasolina ficar piscando, já puxa o registro pra cima pra não passar apuro mais tarde...quando chega na reserva, vc ainda tem 2,5 litros pra gastar...isso é bastante...
ah tipow, se vc tiver andando com o cabo enrolado, na hora que a moto começar a engasgar, vc deve rapidamente botar pra reserva...se vc não fizer isso, não vai ter gasolina pro carburador puxar e assim o motor morre, causando o travamento da roda traseira...a não ser q vc puxar a embreagem rapidamente...dae num dá nada...
E depois de colocar a moto em reserva, é se mandar para o posto mais próximo... legal também é dar uma diminuida no giro, para reduzir o consumo, durante o trecho "reserva"-posto
q isso gente, isso acontece msm / mesmo estando em 5a marcha ????? mui estranho.... o peso da moto nao consegue manter todo o sistema de transmissao/caixa rodando somente perdendo velocidade... muiiiii estranho....
Boa dica esta, pois nem imaginava esta situaçao !!!! Se um dia passar por este apuros de faltar combustivel, ser rapido na reserva ou ate mesmo na embreagem ......
Child of Sin,
Como assim trava a roda traseira?
Já tive strada, twister e agora uma cb. Com qualquer uma das três motos era comum cair pra reserva e nunca tive esse problema de a roda travar! Simplesmente era como se eu tivesse tirado a mão do acelerador e a moto ai parando como se tivesse usando 'freio motor'. Acredito que acionar a embreagem quando a moto começa á engasgar seja a pior opção ai que o motor morre de vez! Comigo quando moto começa a engasgar eu simplesmente continuo com o acelerador acionado e viro a torneira do tanque, e pronto!!
DEVAGAR NA CURVA QUE DE MOTOCA O PARA-CHOQUES É A SUA CARA!
Mesma situação comigo, com diversas motos diferentes, xt600, falcon, dt180, xt225, etc...nunca trava, apenas apaga e o freio motor vai parando a moto, geralmente da tempo para virar a torneirinha na boa...
humm...sério??
mas vcs tem certeza q, por exemplo, se eu desligar a moto com ela a uns 60 km/h e não puxar a embreagem, ela num vai travar a roda??
pois no caso do freio motor com ela ligada, a marcha-lenta continua mandando gasosa pro carbura, fazendo o motor funcionar...se não tiver gasosa, o motor não trava naum??
na minha situação, eu tava em 3ª e subindo um morrinho...a moto começou a engasgar e como achei q ela tava pedindo marcha, puxei a embreagem e dae ela morreu...quando fui ligar, num pegava nem a pau...só depois q puxei a reserva...
Ai teve uma inércia muito maior, era morro acima, se fosse na descida ou retão de asfalto embalado não trava, é como partir no tranco, em primeira e segunda até poderia arrastar a roda, mas não em terceira e acima...
"pois no caso do freio motor com ela ligada, a marcha-lenta continua mandando gasosa pro carbura, fazendo o motor funcionar... "
É simples, faz um teste! Desliga o botão de ignição quando estiver pilotando a moto... o combustível vai continuar indo para o motor mas não vai queimar... ai você vai saber se trava ou não a roda! Acho muito difícil travar!!
Mas no caso de dar um tranco no motor, ai sim eu acho que trava! Tipo assim: A gasosa acaba e você aciona a embreagem, dae o motor morre, em seguida você solta a embreagem e dá um tranco no motor. Ai sim a roda trava, isso se estiver engatada nas primeiras marchas, mas difícilmente vai travar de 4ª pra cima...
DEVAGAR NA CURVA QUE DE MOTOCA O PARA-CHOQUES É A SUA CARA!
A única que travava das que eu tive era a Tènèrè. Para pegar no tranco tinha que colocar em quarta, num morrão e ainda tinha que ficar em pé e cair sentado no banco ao mesmo tempo que soltava a embreagem. Tipo Cirque du Soleil mesmo !!!
Isto porquê em três batidas de pedal você já se tocava que não ia ligar no pedal mesmo !!!
Gente, vocês já tentaram movimentar a moto sem funcioná-la? é a mesma coisa que tentar pegar ela no tranco: quanto mais alta a marcha mais fácil de pegar (menor esforço da transmissão para virar o motor). Se o motor apagar por falta de cobustível, como no caso do nosso companheiro, não apertem o manete de embreagem, pois se estiverem em marchas baixas e pouca velocidade, a roda trava sim, (mas naum o motor) já se estiverem em marchas altas 4,5 ou 6 é só deixar ela ir andado devagarzinho e virar o registro rapidamente.
Para facilitar a manobra treinem o movimento várias vezes com a moto parada e depois em movimento.
Ame a sua moto, trate-a com respeito: assim essa relação resistirá a todas dificuldades.